• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
USP Cultura em Casa | Ciência

USP Cultura em Casa | Ciência

Comunicação - PRCEU - 31/03/2020

Header Cultura em Casa - Ciencias

Oceano em Casa

Logo Oceano Em Casa

Você pode navegar sem sair do sofá!

A Comissão de Cultura e Extensão do Instituto Oceanográfico (IO) da USP criou a plataforma Oceano em Casa, com materiais e conteúdos gratuitos e on-line sobre o mar para qualquer idade. O portal reúne uma série de links de fácil acesso, divididos nas categorias: vídeos, áudios, reportagens (escritas), cartilhas e livros, conteúdos didáticos e culturais, sites e blogs. O material selecionado conta com a participação de docentes e/ou funcionários e alunos do IO-USP. Para abrir, clique aqui.

Venha aprender mais sobre o mar, em pleno ingresso na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável!

 

Parque de Ciência e Tecnologia – CienTec

Parque Cientec da USP - Ciência á Vista

Localizado em uma área de preservação ambiental onde nasce o rio Ipiranga, o Parque CienTec oferece aos visitantes o contato com a natureza exuberante preservada. Mas mais do que simplesmente abrir seu espaço para visitas, o local promove uma intensa atividade educativa de divulgação científica. Ali é possível fazer trilhas ecológicas, conhecer uma estação meteorológica, olhar o céu no observatório astronômico e visitar diferentes exposições em todas as áreas da ciência e da tecnologia, que demonstram e explicam como elas estão inseridas na vida cotidiana.

Para que o público possa seguir tendo acesso a esse conteúdo durante o período de fechamento do local ao público, a equipe do Parque está oferecendo uma visita virtual. Clique aqui e confira.


Instituto de Geociências em Casa

 

Logo IGC em casaO Instituto de Geociências da USP lançou a plataforma IGc Em Casa, um programa criado pela Comissão de Cultura e Extensão que reúne materiais e conteúdos destinados à sociedade com acesso gratuito e online. A estrutura do portal é baseada em  links para atividades diversas que podem ser acessadas facilmente.

Para os leigos, uma grande oportunidade de explorar um mundo fascinante – o das geociências – que inclui temas que sempre despertam curiosidade: dinossauros, terremotos e tsunamis, rochas e minerais e muito mais!

Além disso, ainda para o público interessado em conhecer mais sobre as ciências da Terra, o GGEONLINE é uma iniciativa do GGeo (Grupo da Geo de Espeleologia – USP) para divulgação de temas relacionados à espeleologia, a ciência que estuda cavernas. As palestras serão realizadas por pesquisadores de diferentes áreas, que analisam as cavernas sob diversas óticas, com o intuito de difundir o conhecimento espeleológico. As lives serão realizadas às sextas-feiras de junho e julho, às 17h, e podem ser acompanhadas no canal do GGeo no YouTube.

Há, ainda, o Geocultura: um evento quinzenal promovido pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto e que tem como objetivo divulgar temas que relacionem as geociências com diversos aspectos culturais. Os assuntos são bastante variados e curiosos e há emissão de certificado para os participantes. A transmissão ocorre sempre neste link.


Química é Vida!

Logomarca Projeto Quimica e Vida

O Instituto de Química promove, desde 2017, a série Química é Vida. A proposta é realizar encontros entre pesquisadores da Universidade com o público em geral, apresentando e explicando, em linguagem acessível, como a química está em todos os cantos e em todas as coisas.

São divulgadas ideias e avanços científicos nas áreas de Química e Bioquímica que envolvem temas importantes para a vida de todos cidadãos.

A partir de 2020, devido à pandemia de covid-19, a programação passa a ser realizada online. O tema de estreia – as baterias de lítio – já está com sua gravação disponível e os próximos podem ser acompanhados ao vivo. Confira nos links desse texto. Também é possível inscrever-se para receber a programação por e-mail.


Museu da Faculdade de Medicina

Capa Livro Enfermidades Fmusp

O museu histórico da Faculdade de Medicina da USP está trazendo, semanalmente, conteúdos pela internet para que o público possa conhecer mais e aprender curiosidades sobre a história da medicina. Alguns itens interessantes, por exemplo, são uma seringa de vidro usada em 1930, a primeira máquina da América Latina que funcionou como coração artificial em 1958 e peças de cera que mostram de forma realista lesões de pele.

Os conteúdos são apresentados sempre nas redes sociais da Faculdade (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter). A publicação dos materiais segue um esquema temático: História das pandemias e das endemias, às segundas-feiras, O acervo e suas histórias , às quartas, e O Acervo e sua preservação, todas as sextas.

Além disso o site do museu disponibiliza um guia on-line do acervo e livros completos para download sobre a história da medicina.


Covid Verificado

Imagem do Instagram Covid Verificado

A situação atual de pandemia do coronavírus, por ser tão nova e inesperada, tem gerado uma quantidade significativa de dúvidas e preocupações nas pessoas. Com isso, as informações a respeito do assunto são cada vez maiores, mas muitas vezes falsas, confusas ou sem nenhum embasamento, dificultando a separação daquelas que são de fato cientificamente embasadas ou comprovadas.

