• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Teatro da USP inaugura nova sala em São Paulo

Teatro da USP inaugura nova sala em São Paulo

Comunicação - PRCEU - 31/05/2022

ATUALIZAÇÃO 28/06/2022: Devido ao ator Rogério Bandeira testar positivo para covid-19, as apresentações desta semana do espetáculo Hamlet 16×8 estão canceladas. Assim que forem remarcadas divulgaremos as novas datas.

_________________________________________

 

Programação especial gratuita homenageia Augusto Boal e traz oficina, aulas abertas e espetáculo

Por Elcio Silva / PRCEU
31/05/2022 18h26

O Teatro da USP (Tusp) inaugura a partir de 20 de junho um novo espaço dedicado à produção teatral dentro do campus Butantã da USP. O evento Encontros com Boal abre a sala com programação que traz oficina, aulas abertas e espetáculo gratuito em duas semanas de atividades. O local tem o objetivo de apoiar atividades teatrais estudantis e ser um polo de experimentação de grupos vindos das faculdades e institutos da USP. A sala faz parte do complexo do Anfiteatro Camargo Guarnieri, que também abriga o Cinema da USP (Cinusp), a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e o Coral Universidade de São Paulo (Coralusp).

Em modelo similar ao utilizado no Tusp na rua Maria Antonia, com uma estrutura modular a partir de arquibancadas praticáveis, o espaço cênico tem múltiplas possibilidades de relação entre palco e plateia, seja em palco frontal, arena, semi-arena, entre outras.

Teatro Da Usp Complexo Camargo Guarnieri 3 Foto Elcio Silva

Nova sala oferece múltiplas possibilidades de relação entre palco e plateia. Foto Elcio Silva / PRCEU.

O evento gratuito segue até 1º de julho com a Oficina de Sensibilização: Jogos e Técnicas de Teatro do Oprimido, com a agente cultural Ana Beatriz Cangussu; as aulas abertas, que abordam momentos distintos e menos conhecidos da trajetória de Boal, e trazem além de Ana, Paula Autran, Douglas Estevam e Cecília Boal; e o espetáculo Hamlet 16×8, baseado em sua autobiografia Hamlet ou O Filho do Padeiro, interpretado por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues.

Hamlet Credito Pio Figueiroa Padre (2)

Espetáculo – Hamlet 16×8 – Foto Pio Figueiroa.

Realizada no período da manhã de 20 a 24 de junho, a oficina é dividida em 5 encontros e oferece 20 vagas. As inscrições são feitas online pelo formulário bit.ly/encontroscomboal. As aulas abertas são independentes e realizadas no período da tarde, na primeira semana do evento. Os interessados podem confirmar presença no mesmo link. O espetáculo tem entrada gratuita e acontece às terças, quartas e sextas, às 18h, e às quintas, às 20h, durante as duas semanas de programação.

Augusto Boal Foto Reproducao Instituto Augusto Boal Ref Ab Rf 010

Augusto Boal. Foto – Reprodução Instituto Augusto Boal.

O Teatro da USP surgiu oficialmente em maio de 1976 e teve como primeiro diretor o crítico teatral e professor Décio de Almeida Prado. Sua primeira sede foi na rua Cojuba, no auditório da Biblioteca Municipal Anne Frank. Em 1996 foi transferido para o histórico prédio da rua Maria Antônia.

Ter este novo espaço e iniciar com esta homenagem a Augusto Boal – criador do teatro do oprimido e da metodologia em que o teatro é uma resposta a questões sociais – é motivo de orgulho para o também professor e crítico teatral Luiz Fernando Ramos, atual diretor do Tusp. 

Foto Luizfernandoramos

Luiz Fernando Ramos, diretor do Tusp – arquivo pessoal

“O Teatro da USP ganha sua segunda sala paulistana para oferecer teatro de qualidade à comunidade de alunos, professores e funcionários que frequentam o campus. Eleger Augusto Boal como eixo da primeira programação, demarca a disposição de ser um espaço de encontro, acesso cultural e reflexão criativa para a comunidade da USP e para a cidade de São Paulo”, destaca.

História

Apesar da história oficial registrar 46 anos de trajetória dedicada ao teatro, o Teatro da USP tem em seu histórico a primeira iniciativa de criação em 1955, por solicitação de diretórios acadêmicos à Reitoria. Já em 1966, 10 anos antes da oficialização, surge como Teatro dos Universitários de São Paulo, ainda sem vínculo com a universidade, por iniciativa de estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Em 1966, a primeira montagem do grupo trouxe A Exceção e a Regra, de Bertold Brecht, dirigida pelo ator e diretor Paulo José.

Em 1967, quando Flávio Império assumiu a direção artística do Tusp, a montagem de Os Fuzis da Senhora Carrar, também de Brecht, excursionou por vários estados brasileiros e, em 1969, participou do Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França. Com a decretação do Ato Institucional nº 5 e o agravamento da situação política, um processo de desmantelamento do grupo foi iniciado, e seu fim se deu após o Festival de Nancy.

