• A-
Marca do Programa USP 60+ Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
disciplina regular 2 semestre
Disciplina Regular

EDA0463 – Política e Organização da Educação Básica no Brasil

Os interessados deverão encaminhar um e-mail solicitando matricula na disciplina para o Serviço de Graduação da FE graduacaofe@usp.br no período de 03 e 04/08/2021. Será seguida a ordem de recebimento dos e-mails para matrícula. Emails recebidos fora do período serão desconsiderados.

Obrigatório o envio dos dados abaixo:
Nome completo
Disciplina
Turma, horário e docente
Cópia do RG legível

Caso tenha o número N° USP, favor enviar junto aos dados listados acima.

Programa Resumido

Esta disciplina visa propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas públicas de educação, bem como da organização escolar e da legislação educacional referentes à Educação Básica, em suas diferentes modalidades de ensino, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. Para tanto, desenvolverá os seguintes tópicos: a) Função social da educação e natureza da instituição escolar: inserção do sistema escolar na produção e reprodução social; b) Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença; c) Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais; d) Planejamento e situação atual da educação; e) Financiamento da educação; f) Gestão dos sistemas de ensino; g) Unidade escolar: gestão e projeto pedagógico.

Participe! Veja as informações abaixo

Objetivos Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
Pré-requisitos Não há
Docente Professor João Francisco Migliari Branco
Período De 09/08/2021 até 07/01/2022

Turma 1

Dias e Horários sex das 14:00 às 17:40
Vagas 5

Turma 2

Dias e Horários sex das 19:30 às 23:00
Vagas 5

Unidade Faculdade de Educação
Endereço Av. da Universidade, 308 - 1 - SP
CEP:

Informações e Inscrições

Local Serviço de Graduação
- 1 - SP
CEP:
E-mail graduacaofe@usp.br
Período de inscrições De 03/08/2021 às 00:01
Até 04/08/2021 às 23:59

Não há Comentários :(

Os comentários estão fechados.