Teatro da USP celebra Shakespeare com duas montagens gratuitas

Comunicação - PRCEU - 07/11/2017

As peças Hamlet e Rei Lear serão apresentadas gratuitamente na capital paulista, a partir de 16 de novembro, em homenagem aos 400 anos de morte do dramaturgo inglês

Por Elcio Silva
07/11/2017 16h49
Ilustração | Anita Prades

O Núcleo TUSP de Teatro, ação de extensão universitária do Teatro da USP (TUSP), escolheu obras de William Shakespeare para as montagens de 2017. A escolha não foi por acaso, pois 2016 marcou os 400 anos da morte do dramaturgo conhecido como o Bardo do Avon e considerado o maior escritor inglês e um dos mais influentes do mundo.

O termo ‘bardo’ se refere àqueles que possuíam o dom de transmitir histórias e disso Shakespeare entendia muito bem. Com uma vasta produção literária, deixou  38 peças de teatro dos gêneros tragédia, drama histórico e comédia, além de 154 sonetos, dois poemas narrativos e alguns versos esparsos, estes com autoria ainda indefinida.

Assim como em 2016, quando textos de Brecht foram escolhidos para as montagens, o Núcleo TUSP de Teatro optou este ano por oferecer novamente um recorte de um autor. A escolha de Shakespeare resultou em recorde de inscritos, no total 440 atores da capital e do interior de São Paulo, além de artistas de Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe, dos quais vinte foram selecionados.

Para René Piazentin, coordenador do Núcleo TUSP e diretor de ambas as peças, as possibilidades oferecidas pelo autor e o caráter intimista das montagens convida o público a um trabalho sem ilusionismos e efeitos, mas de muita proximidade com a cena.

“Shakespeare foi nossa escolha, então, por ser ao mesmo tempo um ‘clássico’ e um autor que abre muitas possibilidades. Especialmente em se tratando de montagens que ocorrerão na Sala Experimental do TUSP, que pelas dimensões e proximidade entre o público e a área de cena convida a um tipo de trabalho menos ilusionista, menos dado a efeitos, porque tudo fica muito revelado”, relata.

Diferente de um curso convencional, o Núcleo TUSP de Teatro é uma iniciativa que não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável de caráter profissional, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

As peças

Neste terceiro ano de atividades, a seleção do Núcleo TUSP da capital realizou dois processos a partir da obra de Shakespeare, resultando em montagens que serão apresentadas gratuitamente em semanas alternadas, de quinta a domingo, a partir de 16 de novembro: Hamlet e Rei Lear.

Piazentin ressalta que os atores se sentiram desafiados em participar das montagens desde o início do processo de seleção.

“Desde as entrevistas, uma fala comum por parte dos atores e atrizes foi a de se sentirem estimulados em participar de um processo onde teriam a oportunidade de lidar com Shakespeare, uma vez que todos sabemos das dificuldades de produção que uma montagem profissional desses textos impõe. Por isso o contexto do TUSP propicia adentrar nesse universo, ao mesmo tempo em que viabiliza o encontro de pessoas de formações diferentes, sem as pressões e expectativas que um espetáculo profissional, inserido em circuito comercial, teria”, completa.

Sinopses

Hamlet | Ao descobrir que o tio, agora rei, foi responsável pela morte de seu pai, Hamlet tentará dar cabo de sua vingança. A história, uma das mais importantes do teatro ocidental, é contada aqui com base no texto do Primeiro Quarto, versão mais compacta e ágil.

Rei Lear | Após dividir o reino entre suas filhas, Lear encontra ambição, falsidade e cobiça. Desprovido de posses e poder, ele iniciará uma trajetória em que loucura e discernimento se confundem, nesta tragédia sobre a velhice que é um dos grandes textos de William Shakespeare e do teatro ocidental.

Teatro da USP celebra Shakespeare com apresentações gratuitas

Hamlet
Quando | De 16 a 19 de novembro e de 30 de novembro a 3 de dezembro

Rei Lear
Quando | De 23 a 26 de novembro e de 07 a 10 de dezembro

Onde | Teatro da USP  – Rua Maria Antonia, 294, Consolação – São Paulo
Sempre às quintas, sextas e sábados, 20h | domingos, 18h
Lotação | 40 lugares
Classificação | 12 anos
Duração | 120 min. (10 min. de intervalo)
Os ingressos são distribuídos 1h antes do início da sessão

Teatro da USP celebra Shakespeare com duas montagens gratuitas
    • Teatro da USP
    • Rua Maria Antonia, 294
    • São Paulo - SP
    • tel: 3123-5233
    • obs: Apresentações gratuitas. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.
    • Quinta, Sexta e Sábado
    • Das 20:00 às 22:00