Associação das citocinas (IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, TNF-α e IFN-ɣ ) em coinfectados com HIV/HHV-8 e monoinfectados com HIV

• 2018
  • DISSERTAÇÃO Dayvson Maurício da Silva

Attena Repositório Digital da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

Dayvson Maurício da Silva

Resumo

Em pessoas com doenças associadas ao herpesvírus humano tipo 8 (HHV-8), como o sarcoma de Kaposi (SK), a doença de Castleman multicêntrica (MCD) e o linfoma de efusão primária (PEL) em pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), relatou-se um aumento nos níveis de algumas citocinas, e entre elas destacam-se as citocinas IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, TNF- α e IFN-γ por estarem associadas a estas doenças e a infecção pelo HHV-8. Considerando que o HHV-8 pode influenciar na reação imunológica do hospedeiro aumentando níveis de citocinas e da carga viral do HIV levando ao desenvolvimento de doenças, fomos motivados a realizar o presente trabalho, com o objetivo de comparar os níveis das citocinas IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, TNF- α e IFN-γ em coinfectados HIV/HHV-8 e monoinfectados com HIV. Realizou-se um estudo do tipo caso-controle com 56 amostras de soro de pessoas coinfectadas com HIV/HHV-8 e 95 de monoinfectados com HIV, provenientes do Ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da UFPE coletadas no período de julho de 2015 a outubro de 2016. Os dados sócio demográficos foram obtidos a partir do formulário da pesquisa e os exames laboratoriais dos prontuários dos pacientes. A quantificação das citocinas foi realizada pela técnica de citometria de fluxo, com kits comerciais BD (Cytometric Bead Array – CBA) e human soluble protein master buffer kit utilizando o citômetro BD FACSCalibur™. Houve associação dos níveis das citocinas IL-4, IL-6 e IL-10 em coinfectados HIV/HHV-8 comparados com monoinfectados com HIV. A IL-4 foi significativamente aumentada nos coinfectados com carga viral do HIV detectável e indetectável, e os níveis das IL-6 e IL-10 nos coinfectados com carga viral do HIV indetectável. Houve uma correlação inversa entre os níveis da IL-10 e a contagem de TCD4 nos monoinfectados com HIV, mas não foi encontrada associação entre as medianas das contagens de TCD4 entre coinfectados e monoinfectados. O aumento de citocinas em coinfectados pode constituir marcadores preditivos, além disso, ressalta-se a importância do acompanhamento desses pacientes que podem desenvolver doenças associadas ao HHV-8 na coinfecção com o HIV.

DISSERTAÇÃO Dayvson Maurício da Silva

Link para download aqui