• 2021
  • Diversidade sexual e de gênero na formação docente : a heteronormatividade diante das neurociências

Fonte:

LUME, Repositório Digital UFRGS

Autor:

DEISI NORO

Resumo:

A complexidade do conhecimento associada à realidade sobre a diversidade sexual e de gênero constituem um dos sustentáculos para uma educação acolhedora, que promova a interconexão de saberes e a aplicabilidade da íntegra que significa a palavra respeito. Para isso, é necessário investir na formação docente inicial e continuada, de forma que os/as professores/as compreendam e conduzam criticamente as questões trazidas pelas comunidades escolares. A interdisciplinaridade dos estudos de gênero tem sido assombrada pelo desconhecimento, preconceito, interesses político-partidários e crenças religiosas que se sobrepõem aos direitos humanos, o que favorece pensar nas contribuições das neurociências para contrapor a heteronormatividade. Considerando fatores como a aversão em nominar a diversidades sexual e de gênero, o (des) conhecimento prévio dos docentes sobre o tema, a ausência de informações passíveis de identificar os casos de evasão e exclusão escolar que possam ter ligação com a homofobia, as controvérsias presentes em diferentes setores da sociedade capazes de alterar o texto da Base Nacional Comum Curricular, o impacto do uso do nome social na educação básica diante da negação do Programa Escola Sem Homofobia, os limites da interferência social na educação que expõe a visão, as crenças e valores presentes nos comentários de pessoas contrárias à formação docente sobre gênero, esta pesquisa busca qualificar os conceitos, desmistificar ações no ambiente escolar e desconstruir expressões estigmatizadas e difamatórias através dos níveis de análise das neurociências, pela ótica de diferentes autores/as. O referencial metodológico está ancorado numa abordagem qualitativa de natureza aplicada, com o objetivo de ser exploratória, utiliza a revisão documental, bibliográfica e contatos diretos como procedimentos para obtenção dos dados. O campo de pesquisa são docentes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Farroupilha/RS. Entre os instrumentos facilitadores estão a aplicação de questionário, o Projeto de Lei 068/2015, apresentado na Câmara Municipal de Vereadores do mesmo município, as referências ao tema nas discussões e aprovação da BNCC, na Resolução do Conselho Nacional de Educação sobre o uso do nome social para travestis e transexuais, livros e artigos relacionados à temática. Os resultados da pesquisa compuseram oito artigos que são apresentados nos capítulos desta tese. A análise dos resultados indica que a imersão nos exemplos de contribuições das neurociências sobre a diversidade sexual e de gênero favorece o conhecimento da importância em distinguir sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero. A necessidade de uma oficina didática, proposta nos encontros de formação, estabelece uma interlocução entre possíveis expressões de gênero e a sua respectiva organização corporal e identitária, impactando, assegurando e conferindo aos estudos de gênero a certeza das afirmações necessárias para a incompatibilidade entre conhecimento e heteronormatividade.

doc repositório1

Link para download aqui