João W. Nery e sua trajetória em busca de si: o embate das identidades de um auto-personagem

• 2020
  • PDF - ANA LUISA BARBOSA DE MELO

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual da Paraíba

Autoria

Ana Luisa Barbosa de Melo

Resumo

A pesquisa em questão teve como foco de estudo a obra Viagem Solitária: memórias de um transexual trinta anos depois, a qual relata a história de vida do autor-personagem João W. Nery tendo sido publicada pela editora Leya (2011). Para tanto, analisamos alguns trechos da referida obra a fim de verificarmos a trajetória do autor-personagem para assumir sua opção de gênero, fazendo um recorte temporal, por meio do qual observamos elementos importantes sobre a construção identitária do referido personagem, sendo esse representado desde a infância até a velhice do personagem. Desta forma, analisamos o livro tendo como problemática a impossibilidade de João W. Nery ser considerado enquanto homem pela sociedade, uma vez que este nasceu biologicamente mulher, tendo em seu próprio corpo limites para esta realização. A partir disso, traçamos duas hipóteses opostas para a referida pesquisa: a primeira de que, mesmo tendo nascido mulher, João W. Nery consegue ser um homem e a segunda consiste na impossibilidade de o autor-personagem ser concretamente um homem. A presente pesquisa trabalhou com o conceito de gênero enquanto performance, já abordado pela autora Judith Butler (2016). Neste sentido, consideramos a noção de gênero como sendo fictícia, uma vez que esta é performatizada por atos repetitivos, tendo por objetivo principal dividir o gênero através do binarismo (macho x fêmea). Além deste conceito teórico, utilizamos recortes importantes sobre a identidade transexual, já pesquisada, dentre outros autores, por Bento (2006/2008), Tenório e Prado (2015), uma vez que uma das possíveis identidades do autor-personagem é a identidade trans masculina. Ao final da análise, consideramos que o autor-personagem conseguiu para si a construção de uma identidade masculina, já que ele sempre se reconheceu como um homem de verdade, desde a tenra infância.

PDF - ANA LUISA BARBOSA DE MELO

Link para download aqui