• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Programação do TUSP explora questões  fundamentais da democracia brasileira

Programação do TUSP explora questões fundamentais da democracia brasileira

Comunicação - PRCEU - 17/03/2023

São 3 espetáculos, um encontro com agentes da cultura nacional, debates e aulas abertas sobre o teatro universitário além da estreia do programa semanal Rádio TUSP que será veiculado na Rádio USP 

 

Em março, o Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp) inicia uma programação especial para responder ao momento histórico de restauração de políticas culturais mais consistentes, depois do período predatório da arte e da cultura, nos últimos quatro anos. 

Na sala do Tusp da rua Maria Antônia estreia, em 16 de março, a mostra Teatro Pós-Trauma, reunindo até junho três espetáculos que têm em comum o tratamento de questões cruciais da democracia brasileira.

No mesmo espaço, a partir do dia 20 de março, acontece a Roda de Memória do Futuro, um encontro de criadores, produtores e estudiosos do teatro brasileiro contemporâneo, para avaliar as políticas dos últimos 20 anos e prospectar possibilidades futuras, projetando parâmetros e perspectivas para o teatro nos próximos anos.

No campus da Cidade Universitária, no Tusp Butantã, ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março, o encontro Pensar/Fazer Teatro Universitário, reunindo especialistas, estudantes de graduação e pós-graduação em artes cênicas e grupos de teatro amadores da USP para discutir o teatro estudantil contemporâneo.

E para ecoar toda essa programação, e inaugurar um novo canal de comunicação do Tusp com a sociedade, estreia no sábado, dia 18 de março, o programa Rádio Tusp, que será transmitido semanalmente pela rádio USP.

 

Teatro Pós-Trauma

Entre março e junho de 2023 ocorre no Tusp da rua Maria Antônia a mostra Teatro Pós-Trauma. São três espetáculos, gerados em diferentes âmbitos da Universidade, e que, por distintas miradas, enfrentam a crise da democracia no Brasil e o horror dos últimos anos de ameaças ao estado de direito.

oresteia-br é um espetáculo da Prezada Companhia de Teatro, integrada por ex-alunos da Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, curso técnico que formou várias gerações de atores brasileiros excepcionais.

Com direção de José Fernando Azevedo, o espetáculo é uma leitura radical da trilogia trágica de Ésquilo, incorporando também a tragédia de Eurípides Ifigênia em Áulis. O Brasil e as tensões estruturais de um país racista e violento surgem em cena e são crítica e poeticamente dissecados. Assim como a obra de Ésquilo marcou o encontro da Grécia do século V a.C. com a democracia, a montagem escrutina os caminhos e as dificuldades para um país fraturado purgar seus demônios e curar-se da praga autoritária.

Um Memorial para Antígona é o terceiro trabalho do comitê escondido e dá prosseguimento na pesquisa do grupo na lida com documentos em cena. Com direção de Vicente Antunes Ramos, o espetáculo foi gestado no curso de graduação do departamento de Artes Cênicas da ECA. A peça parte da tragédia de Sófocles para examinar em detalhes as atas do Congresso brasileiro relativas à lei de anistia que, promulgada em 1979, conciliou o retorno dos exilados com o perdão aos torturadores. Os discursos dos deputados e senadores dos dois partidos operantes à época, ARENA e MDB, são pontuados pelas falas das duas filhas de Édipo, Antígona e Ismene, que refletem as consequências funestas do apagamento dos crimes da Ditadura.

Verdade é uma peça escrita e encenada por Alexandre Dal Farra a partir de seu doutorado no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da USP. Na tese, Dal Farra revê o ciclo de prosperidade do teatro brasileiro nas décadas de 2000 e 2010 e apresenta uma primeira versão de Verdade, figuração imaginária dos pensamentos e ações dos generais do Estado Maior brasileiro. Particularmente projeta a psique do general Heleno, tanto como comandante da missão de paz da ONU no Haiti como enquanto peça influente no último governo. Com o grupo Tablado de Arruar, Dal Farra perscruta na encenação, com desassombro, os detritos e destroços do lixo autoritário brasileiro. A ascendência dos militares sobre a vida brasileira é, afinal, evocada e exorcizada com humor e sagacidade.

 

Programação

16 de março a 9 de abril

oresteia-br | Prezada Companhia de Teatro | direção José Fernando Azevedo

Quintas, sextas e sábados às 19 horas e domingos às 17 horas

Ingressos – https://www.instagram.com/prezadaciadeteatroR$ 40 (inteira) + R$ 20 (meia)

 

20 de abril a 14 de maio

Um Memorial para Antígona | comitê escondido | direção Vicente Antunes Ramos

Quinta a sábado, às 20 horas e domingos às 17 horas, seguido de debate
Lotação 98 lugares
Ingressos – informações – http://www.usp.br/tusp/


25 de maio a 18 de junho

Verdade | Tablado de Arruar | direção Alexandre dal Farra

 

Roda de Memória do Futuro

No momento em que ocorre a transição de um governo autoritário e predador da cultura e da arte para um governo democrático e progressista, parece oportuno fazer um balanço das políticas culturais para o teatro dos últimos vinte anos e pensar o futuro.

