• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

Sexualidade na adolescência e juventude: análise discursiva dos fascículos “adolescentes e jovens para educação entre pares” do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Sexualidade na adolescência e juventude: análise discursiva dos fascículos “adolescentes e jovens para educação entre pares” do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
  • 2020
  • Rita de Cássia Camelo Bueno Cavalcanti

Fonte

Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações da PUC Goiás

Autoria

Rita de Cássia Camelo Bueno Cavalcanti

Resumo

A presente tese, vinculada na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), objetivou analisar a discursividade da proposta apresentada pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Nele, constam textos e oficinas pedagógicas tidas como sugestões para que os (as) educadores (as) entre pares (educação e saúde) possam se basear e construir com seus alunos adolescentes e jovens novos modos de se relacionar consigo e com os outros. São oito os fascículos que compõem a série “Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares”. No entanto, para a análise discursiva de tal material, priorizou-se como corpus discursivos as orientações fornecidas para a execução das oficinas pedagógicas presentes em apenas três dos oito fascículos, uma vez que esses tratam mais diretamente da questão da sexualidade. São eles: Sexualidade e Saúde Reprodutiva; Prevenção das DSTs, HIV e AIDS e Diversidades Sexuais. Assim, o capítulo 1, trata das compreensões sobre situação de saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens sob os temas e subtemas: Adolescência e juventude e subtemas – Adolescência e juventude: uma construção social, histórica e cultural; Adolescência, Juventude e subjetividade; Adolescentes, Jovens e a Afetividade; Adolescente e Jovem: vida sexual e doenças sexualmente transmissíveis. No capítulo 2, por sua vez, realiza-se uma discussão acerca da Análise de Discurso (AD), concebida a partir de Michel Pêcheux e o Discurso Pedagógico, à luz de Eni Pulcinelli Orlandi. Trata-se, neste capítulo, os seguintes subtemas: Análise de Discurso, de Michel Pêcheux; Ideologia e Sujeito (IS), Dispositivo de Interpretação (DI) e Discurso Pedagógico (DP) no contexto escolar. O capítulo 3 apresenta a análise discursiva das orientações apresentadas das oficinas dos fascículos da série: Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Este capítulo está organizado nos seguintes subtítulos: Histórico e diretrizes do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas; Fascículos temáticos do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas; Fascículo Sexualidades e Saúde Reprodutiva: Adolescentes e Jovens para a educação entre pares; Fascículo Prevenção das DSTs, HIV, Aids): Adolescentes e Jovens para a educação entre pares; Fascículo: Diversidades Sexuais – Adolescentes e Jovens para a educação entre pares; Oficinas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas; Análises discursivas das oficinas pedagógicas. Neste último capítulo, buscou-se analisar o tipo de discurso pedagógico apresentado nos enunciados que orientam as oficinas pedagógicas dos fascículos temáticos do SPE. Os resultados apontam que o tipo de discursividade das Oficinas Pedagógicas dos SPE (2010), ainda que pareçam polêmicos, uma vez que é fundamental para estimular o público atendido e colocar em prática sua cidadania, considerando a importância da efetivação de direitos humanos individuais e comunitários e, desse modo, dificulta o risco de apropriar-se de estigmas e preconceitos, a discursividade apresenta traços tipicamente de texto informativo. Destaca-se que, em nenhum momento, percebeu-se, nos textos das oficinas, espaços para que os adolescentes e jovens pudessem inserir suas dúvidas, inquietações, angústias e incertezas sobre o sexo e a sexualidade vivenciadas em sua singularidade. Notou-se, então, uma polissemia bastante controlada, característica nuclear de um discurso pedagógico autoritário

Rita de Cássia Camelo Bueno Cavalcanti

 

Link para download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.