Uma abordagem didático-pedagógica na prevenção das IST: relato de experiência

• marystherfrançosoteixeiradacosta

Repositório Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Marysther Françoso Teixeira da Costa

Resumo

O presente estudo reflete uma inquietação que surgiu a partir da observação da autora ao longo dos anos em sua prática docente no segmento da educação básica, em relação à fala despreocupada de muitos adolescentes no que tange às IST, incrédulos a respeito de sua própria vulnerabilidade. Com efeito, são frequentes os casos de gravidez indesejada, evidenciando a prática de atividades sexuais desprotegidas e vindo ao encontro das crescentes estatísticas de IST no público jovem. Assim, este trabalho teve como objetivo propor um desafio aos alunos para que, através de metodologia ativa, apresentassem propostas de atividades ao restante da turma, propostas estas que foram embasadas no contexto trabalhado em aulas e pesquisas sobre o tema feitas pelos alunos na intenção de que, como protagonistas na construção do conhecimento, alcançassem uma aprendizagem significativa. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Raul Soares, situada no município de Ubá, MG, com uma turma do 3º ano do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultado, foi construída um roteiro de sequência didática norteadora, surgida a partir das atividades apresentadas pelos alunos. Pretende-se que este roteiro (produto) tenha o potencial de ser utilizado por outros professores em outros contextos. Ao longo desse processo, foi perceptível a ludicidade nas propostas, elaboradas com muita criatividade e autenticidade, o que reforça a ideia de que há de se considerar o indivíduo em todos os seus aspectos, na perspectiva de que o entretenimento, as emoções e as atitudes devem caminhar lado a lado com o conhecimento, sem perdas para quaisquer das partes, rumo a uma aprendizagem significativa.

marystherfrançosoteixeiradacosta

Link para download aqui