Síndrome metabólica e sua associação com fatores sociodemográficos, clínicos e comportamentais em pessoas que vivem com HIV/aids

• Síndrome metabólica e sua associação com fatores sociodemográficos, clínicos e comportamentais em pessoas que vivem com HIVaids

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Christefany Régia Braz Costa

Resumo

Trata-se de um estudo transversal, analítico, com objetivo avaliar a prevalência da síndrome metabólica e sua relação com fatores sociodemográficos, clínicos e comportamentais em pessoas que vivem com o HIV/aids (PVHA) acompanhadas ambulatorialmente no município de Ribeirão Preto-SP. A coleta de dados foi realizada em cinco Serviços de Atendimento Especializado (SAE) dos diferentes Distritos Sanitários no município, de outubro de 2014 a setembro de 2016. Foram incluídos pacientes que conheciam sua condição sorológica, idade igual ou superior a 18 anos de ambos os sexos; em uso da terapia antirretroviral (TARV) (mínimo seis meses), acompanhado ambulatorialmente; e excluídos indivíduos em situações de confinamento e histórico de doença cardiovascular. Uma amostra não probabilística, estratificada, foi formada por 340 indivíduos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, em sala privativa. Utilizou-se instrumento de caracterização sociodemográfica, clínica e comportamental construído para estudo, o Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral en Personas com Infección por VIH y Sida (CEAT-VIH) para avaliação da adesão à TARV e um questionário de frequência alimentar intitulado “Como está sua alimentação?”. Para avaliação da síndrome metabólica (SM) foram utilizados os critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III (NCEP-ATPIII) e da International Diabetes Federation (IDF). O projeto foi aprovado pelo comitê de ética sob protocolo nº CAAE. A prevalência de SM em PVHA através do critério IDF foi de 28,5% (n=97) e de 39,3% (n=134) pelo NCEP-ATPIII. Houve boa concordância entre os critérios (AC1=0,74). Os fatores que se associaram a SM foram: sexo, idade, escolaridade, estado civil, situação de trabalho, orientação sexual, tabagismo, não realização de atividades de lazer e hipertensão, diabetes e dislipidemia autodeclaradas. O aumento do índice de Massa Corpórea (IMC), do risco cardiovascular, dos lípides e da glicemia também se associou. Além do maior tempo de uso da TARV, maior tempo de diagnóstico do HIV, a carga viral e ao uso da TARV da classe dos inibidores de protease (IP). Foram fatores preditores de SM: sexo feminino; escolaridade menor ou igual a oito anos; IMC com sobrepeso, obesidade grau I e obesidade grau II; baixo HDL-c; triglicerídeos limite, alto e muito alto; tolerância à glicose diminuída e diabetes mellitus; alto risco cardiovascular e maior tempo de TARV. Os fatores de proteção foram orientação homossexual e o maior tempo de diagnóstico do HIV. Conclui-se que as PVHA no município de Ribeirão Preto, acompanhadas ambulatorialmente, apresentam significativa prevalência de SM e diversos fatores associados. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias para o atendimento a essa população, com foco na promoção de hábitos saudáveis, considerando seus determinantes sociais, clínicos e comportamentais, bem como o diagnóstico e tratamento precoce da SM visando à prevenção de eventos cardiovasculares.

Link para Download aqui