É nessa direção que o Tusp promove um ciclo de nove encontros semanais, sempre às segundas-feiras, às 20 horas, entre março e maio, com a participação de criadores e agentes interessados no teatro e nas artes cênicas na cidade de São Paulo. Serão encontros com temas definidos e três debatedores convidados em cada um deles. A ideia é que estes sirvam como disparadores de uma discussão que se pretende ampla, democrática e que reverbere por toda a Roda, colhendo opiniões e visões que colaborem e fundamentem novas políticas públicas para o teatro brasileiro.

 

Programação

Segundas-feiras, às 20 horas

 

20 de março

Lei de Fomento & Novas Impossibilidades: financiamento, produção e distribuição

Convidados: Rudifran Pompeu / Aury Porto / José Fernando Azevedo

 

27 de março 

O Cordão de Ouro da Periferia

Convidados: Dione Carlos / Lucélia Sérgio / Naruna Costa

 

3 de abril

Teatro e Política: dissidências e resistências 

Convidados: Alexandre Dal Farra / Georgette Fadel / Ademir de Almeida

 

10 de abril

Formação de Público, Escola do Espectador e Roda dos Espectadores

Convidados: Flávio Desgranges / Dagoberto Feliz / Andréia Caruso

 

17 de abril

Pesquisa Continuada na Universidade e no Teatro: invenção e manutenção.

Convidados: Biagio Pecorelli / Thiago Vasconcelos / Miguel Rocha

 

24 de abril

Escolas de Formação & Grupos Formadores: forjar amadores ou formar profissionais?

Convidados: Cristiane Paoli Quito / Antônio Januzeli / Ave Terrena

 

8 de maio

Cena Expandida: cinema e TV, mídias e cenas virtuais.

Convidados: Grace Passô / Leonardo Moreira / Evaldo Mocarzel

 

15 de maio

Trauma, Cenas de Ruptura e Derivas Libertárias.

Convidados: Tales Ab’Saber / Luiz Paetow / Janaína Leite

 

22 de maio

A Memória do Futuro, os Desastres no Retrovisor e a Utopia Renitente

Convidados: José Celso Martinez Corrêa / Ailton Krenak / Cibele Forjaz

 

Pensar/Fazer Teatro Universitário

Concebido pelo Grupo de Estudos em Curadoria das Artes Cênicas em parceria com o Tusp Butantã, o evento visa o fortalecimento e a integração das iniciativas de grupos fazedores de teatro dentro do território da Universidade de São Paulo. Nos dias 23, 24 e 25 de março, a partir das 14 horas, ocorrerão debates sobre a produção de teatro na Universidade, suas dificuldades, características e aproximações com o teatro universitário. Acontecem, ainda, aulas especiais abertas com importantes nomes das artes cênicas, como Eleonora Fabião, Celso Frateschi, Janaína Leite, entre outros. Nos três dias também haverá compartilhamento de processos criativos e obras de coletivos que pensam e fazem teatro de modos únicos e com estéticas e perspectivas próprias. O evento é gratuito e aberto ao público, na sala do Tusp Butantã, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109 – campus Butantã).

 

Programação

 

Quinta-feira, 23 de março

14 às 14h30 – Abertura: Boas-vindas e apresentação

Maria Tendlau (Tusp), Mireille Antunes e Carol Cax (grupo de estudos em curadoria das artes cênicas)

14h30 às 16 horas – Debate 1: Teatro Universitário ou Teatro na Universidade? De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

Abílio Tavares (Prceu) e Galiana Brasil (ponte de teatro universitário do Itaú Cultural) 

17 às 18h30 –  Aula Especial 1: Produção Teatral e seus Territórios Instáveis

Marcos Felipe (Cia. Mungunzá)

19h30 às 21h30 – Compartilhamento Cênico 1 

Pegadas na Neblina (FFLCH-USP) e Matamoscas (CAC-USP)

 

Sexta-feira, 24 de março

15 às 16h30Debate 2: Teatro com a universidade ou teatro contra a universidade? Risco, experimentação e posicionamento político

Helô Badu (artista multilinguagem e estudante de mestrado da USP) e Vicente Antunes (pesquisador) | mediação: Carol Cax

16h30 às 18h30 – Aula Especial 2: Prática de integração teatral. O território que nos une

Celso Frateschi (ator, diretor, professor e fundador do teatro ágora)  

 

19h30-21h30Compartilhamento Cênico 2 

Química em Ação (IQ-USP) e Endêmica Coletiva (CAC-USP)

 

Sábado, 25 de março

14 às 15h30 – Debate 3: Teatro depois da Universidade: O que levamos?

