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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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Conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids : uma abordagem da Ciência da Informação Uma abordagem didático-pedagógica na prevenção das IST: relato de experiência Ou eu luto, ou eu morro”: ativismo em HIV/aids e processos de subjetivação na experiência da Coletiva Loka de Efavirenz A promoção da saúde sexual e reprodutiva no ensino médio: os desafios do cenário de escolas que atendem comunidades quilombolas Representações sociais de mulheres transexuais jovens sobre o HIV/AIDS Corpos coerentes : uma análise sócio-jurídica sobre transição corporal e relações de poder

Conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids : uma abordagem da Ciência da Informação Uma abordagem didático-pedagógica na prevenção das IST: relato de experiência Ou eu luto, ou eu morro”: ativismo em HIV/aids e processos de subjetivação na experiência da Coletiva Loka de Efavirenz A promoção da saúde sexual e reprodutiva no ensino médio: os desafios do cenário de escolas que atendem comunidades quilombolas Representações sociais de mulheres transexuais jovens sobre o HIV/AIDS Corpos coerentes : uma análise sócio-jurídica sobre transição corporal e relações de poder
  • 2020
  • 2020_FláviaMorenoAlvesdeSouza

Fonte

Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UNB)

Autoria

Flávia Moreno Alves de Souza

Resumo

Discute a relevância do conhecimento sobre as formas de transmissão do HIV/aids e as estratégias de Prevenção Combinada. Evidencia a perspectiva interdisciplinar entre a Ciência da Informação e as Ciências da Saúde. Objetiva investigar o conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids entre a população geral no Distrito Federal, DF, Brasil. Trata-se de pesquisa de corte transversal, descritiva, aplicada, de abordagem quantitativa-qualitativa, cujo método utiliza o survey. Os resultados indicam maior proporção de conhecimento moderado e alto acerca das formas de transmissão do HIV/aids. Observa-se haver conhecimento baixo a respeito das intervenções biomédicas baseadas no uso de antirretrovirais, em especial, sobre as Profilaxias Pré e Pós-Exposição. Existem diferenças de conhecimento segundo os subdistritos de residência do DF. Avaliadas as características sociodemográficas e as categorias de conhecimento, tem-se que a faixa etária, o grau de escolaridade e o acesso à internet possuem associação estatisticamente significativa. Fatores emocionais, cognitivos e humanos influenciam na prática informacional de prevenção à infecção pelo HIV e na decisão do uso de informação de saúde preventiva. Concluise que o adequado nível de conhecimento é um dos componentes estruturantes para um controle efetivo da epidemia e impacta sobremaneira as taxas de detecção e de prevalência do HIV. Denota-se relevante ampliar a disponibilização de informações de saúde com valor agregado que atendam às necessidades informacionais do usuário e satisfaçam as suas expectativas, partindo-se da perspectiva centrada no usuário e nos seus aspectos socioculturais.

2020_FláviaMorenoAlvesdeSouza

 

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