CEU Paraisópolis recebe unidades móveis da USP com foco em tecnologias visuais e sonoras

Comunicação - PRCEU - 04/11/2022

USP na Comunidade traz atividades promovidas pelo projeto Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis, contemplado pelo edital de circulação das unidades móveis

Por Elcio Silva
04/11/2022 – 16h05

Nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, das 10 às 16 horas, o CEU Paraisópolis, localizado na região sul da capital, recebe a unidade móvel Cultura e Educação do projeto USP na Comunidade com atividades desenvolvidas por professores e alunos de graduação e pós-graduação do curso de Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A atividade é gratuita e aberta a toda população.

“Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis” é o tema da ação desenvolvida e promovida para a comunidade em parceria com o CEU Paraisópolis e com o Instituto Unidos de Paraisópolis, Organização da Sociedade Civil (OSC) que auxiliou na criação da proposta para esta atividade.

Img 20221025 Wa0047

Em outubro o projeto realizou oficinas de fotografia, vídeo e produção sonora para alunos e professores do CEU e membros da comunidade. Foto Divulgação – “Palavras e Música”.

Coordenador do projeto, o músico e professor Marciel Consani, da ECA USP, destaca a importância de aproximar a USP da sociedade. “Buscamos, antes de tudo, conectar a USP com as demandas de cultura e educação das comunidades periféricas, que não são poucas.”

Para o docente, a Universidade desempenha um papel importante na formulação de projetos que possam quebrar essas barreiras. “Neste sentido, a USP se encontra numa posição privilegiada, porque detém recursos técnicos e a expertise necessária para estimular a leitura crítica do audiovisual e a democratização do acesso aos meios digitais de comunicação, fundamental para disseminar as culturas locais, populares e comunitárias”.

Img 9862

Professor Marciel Consani (ao fundo com camisa cinza) com participantes das oficinas de fotografia, vídeo e produção sonora realizada em outubro no CEU Paraisópolis. Foto Divulgação – “Palavras e Música”.

Em duas etapas, o projeto realizou, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, oficinas de fotografia, vídeo e produção sonora para alunos e professores do CEU e membros da comunidade, que em sua maioria, tiveram o primeiro contato com a gravação de podcasts e a captação de imagens.

Nos dias 12 e 13 de novembro, a segunda parte traz aos participantes, no sábado, uma oficina de edição de som e imagem com recursos abertos (softwares open source), e no domingo uma mostra aberta dos trabalhos finalizados com imagens produzidas nas oficinas do curso “Palavras e Música”.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados e não é necessário efetuar inscrição. O CEU Paraisópolis fica na rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi, São Paulo – SP.

Unidades Móveis USP na Comunidade

Unidades Móveis no CEU Paraisópolis

Equipe do projeto “Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis”, contemplado no edital de circulação das Unidades Móveis da USP. Foto Divulgação – “Palavras e Música”.

O projeto USP na Comunidade leva ações desenvolvidas por pesquisadores, alunos e servidores da Universidade para toda a população do Estado de São Paulo, por meio de duas unidades móveis equipadas com salas de aula, laboratórios, consultórios e telas de projeção para apresentações externas, e capazes de transportar uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos. Cada unidade móvel tem uma configuração diferente, de acordo com o tema: Cultura e Educação ou Saúde e Ciência. A itinerância se dá por meio de participação em eventos ou parceria com instituições, governos ou unidades acadêmicas.

USP na Comunidade: Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis

Quando | 12 e 13 de novembro de 2022, das 10 às 16 horas (sábado e domingo)

Onde | CEU Paraisópolis

Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi, São Paulo – SP

Quanto | Gratuito

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.