O direito à prevenção da Aids em tempos de retrocesso: religiosidade e sexualidade na escola

• 2019
  • O direito à prevenção da Aids em tempos de retrocesso religiosidade e sexualidade na escola

SciELO

Vera Paiva, Maria Cristina Antunes e Mauro Niskier Sanchez

Resumo

Esse artigo discute os desafios da prevenção em tempos de crescimento de casos de Aids entre jovens. Opiniões e práticas de estudantes no ensino médio, coletadas em pesquisa realizada de 2013-2017, indicaram que estavam incorporando o discurso preventivo e que a religiosidade tem efeito em crenças e valores antes da iniciação sexual, mas pode interferir negativamente no uso de preservativo desde a primeira relação. Sustentar o direito à prevenção dependerá de ampliarmos a compreensão pública sobre como a religiosidade vivida difere da política-religiosa. Sugere-se monitorar o efeito da retomada de discursos morais que remontam à ditadura civil-militar e da possível descontinuidade de programas de prevenção bem-sucedidos junto aos jovens desde os anos 1990. É urgente compreender a dinâmica entre velhos e novos discursos que estruturam a sexualização (frequentemente via redes sociais) assim como o acesso à recomendada “prevenção combinada” das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).

Link para download aqui