Produção de cartilha sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência de forma colaborativa com alunos do ensino médio

Fonte:

Pantheon Repositório Institucional da UFRJ

Autoria:

LÍVIA DOS SANTOS ANDRADE DE ALBUQUERQUE

Resumo:

As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) atingem cada vez mais a população mundial especialmente a faixa etária que comporta os adolescentes. Essas doenças, assim como uma gravidez indesejada, podem ser facilmente evitadas através do uso de métodos contraceptivos conhecidos pela maioria dos adolescentes, porém pouco utilizadas devido a diversos fatores como a falta de estímulo da família, do ambiente escolar ou apenas por uma questão cultural. Além das IST, outro grande problema de saúde pública, é o grande número de adolescentes grávidas no Brasil, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, onde ocorre o estudo. O uso da escola como promotor de saúde pode trazer resultados expressivos na qualidade de vida desse indivíduo na fase adulta podendo inclusive diminuir a cadeia de transmissão dessas doenças. Esse estudo se propôs a elaborar e aplicar uma sequência didática visando promover o entendimento dos alunos quanto à prevenção às IST e gravidez na adolescência. Após a aplicação da sequência didática os alunos foram estimulados e se mostraram capazes de compartilhar o que aprenderam através da produção de uma cartilha educativa sobre o assunto. A cartilha é também um produto deste estudo que poderá ser utilizado dentro da escola como instrumento de debate entre outros alunos. Toda a construção do conhecimento foi baseada em um ensino investigativo na busca de um aprendizado significativo, onde o aluno não apenas repete conceitos, mas aprende a aplicar o que aprendeu em seu cotidiano. O estudo se mostrou relevante, pois os alunos puderam exercitar a pesquisa, o debate com outros adolescentes da mesma faixa etária, aprenderam conceitos importantes sobre a reprodução humana além das formas de prevenção às várias infecções. Ao final se mostraram capazes de repassar o conhecimento adquirido.

Link para download aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.