Protocolo Estadual sobre Saúde Sexual e Reprodutiva dos Adolescentes do Mato Grosso do Sul

• Protocolo-Saúde-Sexual-e-Rep-Adolescentes_21x297cm

Atenção à Saúde do Mato Grosso do Sul

Autoria

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Secretaria do Estado de Saúde

Resumo

Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde, através Gerência da Saúde do Adolescente, elabora e aplica políticas para garantir a qualidade de vida da população na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, em consonância com o Ministério da Saúde. Este documento foi construído com a colaboração de diversas áreas como saúde da mulher, saúde do homem, rede cegonha, saúde da criança, vigilância de doenças não transmissíveis, da violência, saúde da mulher, saúde do homem, criança e com outras instituições reforçando a importância da intersetorialidade das ações.

Esta publicação objetiva subsidiar os profissionais de saúde que assistem essa população, sobretudo aqueles que atuam na atenção básica, para uma abordagem integral ao adolescente, livre de preconceitos e sem juízo de valor, dos assuntos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva e está comprometida com o planejamento e desenvolvimento de ações que reconheçam adolescentes e jovens como sujeitos de direito e promovam condições para que desenvolvam condições para o exercício de sua autonomia e construção de seus projetos de vida. Garantir os direitos reprodutivos a adolescentes e jovens, significa assegurar que tenham acesso aos métodos eficientes, seguros, aceitáveis e financeiramente compatíveis de planejamento familiar, assim como a outros métodos de regu-
lação da fecundidade a sua escolha e que não contrariem a lei, bem como o direito de acesso a serviços apropriados de saúde que propiciem às mulheres as condições de passar com segurança pela gestação e parto, proporcionando aos casais uma chance melhor de ter um filho sadio. Para tanto, as informações, os métodos e os serviços, como também a assistência ao pré-natal, ao parto e ao puerpério devem ser assegurados de modo irrestrito, de maneira que a gravidez possa ser desejada, planejada e vivenciada de modo saudável.

Protocolo-Saúde-Sexual-e-Rep-Adolescentes_21x297cm

Link para download aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.