Episódio depressivo, episódio maníaco/hipomaníaco em pacientes vivendo com HIV/AIDS em terapia antiretroviral

• 2018
  • Aline dos Santos Silveira

Universidade Católica de Pelotas Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Autoria

Aline dos Santos Silveira

Resumo

Esta dissertação foi desenvolvida a partir de um adendo ao projeto intitulado “HIV/AIDS: Adesão e manutenção do tratamento com antirretrovirais”, sendo um estudo transversal, com o objetivo de verificar a prevalência e fatores associados ao episódio depressivo, episódio maníaco/hipomaníaco, em pacientes com HIV/AIDS em terapia antirretroviral de um Serviço de Atendimento Especializado de Pelotas/RS. Os episódios depressivos e episódios maníacos/hipomaníacos têm se tornado frequentes em pessoas vivendo com HIV/AIDS, estando ligados a diversos fatores (reação frente ao diagnóstico, situação de vida frente à doença, medos). Eles podem resultar da própria infecção, seja pela ação do HIV no sistema nervoso central, seja pela ocorrência de doenças oportunistas, seja ainda pela ação de medicamentos utilizados no tratamento. Foram entrevistadas 320 pessoas, utilizando a Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI), versão Plus, para a avaliação de episódio depressivo, episódio maníaco/hipomaníaco. Encontrou-se uma prevalência de 54,1% de episódio depressivo e 20,3% de episódios hipomaníaco/maníacos, ambos ao longo da vida. Os fatores associados à ED foram: ser do sexo feminino (p=0,001) e apresentar vulnerabilidade social [não possuir atividade laboral (p=0,004), possuir benefício do governo (p=0,019) e ser de classe econômica D (p=0,005)]. Enquanto, ser solteiro/divorciado (p=0,021) se mostrou associado à EH/M. Nessa amostra de paciente com HIV/AIDS a prevalência de ED e EM/H foi elevada, se considerados estudos com outras populações.

Aline dos Santos Silveira

Link para download aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.