• A-
Marca do Programa USP 60+ Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
disciplina regular 2 semestre
Disciplina Regular

EDF0296 – Psicologia da Educação : Uma Abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar

Os interessados deverão encaminhar um e-mail solicitando matricula na disciplina para o Serviço de Graduação da FE graduacaofe@usp.br no período de 03 e 04/08/2021. Será seguida a ordem de recebimento dos e-mails para matrícula. Emails recebidos fora do período serão desconsiderados.

Obrigatório o envio dos dados abaixo:
Nome completo
Disciplina
Turma, horário e docente
Cópia do RG legível

Caso tenha o número N° USP, favor enviar junto aos dados listados acima

Programa resumido:

A Psicologia constituiu-se historicamente como uma das ciências nas quais a Educação mais busca suporte para entender e intervir nas questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar. As críticas a essas apropriações, já feitas no âmbito da própria Psicologia, são tratadas no curso. Além disso, são apresentadas as principais teorias psicológicas, sua presença na educação na atualidade e no entendimento do processo de desenvolvimento psicológico dos alunos, da sua aprendizagem e das práticas e processos escolares. Para tanto, vale-se do trabalho de alguns autores que têm contribuído para a construção de referenciais teóricos que levam em consideração a natureza complexa e multideterminada dos processos de ensino e aprendizagem, da natureza das relações interpessoais e dos fenômenos psicossociais que se desenvolvem no dia-a-dia das escolas.

Participe! Veja as informações abaixo

Objetivos a) Apresentar e discutir criticamente as aproximações entre a Psicologia e a Educação Escolar, particularmente no âmbito da educação brasileira e da formação de professores. b) Apresentar os fundamentos da psicologia da educação e da psicologia escolar crítica, suas contribuições para o entendimento das relações professor-aluno, como lócus privilegiado no entendimento dos processos de desenvolvimento psicológico e da aprendizagem no contexto das instituições escolares e de seu cotidiano. c) Apresentar e discutir algumas das principais questões do cotidiano escolar, enfatizando as matizes sociais e institucionais na constituição das práticas e processos escolares e seus resultados. d) Apresentar noções elementares da pesquisa que toma a escola como objeto de estudo bem como fornecer bases conceituais e práticas sobre as técnicas de observação e entrevista e seus registros, tomados como instrumentos formativos para a prática pedagógica e pesquisa educacional.
Pré-requisitos Não há
Docente Professora Ana Karina A. Checchia
Período De 09/08/2021 até 07/01/2022

Turma 1

Dias e Horários ter das 19:30 às 23:00
Vagas 5

Turma 2

Dias e Horários qua das 19:30 às 23:00
Vagas 5

Unidade Faculdade de Educação
Local FEUSP
Endereço Av. da Universidade, 308 - 1 - SP

Informações e Inscrições

Local Serviço de Graduação
- 1 - SP
CEP:
E-mail graduacaofe@usp.br
Período de inscrições De 03/08/2021 às 00:01
Até 04/08/2021 às 23:59

Não há Comentários :(

Os comentários estão fechados.