Infelizmente, seu JAVASCRIPT está desabilitado. Habilite o javascript no navegador para ativar o formulário.

  • A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
  • O Concurso
    • Premiados 2021
    • Equipe Nascente USP
  • Exibições
    • Sarau Literário
    • Visualidade Nascente
    • Festa de Premiação
  • Edições Anteriores
    • Nuestra historia
    • Assista as premiações anteriores
    • Atestado
Cerrar


Finalistas – Fotografia – 20181x1

Carol Veríssimo

Unidade de ensino: Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH
Curso: Têxtil e Moda
Título da série: Reflexos Urbanos

Ensaio fotográfico realizado na cidade de São Paulo entre março e junho de 2018. Fotografias digitais com smartphone Galaxy J7 13MP, edição em Photoshop e Lightroom.


Reflexos_Urbanos

Reflexos_Urbanos4 Reflexos_Urbanos9 Reflexos_Urbanos10 Reflexos_Urbanos16 Reflexos_Urbanos17 Reflexos_Urbanos18Reflexos Urbanos | impressões em jato de tinta sobre papel de algodão Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g fosco | 10 x 13,4 cm | 2018


Daniella Motta

Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Título da série: Porto de Santos- a geografia, as águas e a presença humana

Retratou-se o porto de Santos a partir da  geografia, do movimentos das água e da  presença humana no espaço. O porto é visto  como um fato da natureza, tal como uma gruta,  um cardume de peixe ou um formigueiro, pois o  ambiente natural é engenhosamente reorganizado para permitir a existência humana.


Porto_santos1

Porto santos3Porto santos4Porto de Santos – a geografia, as águas e a presença humana | impressões em jato de tinta sobre papel de algodão a partir de negativo 35 | 30 x 20 cm | 2018.

Gabriel Barrella

Unidade de ensino: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH
Curso: Filosofia
Título da série: Três lagoas, Centro-Oeste, Brasil

A busca da série é por compreender o espaço de intersecção, através da arquitetura, entre os locais abertos e fechados de uma cidade incrustada a força, sem tradição, em uma das imensas planícies brasileiras. Sobra terra, mas ela não é compartilhada.


Tres logoas1 Três Lagoas, Centro-Oeste, Brasil #1 | impressão em jato de tinta sobre papel de algodão Hahnemühle Photo Rag Ultra Smooth | 111 x 74 cm | 2017.


Tres_logoas4Três Lagoas, Centro-Oeste, Brasil #4 | impressão em jato de tinta sobre papel de algodão Hahnemühle Photo Rag Ultra Smooth | 111 x 74 cm | 2017.


Guilherme Gaspar

Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Título da série: Alphaville Residencial

Alphaville Residencial é um projeto que propõe, através da fotografia, uma reflexão sobre o fenômeno sócio-espacial dos condomínios fechados, seu repertório simbólico e idealizado, assim como busca trazer à tona questões da vida (não)urbana e da psicologia social.O presente projeto toma como objeto de pesquisa principalmente o condomínio Alphaville Residencial 1, o primeiro loteamento fechado construído no bairro de Alphaville. De modo clínico e objetivo, as imagens selecionadas demonstram o interior do condomínio, as casas, seus jardins, portões de entrada, calçadas, e diversos elementos que representam a busca pela utopia de segurança. O espaço mostra-se como como artificial e vazio, ao mesmo tempo que carrega em si todos os signos e desejos envolvidos em sua concepção. O conjunto apresentado é formado por cinco obras, sendo três dípticos e duas imagens individuais.


Alphaville1Alameda Holanda  | impressão em jato de tinta sobre papel Epson Photo Paper Luster a partir de negativo 120, montada em foam board | 70 x 62 cm | 2017.

Alphaville1_1Alameda Moscou  | impressão em jato de tinta sobre papel Epson Photo Paper Luster a partir de negativo 120, montada em foam board | 70 x 62 cm | 2017.

Alphaville2_1        Alameda Áustria  | impressão em jato de tinta sobre papel Epson Photo Paper Luster a partir de negativo 120, montada em foam board | 70 x 62 cm | 2017.

Alphaville2_2          Alameda Suíça  |  impressão em jato de tinta sobre papel Epson Photo Paper Luster a partir de negativo 120, montada em foam board | 70 x 62 cm | 2017.