A plataforma Covid Verificado faz essa checagem científica de informações e é alimentada por pesquisadores de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas USP. Além de um site, os responsáveis também mantêm uma página no Instagram e no Facebook.

São disponibilizadas, de forma objetiva, acessível, coloquial e ilustrada, respostas para as dúvidas mais comuns sobre o coronavírus, como o tempo que ele é capaz de sobreviver em diferentes superfícies, quais as vacinas em desenvolvimento e o que se sabe sobre possíveis tratamentos.

Na plataforma o público também pode enviar suas dúvidas. Para saber mais, acesse o link.


Instituto de Química da USP de São Carlos

Instituto de Química de Sâo Carlos - orientações covid 19

Uma dica para entender melhor os aspectos científicos do coronavírus e saber as melhores formas de se prevenir, é acompanhar o material que tem sido produzido pelo Instituto de Química da USP de São Carlos.

Voltado especialmente para a população leiga, o conteúdo traz instruções, por exemplo, para a produção de alternativas de baixo custo de produtos de limpeza que ajudem na desinfecção de casa.

Além dos vídeos publicados no Youtube, nas redes sociais do Instituto também estão sendo reunidas e disponibilizadas diversas entrevistas dos pesquisadores com informações e esclarecimentos úteis e práticos. Clique nos links desse texto para acompanhar.


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Logo IAG na Sua Casa

O IAG-USP preparou uma lista de atividades especiais para quem quer aprender mais sobre as Ciências da Terra e do Universo, sem precisar sair de casa. O site www.iag.usp.br/fiquememcasa foi criado especialmente para reunir os conteúdos.

Já existe uma série de materiais disponíveis e outros estão sendo acrescentados diariamente. Acompanhe!

 

Museu de Anatomia Veterinária

Giro Cultural - FMVZ

O Museu de Anatomia Veterinária disponibiliza alguns vídeos, como por exemplo Introdução, Diversidade e Evolução no MAV, que costuma ser muito procurado por professores e estudantes, ou o Bem Estar Animal.

Além disso, o Museu tem online 14 publicações intituladas Destaque do Mês, produzidas pelos bolsistas e monitores do MAV. Cada publicação aborda um exemplar ou temática do museu com base no seu acervo: mav.fmvz.usp.br/publicacoes. Os arquivos podem ser salvos e compartilhados.


Museu de Zoologia

biodiversidade e1585705206852

Além de uma visita virtual em 360 graus à exposição do museu, a equipe de educadores do local está reunindo material interessante, links de notícias e também produzir conteúdos novos para alimentar as redes sociais, como uma série de postagens sobre a história do museu, seus acervos e as atividades desenvolvidas pela instituição.

Também estão sendo disponibilizados, para as crianças, materiais para colorir, que podem ser baixados e impressos. Por fim, vale conferir o canal do Museu no Youtube, onde estão sendo disponibilizados materiais sobre o museu, sobre a biodiversidade e também palestras e mesas redondas, como o Vice Versa, programa de divulgação da zoologia e de bastidores das pesquisas do museu.


Cepeusp – Centro de Práticas Esportivas da USP

Ginástica no CEPEUSP

O Cepeusp tem divulgado a importância da atividade física, ressaltando que ela contribui para a melhora do sistema imunológico, evitando doenças. Em situações mais específicas, como em caso de gripe, a recomendação é não se exercitar, porque o organismo estará voltado para combater a doença. Mas para quem está saudável, na rede é possível encontrar vários sites com dicas de exercícios que podem ser feitos em casa e sem o uso de equipamentos complexos. Um deles é o site do próprio Cepeusp, que pode ser acessado aqui. Professores disponibilizam uma variedade de aulas, treinos, orientações e dicas para que todos se mantenham ativos, mesmo respeitando as orientações da quarentena. Um dos exemplos de materiais sugeridos são os elásticos e faixas elásticas,  equipamentos muito úteis para a execução de exercícios, pois acrescentam resistência. Os professores recomendam cuidado no manuseio do material, pois ele pode arrebentar ou soltar de sua mão ou apoio.


Física para Todos

Fisica Para Todos Logo

Um dos mais tradicionais projetos de extensão do Instituto de Física da USP, o Física para Todos é voltado ao grande público de interessados em ciência. Os assuntos são selecionados para instigar desde estudantes do Ensino Médio, ou jovens graduandos, até o público geral, em diversas fases da vida, que acompanha e aprecia temas científicos. A cada ano, diferentes temas são tratados por professores e pesquisadores ou seus convidados, com conteúdos sobre os aspectos físicos de questões contemporâneas que dizem respeito à vida cotidiana.

Originalmente concebido para encontros presenciais em locais diversos da cidade, no momento o projeto está disponibilizando as palestras de forma online para que o público possa aprender mais de casa. Para acompanhar, basta clicar no link.

Footer Cultura em Casa Grosso

← voltar para USP Cultura em Casa

USP Cultura em Casa | Ciência
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.