Caracterização do impacto da infecção pelo vírus ZIKA no metabolismo energético do testículo e fertilidade masculina

• 2020_RaqueldasNevesAlmeida

Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UNB)

Raquel das Neves Almeida

Resumo

O Zika vírus (ZIKV) é um vírus transmitido por artrópodes (arbovírus) que também foi identificado como sendo transmitido por outras vias, incluindo transmissão sexual, o que implica em um grande impacto na saúde publica. Já está bastante consolidado em modelo animal que o ZIKV consegue infectar, se reproduzir e causar danos severos na homeostase testicular. Entretanto poucas vias foram descritas e correlacionadas a esse processo de patogênese. Portanto, nesse trabalho buscamos caracterizar algumas vias que possam demonstrar os efeitos da infecção por ZIKV testículo, um órgão de privilégio imunológico. Para avaliar a relação da infecção viral e a modulação molecular do sistema reprodutor masculino, analisamos os testículos de camundongos C57BL/6 infectados ou não com o isolado brasileiro ZIKV (ZIKV BR) por espectrometria de massas com ionização por eletrospray (ESI-MS). Observamos um perfil metabólico diferencial entre os testículos infectados e não infectados pelo ZIKV. Vários metabólitos, especialmente da via glicolítica, foram modulados pelo ZIKV nos testículos, incluindo o aumento da abundância relativa de glicose. Além disso, verificamos por western blot que a infecção por ZIKV causa modulação na expressão de proteínas da via glicolítica. A expressão das proteínas fosfoglicerato quinase (PGK) do tipo 2 e hexoquinase I foi reduzida pela infecção do ZIKV nos testículos. A presença de ZIKV no testículo de camundongos após 14 dias de infecção pelo ZIKV foi confirmada por RT-PCR, mas não foi encontrado material genético viral no plasma ou no cérebro destes animais, sugerindo um tropismo desta cepa pelo testículo. Para investigar as consequências da infecção por ZIKV em testículos humanos, sêmen de homens positivos ou negativos para ZIKV foram coletados e avaliados por proteômica LC-MS/MS Label- free. O sêmen de homens previamente positivos para ZIKV mostrou modulação nas proteínas do metabolismo energético e da espermatogênese. Tomados em conjunto, nossos resultados mostraram que a infecção por ZIKV pode afetar a fisiologia dos testículos pela modulação da via glicolítica. Todos esses dados sugerem a influência da infecção pelo ZIKV no metabolismo celular que poderia apoiar o estabelecimento e a replicação do ZIKV nos testículos. Além disso, esse estudo possibilita a condução de uma investigação aprofundada sobre como o ZIKV pode modular os mecanismos celulares que promovem danos nos testículos para fornecer mais indicações sobre alvos terapêuticos.

2020_RaqueldasNevesAlmeida

Link para download aqui