Cometa com órbita de 50 mil anos poderá ser visto em observação astronômica gratuita do Parque CienTec da USP

Comunicação - PRCEU - 03/02/2023

Evento acontece no período noturno, com estacionamento dentro do Parque, além de equipamentos e monitoria para os visitantes

Por Tiago Cesquim
07/02/2023 9h10

No dia 10 de fevereiro, sexta-feira, o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP promove mais uma edição da Observação Astronômica, evento noturno realizado mensalmente. Sem necessidade de inscrição prévia, a entrada no local será permitida para pedestres e veículos das 17h às 18h.

Esta sessão terá um visitante especial no espaço, o cometa C/2022 E3 ZTF, que possui um período orbital de 50 mil anos. O astro atingiu seu periélio (ponto mais próximo do sol) no dia 12 de janeiro, e em fevereiro estará em seu ponto mais próximo da Terra, a “apenas” 42 milhões de quilômetros.

Observação astronômica no Parque CienTec: desenho ilustrativo do sistema solar com linhas representando as órbitas dos planetas e do cometa C 2022 C3 Ztf Orbit

O cometa C 2022 C3 Ztf possui órbita longa e foi descoberto recentemente. Sua aproximação da Terra acontecerá novamente apenas daqui a 50 mil anos. Imagem: Forth Image UK

Muito mais brilhante nesse período, a expectativa é que o cometa possa ser visto a olho nu. No entanto, o evento oferece telescópios e lunetas profissionais, e monitoria para os visitantes aproveitarem em detalhes o momento. No dia, o cometa passará a 1,5 graus de Marte, permitindo a observação conjunta dos astros. Além disso, a aproximação física da Lua, Júpiter e Vênus também poderá ser observada a olho nu durante o pôr do sol, no momento em que o céu começa a escurecer.

Imagem do telescópio Zeiss dentro da cúpula do observatório astronômico no Parque CienTec

Este telescópio Zeiss, do Parque CienTec, iniciou suas operações em 1921. Foi uma das melhores e mais modernas ferramentas de estudo astronômico que São Paulo possuiu por muitos anos.

“A astronomia é uma das ciências mais antigas e sempre auxiliou os seres humanos a desenvolverem suas atividades. Moduladas pelos movimentos dos astros, nos orientamos sobre contar o tempo, momentos de plantar e colher, perceber a enormidade do cosmo e nosso papel (e tamanho) nesse cenário”, reflete Suzana Ursi, diretora do Parque CienTec. “A observação possibilita uma aproximação divertida dessa ciência tão relevante”, completa.

A diretora conta que a atividade sempre foi uma das mais queridas do Parque. “No período pós-pandemia pudemos retoma-lá e percebemos que segue sendo um grande atrativo, sempre com sessões lotadas de interessados. As famílias com crianças são o público mais frequente, mas todos estão convidados”, explica Ursi.

Além de disponibilizar os equipamentos profissionais para revezamento do público, o CienTec oferece orientação e explicações de monitores. Também é possível trazer instrumentos próprios para poder aproveitar ainda mais o local.

A atividade de extensão universitária já possui agenda para o mês de março. No dia 4 de março, também com entrada entre 17 e 18 horas, os visitantes poderão observar a conjunção planetária em Júpiter e Vênus.

Atenção para as nuvens! Em caso de céu encoberto, os monitores irão promover uma sessão do Planetário e um passeio pelo roteiro histórico do local, incluindo a centenária Luneta Zeiss. O Parque não possui alimentos e bebidas para venda, mas há espaços disponíveis para lanches e piqueniques.

Parque CienTec

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que promove ações de difusão científica em diversas áreas, como astronomia, meteorologia, educação e ecologia.

O espaço apresenta uma rica mescla de patrimônio histórico e natural e recebe, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, escolas para visitas monitoradas com agendamento prévio, visitantes avulsos e pesquisadores.

Aos sábados, também das 9 às 16 horas, são promovidas diversas atividades, com programação variável que inclui sessões do planetário, trilhas na Mata Atlântica, experimentos nas áreas de física, geofísica, solos e microbiologia, entre outras.

Todas as atividades são gratuitas.

Band – Bora Brasil – Último dia para ver o cometa verde – Parque CienTec da USP

Hoje é o último dia para ver o cometa verde no Parque Cientec USP. Confira a reportagem do jornal Bora Brasil, da Band.

Para mais informações acesse: cultura.usp.br/noticia/observacao-astronomica-cientec-cometa/

A entrada é gratuita, das 17 às 18 horas, e você também pode levar o seu equipamento.

Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP
Avenida Miguel Stefno, 4200 – Água Funda – São Paulo

#cometaverde #cometa #astronomia #ObservaçãoAstronômica #USP #sãopaulo

Publicado por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária USP – PRCEU em Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Reportagem Band TV – Jornal Bora Brasil – 10 de fevereiro de 2023.

Observação Astronômica

Onde | Parque de CienTec da USP
Avenida Miguel Stefno, 4200 – Água Funda – São Paulo – SP
Quando | 10 de fevereiro e 4 de março, às 18h (entrada das 17h às 18h)