Agora chupa essa manga – a cena pós coquetel: interfaces da aids nas artes da cena

• Agorachupaessa_Fonseca_2020

Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

FRANCO W. LIMA DA FONSECA

Resumo

Este trabalho lê a aids como metáfora e defende o uso da metáfora como ferramenta de análise ensaiada pela autora Susan Sontag (2007). Dialogo em primeira pessoa apresentando algumas doses reagentes das representações poéticas da aids nas Artes da Cena e como estas interagem com elementos intrínsecos a uma cultura caracterizada pelo domínio masculino, pelas disparidades sociais entre as fronteiras de gênero, classe e raça. Ensaio sobre a noção de “pós coquetel” elaborada por Alexandre Nunes (2015). Começo com um relato reflexivo sobre as experiências de campo que foram realizadas entre 2018 e 2019 e suas reverberações para esta pesquisa no campo prático e teórico. Experimento a leitura de programa performativo da autora Eleonora Fabião (2013) a partir da composição em Performance. Disserto sobre o protagonismo de artistas soropositivos em narrativas da aids abordando a noção “pós coquetel” como possível representação para o exame discursivo da epidemia nas Artes da Cena no Brasil. Esta representação dialoga com ideia de “epidemia discursiva” refletida por Marcelo Secron Bessa (1997) ambos os termos surgem no campo literário, sendo aqui contaminados para um contexto no qual a epidemia é pensada nas Artes da Cena, especialmente na Performance. Desafio lançar um olhar pós coquetel às Artes da Cena exemplificando como esta noção influencia a leitura dos processos criativos de artistas soropositivos. Encerro com a descrição de Práticas Contaminadas, o último escrito que reúne as atividades ainda em análise sobre as práticas artísticas, pedagógicas e informativas da pesquisa em curso.

Agorachupaessa_Fonseca_2020

Link para download aqui