Janaína Leite (performer, doutora em artes cênicas pelo ppgac-usp e fundadora do Grupo XIX de Teatro) e Nina Ramos (formada no cac-usp e membro da ong movimentarte) | mediação: Mireille Antunes

16 às 18h30Aula Especial 3: O Que Eu Aprendo Com O Outro? Territórios do Afeto e do Encontro

Eleonora Fabião (performer, doutora em estudos da performance e professora da UFRJ)

19h30-21h30 – Compartilhamento Cênico 3

Vaca Esférica (Física-USP) e Coletive Avertere (CAC-USP)

 

Rádio Tusp      

Estreia no próximo dia 18 de março, sábado, às 18 horas, o novo programa da Rádio USP. Produzido por Cynthia Gusmão, com a participação de toda a equipe do Teatro da USP (Tusp), Rádio TUSP é um programa semanal que vai orbitar em torno dos projetos, da história e da programação deste órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. 

Com duração de 60 minutos, o programa reunirá entrevistas, depoimentos, músicas e informações sobre textos, espetáculos e eventos produzidos pelo Teatro, além de apresentar novas dramaturgias e relatos sobre a teatralidade brasileira de todos os tempos e dialogar com a cena contemporânea de São Paulo e do Brasil.

No programa de estreia o destaque é o teatro de Bertolt Brecht (1898-1956) e a Cia do Latão, grupo paulistano que revitalizou a recepção do dramaturgo e encenador alemão no país. Sérgio Carvalho, dramaturgo, encenador e professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, oferece, numa longa entrevista, uma retrospectiva da trajetória de 27 anos da Cia. Do Latão e analisa o panorama do teatro brasileiro contemporâneo. 

     

Crédito foto: Caio Oviedo

 

Serviço

Teatro Pós-Trauma

oresteia-br, com Prezada Companhia de Teatro – de 16 de março a 9 de abril

Quintas, sextas e sábados às 19 horas e domingos às 17 horas 

Ingressos: R$ 40 (inteira) + R$ 20 (meia)

Instagram: https://www.instagram.com/prezadaciadeteatro 

Duração 4h | 16 anos | 80 lugares

 

Um Memorial para Antígona, com comitê escondido – de 20 de abril a 14 de maio

Quinta a sábado, às 20 horas e domingos às 17 horas, seguido de debate

Lotação 98 lugares

Ingressos – informações – http://www.usp.br/tusp/

 

Verdade, com Tablado de Arruar – de 25 de maio a 18 de junho
Informações – http://www.usp.br/tusp/

 

Roda de Memória do Futuro – segundas-feiras, às 20 horas – encontros abertos com entrada gratuita

20 de março | Lei de Fomento & Novas Impossibilidades: financiamento, produção e distribuição | Convidados: Rudifran Pompeu, Aury Porto, José Fernando Azevedo

 

27 de março | O Cordão de Ouro da Periferia | Convidados: Dione Carlos,  Lucélia Sérgio / Naruna Costa

 

3 de abril | Teatro e Política: dissidências e resistências | Convidados: Alexandre Dal Farra, Georgette Fadel e Ademir de Almeida

 

10 de abril | Formação de Público, Escola do Espectador e Roda dos Espectadores | Convidados: Flávio Desgranges, Dagoberto Feliz e Andréia Caruso

 

17 de abril | Pesquisa Continuada na Universidade e no Teatro: invenção e manutenção | Convidados: Biagio Pecorelli, Thiago Vasconcelos e Miguel Rocha

 

24 de abril | Escolas de Formação & Grupos Formadores: forjar amadores ou formar profissionais? | Convidados: Cristiane Paoli Quito, Antônio Januzeli e  Ave Terrena

 

8 de maio | Cena Expandida: cinema e TV, mídias e cenas virtuais | Convidados: Grace Passô, Leonardo Moreira e Evaldo Mocarzel

 

15 de maio | Trauma, Cenas de Ruptura e Derivas Libertárias | Convidados: Tales Ab’Saber, Luiz Paetow e Janaína Leite

 

22 de maio | A Memória do Futuro, os Desastres no Retrovisor e a Utopia Renitente | Convidados: José Celso Martinez Corrêa, Ailton Krenak e Cibele Forjaz

 

Onde  | Teatro da USP
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

 

Pensar/Fazer Teatro Universitário

23, 24 e 25 de maio 

Onde | Complexo do Anfiteatro Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109, Butantã – São Paulo

Lotação | 50 vagas (por ordem de chegada)

 

Estreia do programa Rádio TUSP

Onde | Rádio USP – 93,7 FM ou online em https://jornal.usp.br/radio/
Quando | Sábados, 18 horas – Estreia em 18 de março.

 

 

Programação do TUSP explora questões fundamentais da democracia brasileira
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.