Alphaville3_1    Alameda França #1 | impressão em jato de tinta sobre papel Epson Photo Paper Luster a partir de negativo 120, montada em foam board | 70 x 62 cm | 2017.

Alphaville3_2Alameda França #2 | impressão em jato de tinta sobre papel Epson Photo Paper Luster a partir de negativo 120, montada em foam board | 70 x 62 cm | 2017.

Juliana Akstein 

Unidade de ensino: Escola de Comunicações e Artes – ECA
Curso: Artes Visuais
Título da série: Paisagem interior

Paisagem interior é uma série de cinco fotografias digitais impressas sobre rice paper.


Paisagem interior1 Sem título #1 | impressão em jato de tinta sobre papel Rice Paper | 39 x 55,5 cm | 2018.

Paisagem interior2

       Sem título #2 | impressão em jato de tinta sobre papel Rice Paper | 40,5 x 45 cm | 2018. 

Leandro Leão 

Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU
Curso: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Título da série: Praia do sol

A série Praia do Sol registra uma das praias urbanas da Represa Guarapiranga. Esse lugar contraria – reverte? – a traumática relação da metrópole paulistana com a água. As fotografias ampliam [e estranham] o imaginário da paisagem de São Paulo.


Praia_sol_n51Praia do sol n. 51  | impressão fine art sobre papel Hahnemühle Photo Rag Ultra Smooth | 90 x 60 cm  | 2017.
Praia_sol_n73                  Praia do sol n. 73 | impressão fine art sobre papel Hahnemühle Photo Rag Ultra Smooth | 90 x 60 cm  | 2017.

Ligia Sato


Unidade de ensino:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU
Curso: Design
Título da série: Monocromia sem visão

Inspirado em um dia nublado, Monocromia sem visão mostra estruturas do espaço urbano paulistano: grandes blocos de concreto, monocromáticos e sem aberturas ou janelas Assim como em um dia repleto de nuvens, onde as cores ficam lavadas, não há grande contraste e a visão é enfraquecida, as construções das fotografias representam um paralelo, pálidas e que cortam o olhar.


Monocromia sem visao

Monocromia sem visao4

Monocromia sem visao5

  Monocromia sem visão | impressão em jato de tinta sobre papel de algodão | 60 x 40 cm  | 2017.

Luiza Beraldo 

Unidade de ensino: Escola de  Comunicações e Artes – ECA
Curso: Artes Visuais
Título da série: Igarapava

Ensaio fotográfico com três imagens digitais.

(Clube da madrugada- fotografia selecionada como finalista, representando a série Igarapava)


IgarapavaClube da madrugada | impressão em jato de tinta sobre papel algodão | 58 x 88 cm | 2018.


Título: 68/18

O retrato, originalmente em preto e branco, é uma imagem colorida e manipulada digitalmente de Ísis de Oliveira, estudante de Letras da USP, brutalmente assassinada pela ditadura militar. A obra busca resgatar a memória dos militantes da USP, dos 50 anos desde 1968 e de divulgar o Relatório Final da Comissão da Verdade da USP, lançado no início deste ano.


68_1868/18 | impressão digital base solvente | 118,9 x 84,1 cm | 2018.


Publicaciones Relacionadas

(Português do Brasil) Comunicado sobre as inscrições 2024

12/04/2024

(Português do Brasil) Regulamento 2024

02/02/2024

(Português do Brasil) Finalistas e Premiados de Design | 30º Nascente

12/12/2023

(Português do Brasil) Premiados e Finalistas de Artes Cênicas | 30º Nascente USP

11/12/2023

(Português do Brasil) Catálogo Nascente 2023

08/12/2023

(Português do Brasil) Premiados e Finalistas de Música Erudita | 30º Nascente

08/12/2023

(Português do Brasil) Finalistas e Premiados de Texto | 30º Nascente

07/12/2023

(Português do Brasil) Premiados e Finalistas 2023 – Música Popular

01/12/2023

Suscríbete a nuestro boletín

Reciba noticias sobre eventos, cursos y actividades que tienen lugar en la USP.


    • Contato
    • Transparecia
    • Normas
    • Créditos
    • Marcas

    Anfiteatro Camargo Guarnieri | Rua do Anfiteatro, 109 | Cidade Universitária | São Paulo - SP | CEP 05508-060