• Fatores preditores de reinternação precoce em unidade de internação para pacientes com infecção pelo HIV.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Autoria

Ligia Maria Silva de Oliveira

Resumo

Desde a descrição inicial dos primeiros casos da síndrome da imunodeficiência adquirida, em 1981, a doença se expandiu por todo o mundo tornando-se grave problema de saúde pública mundial. Com o advento da terapia antirretroviral (TARV) altamente potente em meados da década de 1990 houve considerável declínio da mortalidade por causas relacionadas à AIDS. No entanto, as doenças oportunistas ainda respondem por consideráveis taxas de mortalidade em pessoas vivendo com HIV em diferentes regiões do mundo. Associado a isto, neste grupo de pacientes são frequentes fatores que prejudicam a adesão ao tratamento e o adequado controle da doença, como uso de drogas ilícitas, vulnerabilidade social e transtornos psiquiátricos. Tais fatores se refletem em elevadas taxas de internação hospitalar em pacientes infectados pelo HIV. Por outro lado, as elevadas taxas de internação elevam custos às instituições de saúde e potenciais risco à saúde dos pacientes. As taxas de reinternação hospitalar em 30 dias tem sido utilizada como marcador de qualidade da assistência á saúde e auxilia da definição de estratégia de prevenção de reinternacões . Neste contexto o presente trabalho buscou avaliar fatores preditores de reinternação hospitalar em pacientes infectados pelo HIV. O estudo realizado foi do tipo prospectivo sendo realizado em enfermaria especializada no tratamento deste grupo de pacientes. Foram avaliados fatores clínicos, contagem de células CD4 + e da carga viral do HIV, indicadores sociais, uso de drogas ilícitas e adesão à terapia antirretroviral, na tentativa de identificar preditores de reinternação hospitalar precoce. A identificação destes potenciais preditores poderão auxiliar no desenvolvimento de estratégias para prevenir readmissões hospitalares evitáveis. Foram convidados a participar do estudo 71 pacientes que passaram por internação no período de agosto de 2016 a agosto de 2018. O estudo buscou apontar através de entrevistas os fatores que levaram a reinternação precoce. Entre os 71 pacientes incluídos no estudo 16 apresentaram reinternação precoce no período de 30 dias. Vale ressaltar que as internações foram consideradas preveníveis diante dos critérios estabelecidos e através dos resultados foi possível concluir que os pacientes que reinternaram na UETDI precocemente apresentam dificuldades de adesão ao tratamento ocasionadas pelo contexto social em que vivem, onde enfrentam o preconceito, abandono, rompimento e fragilização dos vínculos familiares, além dos vícios, que é um grande fator para a não adesão ao tratamento nos pós alta hospitalar.

Link para Download aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.