Desafios do envelhecimento ativo são tema de simpósio na USP

Comunicação - PRCEU - 29/03/2017

Mirian Goldenberg, Eduardo Giannetti, Alexandre Kalache e Ecléa Bosi discutem relação do envelhecimento com qualidade de vida, economia, urbanismo e saúde mental e física.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza no dia 3 de maio, quarta-feira, das 8h às 18h, o primeiro Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo. O evento, parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, acontece na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e é aberto ao público em geral. As inscrições devem ser feitas previamente no e-mail envelhecimentoativo@hu.usp.br ou no telefone (11) 3091-9183.

O simpósio, de entrada gratuita, será feito em parceria com o projeto Envelhecimento Ativo do Hospital Universitário da USP e discutirá a relação do envelhecimento com a memória, a saúde, a economia, a resiliência e o urbanismo. Dentre os participantes estão o médico e professor Alexandre Kalache – presidente do Centro Internacional de Longevidade – a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, o economista Eduardo Giannetti, a psicóloga e professora Ecléa Bosi e o arquiteto e urbanista Marcelo de Andrade Roméro, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Segundo o médico Egidio Dórea, coordenador do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, “o encontro foi pensado devido ao aumento da longevidade e suas consequências para as pessoas, com a proposta do modelo de envelhecimento ativo e otimização de oportunidades para saúde, participação, segurança e aprendizado continuado”.

Diante da tendência do envelhecimento populacional, o encontro busca valorizar a população idosa e propor soluções para que ela tenha uma melhor qualidade de vida. Dórea acrescenta: “essa população, com suas habilidades e experiências, representa um valioso recurso para as comunidades, famílias e economia. A não inclusão do indivíduo idoso em planos de desenvolvimento social e econômico acarretará riscos sociais a esse público e às comunidades em geral”.

Abertura: Prof. Dr. Alexandre Kalache

Módulo I: Envelhecimento e Memória
Palestrantes: Profa. Dra. Ecléa Bosi; Profa. Dra. Ivete Pieruccini; Sra. Neuza Carvalho

Módulo II: Envelhecimento e Saúde