• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra

Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra

Comunicação - PRCEU - 27/10/2022

Johannes Krause participa de palestra e mesa-redonda na USP no próximo dia 8 de novembro

A USP recebe, no próximo dia 8 de novembro, o doutor em genética pela Universidade de Leipzig (Alemanha), Johannes Krause, que dirige o Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva e está lançando o livro “A jornada dos nossos genes” em parceria com o jornalista Thomas Krauppe. Krause é membro da equipe de Svante Pääbo, ganhador do Prêmio Nobel deste ano, e colabora com a construção do primeiro laboratório de arqueogenética do Brasil em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. 

Johannes Krause

Johannes Krause

Na ocasião, Krause fará a palestra Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra. Em seguida, haverá uma mesa-redonda com a participação do próprio cientista e também de Kathrin Nägele (Max Planck Institute), André Strauss (MAE) e Tábita Hünemeier (Instituto de Biociências da USP). A mediação será da jornalista Ana Bottallo, da Folha de S. Paulo.

O cientista comenta que na palestra abordará a história humana nos últimos 100 mil anos, com base nas evidências do DNA extraído de ossos antigos, com destaque para os estudos de 2010 nos quais se publicou a primeira versão do genoma completo Neandertal, confirmando que essa espécie extinta hibridizou com humanos modernos. 

O evento faz parte da série USP Lectures, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) que tem como objetivo trazer cientistas internacionais para conversas mais próximas da comunidade e ampliar o acesso às discussões científicas mais atuais. 

Mesa Redonda Johannes Krause

No sentido horário: André Strauss, Tábita Hünemeier, Kathrin Nägele e Ana Bottallo

A apresentação acontece às 9h30, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes receberão atestado de presença. Toda a programação será em inglês, sem tradução simultânea. Também haverá transmissão online pelo endereço: https://youtu.be/0kXCDqsmB9M

Nesta edição do USP Lectures a PRPI tem a parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e do MAE. 

Serviço:

Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra, com Dr. Johannes Krause

Quando | 8 de novembro, terça-feira, das 9h30 às 11h30
Onde | Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária)
Transmissão online | https://youtu.be/0kXCDqsmB9M
Quanto | gratuito, sem necessidade de inscrição prévia
Evento realizado em inglês, sem tradução simultânea

Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra
  • 8/nov/2022 até 8/nov/2022
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.