Foi neste período que surgiu a edição dos dois primeiros números da revista aParte (hoje rebatizada de aParte XXI) – com artigos sobre teatro, cinema e outras artes. Na ocasião o Tusp organizou um ciclo de conferências com Augusto Boal, Anatol Rosenfeld e Décio de Almeida Prado.

Serviço

Encontros com Boal

Oficina de Sensibilização: Jogos e Técnicas de Teatro do Oprimido
Cinco encontros de 20 a 24 de junho, das 10 às 12 horas. com Ana Beatriz Cangussu
Inscrições online pelo link bit.ly/encontroscomboal até 16 de junho.
Não há pré-requisitos. 20 vagas.

Aulas Abertas
Quatro encontros independentes realizados nos dias 20, 22, 23 e 24 de junho, das 15 às 17 horas. As aulas abordam momentos distintos e menos conhecidos da trajetória de Boal.
Convidados | Ana Beatriz Cangussu, Paula Autran, Douglas Estevam e Cecília Boal.
Para as aulas não há a necessidade de inscrições, mas os interessados podem confirmar a presença pelo bit.ly/encontroscomboal até 16 de junho.

Espetáculo  – Hamlet 16×8
A partir de 21 de junho, o espetáculo Hamlet: 16×8 ficará em cartaz por duas semanas. A peça é baseada em trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”.

Interpretação | Rogério Bandeira
Direção | Marco Antonio Rodrigues
Classificação indicativa | 14 anos
Duração | 90 minutos
Quando | De 21 de junho a 1 de julho – Terças, Quartas e Sextas – 18h e Quintas, 20h.
Quanto | grátis
Lotação | 60 lugares
Onde | Complexo do Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109, Butantã – São Paulo.

Encontros com Boal

Oficina e aulas abertas

Oficina de Sensibilização: Jogos e Técnicas de Teatro do Oprimido
Com Ana Beatriz Cangussu
de 20 a 24 de junho, das 10h às 12h
Inscrições online pelo link bit.ly/encontroscomboal até 16 de junho.


A oficina  é uma experiência artística para todas as pessoas que querem pensar criticamente suas relações com o mundo por meio do corpo, da voz, das ações, das improvisações. Augusto Boal traz com o Teatro do Oprimido um método que reúne exercícios, jogos e técnicas que tem como objetivos a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e de uma representação dialética.


Aulas abertas

Durante as tardes, entre os dias 20 e 24 de junho, serão oferecidas 4 aulas abertas abordando aspectos distintos e por vezes menos conhecidos da vida e obra de Boal.

Boal Professor de Dramaturgia na Escola de Arte Dramática da USP
Com Paula Autran
20 de junho, das 15h às 17h (segunda-feira)


O encontro destaca o legado de Boal em sua atuação na Escola de Arte Dramática da USP a partir da tese de doutorado de Paula Autran. Os cadernos das aulas de dramaturgia de Boal, nos anos anteriores à fundação do Teatro de Arena, trazem o princípio de uma dramaturgia que modificaria a cena brasileira, um ensaio para a criação do Teatro do Oprimido.


Boal e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Com Douglas Estevam
22 de junho, das 15h às 17h (quarta-feira)


A partir de sua relação com os movimentos sociais e das técnicas teatrais criadas por ele, a aula dialoga sobre o legado de Boal na organização das ações culturais nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.

Boal na América Latina
Com Ana Beatriz Cangussu
23 de junho, das 15h às 17h (quinta-feira)


A aula traz reflexões e descrições técnicas a partir do conceito de teatro popular e de uma  série de exercícios propostos pelo teatrólogo em escritos dos anos de 1970. O material foi reunido no livro Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular, uma revolução copernicana ao contrário, de 1979.


Boal Parceiro de Abdias do Nascimento e o Teatro Experimental do Negro (TEN)
Com Cecília Boal
24 de junho, das 15h às 17h (sexta-feira)


A relação com o artista e ativista negro Abdias do Nascimento, e sua contribuição na década de 1950 ao Teatro Experimental do Negro – TEN, é o tema desta aula que contará com a leitura de correspondência entre os dois durante a estadia do teatrólogo em Nova Iorque. Boal foi colaborador recorrente do TEN e sua jornada como dramaturgo nos EUA foi incentivada por Abdias.

O Espetáculo

Hamlet 16×8
De 21 de junho a 1 de julho
Terças, Quartas e Sextas – 18h
Quintas – 20h.


A partir de 21 de junho, o espetáculo Hamlet: 16×8 ficará em cartaz por duas semanas. A peça é baseada em trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”.


Interpretação | Rogério Bandeira

Direção | Marco Antonio Rodrigues

Classificação indicativa | 14 anos

Duração | 90 minutos

Quando | De 21 de junho a 1 de julho – Terças, Quartas e Sextas – 18h e Quintas, 20h.

Quanto | grátis

Lotação | 60 lugares

 

Teatro da USP inaugura nova sala em São Paulo
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.