Comunicação, AIDS e Gênero: recepção de materiais educativos por usuárias gestantes de uma unidade da Atenção Básica no Rio de Janeiro

• ve_Bianca_Silva_ENSP_2019

Repositório Arca Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Bianca Silva de Pontes

Resumo

As estratégias de comunicação desenvolvidas no campo das IST/Aids integram um conjunto de ações destinadas à prevenção dessas doenças. São veiculadas campanhas na mídia e distribuídos materiais educativos para os serviços de saúde e grupos populacionais. Diante do aumento de casos de Aids entre mulheres a partir dos anos 1990, foram desenvolvidos programas e ações preventivas para gestantes visando a prevenção à transmissão vertical do HIV. Frente à relevância dos materiais educativos nas ações de prevenção, este trabalho objetivou investigar a recepção de mensagens e produção de sentidos sobre prevenção das IST/Aids por gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde. O estudo, de abordagem qualitativa, adotou diferentes técnicas de pesquisa, quais sejam: 1) análise dos elementos do contexto de produção e do dispositivo de enunciação de 14 peças comunicacionais sobre prevenção das IST/Aids destinadas às gestantes; 2) observações diretas de uma atividade educativa promovida em um serviço de saúde, do nível da Atenção Básica, situado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro; 3) grupos focais com seis gestantes atendidas no serviço investigado, destinados à leitura dos 14 materiais educativos. A análise do dispositivo da enunciação e das condições de produção dos materiais demonstrou que o modo como o enunciador semantiza a sífilis e o HIV/Aids, e constrói sua própria imagem e a do destinatário, está atrelado às especificidades do momento histórico-político em que os discursos foram produzidos.

ve_Bianca_Silva_ENSP_2019

Link para download aqui