CARTILHA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST)

• Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA – PREXC
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO – PIBEX

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, com uma estimativa de 376 milhões de casos novos por ano (OMS, 2019).

As ISTs são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada. Algumas IST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente.

Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. O tratamento das IST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças.

O presente trabalho traz um conjunto de informações sobre as ISTs mais comuns na sociedade, abordando aspectos clínicos, patogênese, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Cartilha_Infeccoes_Sexualmente_Transmissiveis_IST_compressed20200610132403

Link para download aqui