Obra do compositor baiano Elomar é revisitada pela cantora Titane no TUSP

Teatro da Universidade de São Paulo - 13/05/2019

Em curta temporada, o show Titane canta Elomar – Na estrada das areias de ouro aposta no formato acústico e remete à sofisticação das formações camerísticas quanto à simplicidade de um recital de música popular.

Por Sandra Lima /  Foto: Luiza Palhares

O Teatro da USP recebe a cantora Titane com o show de lançamento Titane canta Elomar – Na Estrada Das Areias De Ouro, seu trabalho dedicado à obra do compositor baiano Elomar, em curta temporada, de 30 de maio a 2 de junho, quinta a sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas.

Em formato acústico, o show remete tanto à sofisticação das formações camerísticas quanto à simplicidade de um recital de música popular. A cantora será acompanhada dos músicos mineiros Hudson Lacerda (violão), Aloizio Horta (contrabaixo) e André Siqueira (viola de 14 cordas e bouzouki), com participação especial de Toninho Ferragutti na abertura da temporada de apresentações.

A cantora mineira, com 30 anos de carreira, decidiu encarar o repertório de um único compositor – o baiano Elomar – cuja obra é focada em personagens inquietos, sempre em busca de um sentido para a vida. O show conta com todas as músicas do CD e outras duas do repertório de Elomar, além de trechos da obra de Miguel de Cervantes que falam da força feminina e dialogam com o repertório do músico.

O CD Titane canta Elomar – na estrada das areias de ouro é o sexto álbum da carreira da cantora, com direção musical de Kristoff Silva e participações de Toninho Ferragutti e Pereira da Viola.

Sobre a cantora

Titane é intérprete por excelência e faz parte da geração que renovou a MPB a partir dos anos 80. Seu trabalho tem repercussão internacional. Utilizando canções de domínio público, anônimos, compositores clássicos ou emergentes da música brasileira, a cantora lança mão de diferentes culturas musicais para criar, com segurança e personalidade, seu universo musical. Tem seis discos lançados, incluindo o dedicado ao repertório de Elomar.

Sobre Elomar

Compositor, violonista e cantor, Elomar Figueira Melo nasceu na cidade baiana de Vitória da Conquista e aprendeu a tocar viola ainda garoto. Gravou seu primeiro compacto em 1968, um disco independente com as faixas autorais O Violeiro e Canção da Catingueira.

Boa parte de seus  textos musicais são escritos em linguagem dialetal sertaneza (sic); título de linguagem atribuída por ele mesmo. Com sua forma autêntica de tocar o violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, Elomar se tornou uma grande referência na música brasileira. Sua proposta poética revela e faz alusões permanentes a valores artísticos fundados nas tradições européias, sobretudo, as medievais e ibéricas, assim como ao universo judaico e cristão.

Surgem assim em seus poemas cavaleiros, nobres intrépidos, donzelas, princesas, menestréis, castelos, corcéis e valores como honra, coragem e amor. Para narrar esse imenso universo, ele utiliza formas clássicas da cultura erudita como o romance, épicos, autos e antífonas. No entanto, todo esse mundo é filtrado e recriado pelo imaginário sertanejo nordestino. A cultura oral e popular, assim, se impõe para contar as histórias da gente do sertão.

Show “Titane canta Elomar – na estrada das areias de ouro”

Onde Centro Universitário Maria Antonia – Sala Multiuso

Rua Maria Antonia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 30 de maio a 2 de junho | quinta a sábado, 21 horas, e domingo às 20 horas