• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Orquestra Sinfônica da USP abre temporada 2023 em homenagem à Torre do Relógio

Orquestra Sinfônica da USP abre temporada 2023 em homenagem à Torre do Relógio

Comunicação - PRCEU - 07/03/2023

ATUALIZAÇÃO 24/3/2023 | Em virtude do Decreto nº 67.603, de 23.03.2023, e do Ofício Circular GR/CIRC/77, que decretou ponto facultativo neste dia 24 de março de 2023, a apresentação da Osusp que ocorreria hoje, às 12 horas, foi cancelada. Em breve informaremos uma nova data.

 

Construída em 1973, a Torre do Relógio da USP completa 50 anos. Em comemoração, a Osusp realiza série musical que explora as áreas da fantasia e da realidade, que são destaques nas 12 figuras em alto e baixo-relevo do monumento

Por Elcio Silva
7/3/2023 – 13h48 – Foto de Capa – Pecege Audiovisual

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inaugura a temporada 2023 no próximo dia 18 de março, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri. O evento marca o início do ano letivo e também faz parte da semana de recepção aos calouros. Os ingressos gratuitos são abertos a todos os interessados, mesmo sem vínculo com a USP, e podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de um quilo de alimento não perecível.

Osusp

Detalhe de partitura e instrumento – Foto Cecília Bastos – USP Imagens

Sob a regência do maestro Gil Jardim, que também dirige a Orquestra, e solo do gaitista italiano Gianluca Littera, a Osusp traz na abertura a Sinfonia nº5, em Dó menor, Op.67, de Ludwig van Beethoven, seguida de Gabriel’s Oboe (trilha sonora do filme A Missão) e Cinema Paradiso, ambas de Ennio Morricone, com arranjos de Enrico Blatti e M. Tan, respectivamente. Após serão executadas Beija Flor, de César Camargo Mariano e Vera Cruz, de Milton Nascimento, ambas com arranjo de Gil Jardim. Oblivion  &  Libertango, de Astor Piazzolla, com arranjo de Gianluca Littera, finaliza a apresentação.

Praca Do Relogio Foto Elcio Silva Prceu

Praça do relógio na Cidade Universitária (Butantã) com a torre ao fundo. Foto Elcio Silva – PRCEU

Projetada pelo arquiteto Rino Levi e inaugurada há 50 anos, a Torre do Relógio é composta por duas placas de concreto de 50 metros de altura por 10 de largura. Estas placas possuem 12 painéis, seis de cada lado, com desenhos em alto e baixo-relevo criados pela artista Elisabeth Nobiling, simbolizando o mundo da fantasia e o mundo da realidade. Ela está no centro de um círculo que contém um espelho d’água. Ao seu redor se lê a frase “No universo da cultura, o centro está em toda parte”, dita pelo jurista e ex-reitor da USP, Miguel Reale, na década de 1950. Este é o título da temporada 2023 da Osusp, composta por cinco ciclos.

 

Temporada 2023

 

O ciclo Concertos da Torre do Relógio traz sete programas musicais inspirados nos desenhos de Nobiling que serão apresentados no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Ao final de cada uma das sete apresentações acontecerão bate-papos mediados pela pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, professora Marli Quadros Leite. 

A abertura da série traz o tema Sustentabilidade em Foco com a presença dos  professores Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências (IB), Carlos Eduardo Cerri, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq) e Marcelo Machado, cineasta e ex-aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). A coordenação dos encontros é da violinista Eliane Tokeshi, vice-diretora da Osusp e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA).

Apresentação Osusp

Público na entrada do Anfiteatro Camargo Guarnieri durante apresentação da Osusp em 2022. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O público poderá acompanhar também outros quatro ciclos: Esculpir o Tempo; Tempo! A diversidade nas lentes da música de câmara; Semana Camargo Guarnieri; e Jogos Musicais.

Em Esculpir o Tempo serão realizados dez programas montados sobre a tríade: a tradição – o nacional – a contemporaneidade. Os maestros estrangeiros convidados trarão sempre algo especial e típico de suas terras. Luis Otávio Santos, Alejandra Urrutía, Aylton Escobar, Luis Gorelik, Knut Andreas, Ligia Amadio, Tobias Volkmann, Yeny Delgado, Lutero Rodrigues e Richard Kogima estão entre os diretores de orquestra convidados.

Tempo! A diversidade nas lentes da música de câmara inspira seis programas organizados mensalmente em ensembles de 10 a 15 músicos ou em grupos camerísticos. Na escrita musical o tempo determina o andamento/temperamento da obra ou a frequência/velocidade dos pulsos sonoros num determinado espaço de tempo.

Apresentação Osusp

Diretor da Osusp, o maestro Gil Jardim será o regente do primeiro concerto da temporada 2023. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Semana Camargo Guarnieri trará recitais, concertos, simpósios e mesas redondas dedicadas à vida e obra de Mozart Camargo Guarnieri. Segundo o maestro Gil Jardim, “é impossível separar a história da Osusp desse grande compositor brasileiro, que conduziu a orquestra desde sua fundação, em 1975, até se afastar em 1993, ano de seu falecimento”.  A série tem curadoria de profissionais especializados na obra do compositor, tais como a professora Flávia Camargo Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), o maestro e professor Lutero Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a violinista Tânia Guarnieri, filha do compositor, e o próprio Gil Jardim. 

O ciclo Jogos Musicais traz trocas articuladas e espontâneas entre músicos e plateia, pois é dedicado à formação de público, seja para crianças, jovens ou adultos. “É necessário que se vá além do reconhecimento de um instrumento. O ideal será sempre entender como a linguagem se articula para ampliar a percepção em todos os sentidos.” destaca o maestro Gil Jardim.

Concerto de abertura da temporada 2023 da Osusp realizado em 18/3/2023. Regência do maestro Gil Jardim e solo do gaitista italiano Gianluca Littera.

Serviço

Osusp Abertura da Temporada 2023

No universo da cultura, o centro está em toda parte

                        Março                          

18 de março, 16 horas – sábado
Concertos da Torre do Relógio
Gil Jardim, regência
Gianluca Littera, solo – gaita (Itália)
                                 Ingressos                                
https://appticket.com.br/concerto-osusp-gil-jardim-gianluca-littera
Após o concerto será realizado um bate-papo com convidados com o tema Sustentabilidade em Foco


24 de março, 12 horas – sexta-feira CANCELADO
Tempo! A diversidade nas lentes da música de câmara
Início da série de seis concertos de música de câmara inspirados na temática Tempo.
                                 Ingressos                                
https://appticket.com.br/concerto-osusp-musica-de-camara

                           Abril                          

01 de abril, 16 horas – sábado
Esculpir o Tempo
Richard Kogima, regência e solo (piano)
                                 Ingressos                                
https://appticket.com.br/concerto-osusp-richard-kogima


15 de abril, 16 horas – sábado
Esculpir o Tempo

Luís Otávio Santos, regência
                                 Ingressos                                

https://appticket.com.br/concerto-osusp-luis-otavio-santos


20 de abril, 12 horas – sexta-feira
Tempo! A diversidade nas lentes da música de câmara
Ricardo Balestero, solo (piano)
                                 Ingressos                                
https://appticket.com.br/concerto-osusp-ricardo-ballestero

Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis
Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de um quilo de alimento não perecível.

Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.brhttp://www.osusp.prceu.usp.br/

 

A programação dos próximos concertos pode ser acompanhada no site da Osusp ou em cultura.usp.br

Orquestra Sinfônica da USP abre temporada 2023 em homenagem à Torre do Relógio
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.