• A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Concurso Olhar 60+ da sua Janela – Exposição

A segunda edição do concurso fotográfico o olhar do 60+ teve como tema o olhar da sua janela. Em tempos de pandemia e com as medidas necessárias de quarentena, não podemos sair às ruas, viajar e encontrar amigos como fazíamos. Mas, mesmo de dentro das nossas casas, podemos manter o nosso olhar poético e descobrir a beleza do que nos cerca e o que nos encanta a partir das nossas janelas. As fotos inscritas nos mostraram esse olhar observador do belo que está contido na imagem da lua ou de um por do sol, um pássaro, um gato, trabalhadores na fachada de um prédio, o raio de sol em uma planta, transeuntes a cruzarem uma rua ou mesmo o cinza de uma tempestade que se avizinha recortado por um arco-íris. Mostraram como os olhares são diferentes, assim como as nossas poesias.
A forma como os 60+ estão enfrentando esse momento e o que os está inspirando foi muito importante para nós. As suas fotografias certamente inspirarão outros, assim como fomos inspirados, a não desistirem de buscar a poesia no que nos cerca, mesmo que seja uma natureza morta. Nós, da USP 60+, ao elaborarmos essa segunda edição, não esperávamos uma compilação de obras tão belas e sensíveis. Sentimo-nos muito gratos a todos que compartilharam os seus momentos. E certamente outros que acessarão também se sentirão tocados e sensibilizados. Parabéns a todos que participaram. Independentemente de terem ou não sido selecionados, são todos vitoriosos.

Dr. Egidio Dorea
Coordenador do Programa USP 60+


Duas premissas foram essenciais neste concurso: ter mais de sessenta anos e ter o olhar da janela nesta pandemia.Nem todos, porém, se confinaram em apartamentos, indo buscar refúgio em lugares mais amplos como sítios perto da natureza.
A partir destes conceitos e situações, analisamos as fotos e vimos imagens excelentes mas que não cumpriam as regras e vimos também fotos muito incipientes por terem sido praticadas por amadores.
Este concurso teve a virtude de dar um alento a estas pessoas, que pela idade e consequente fragilidade diante da pandemia, pudessem expor seus momentos e sentimentos.
Nossa posição diante deste contexto foi orientada pelas imagens por si, considerando aspectos técnicos, como enquadramento, foco (ou a falta intencional dele), luz e cor, além da emoção transmitida pela cena captada.
Foi difícil ter este discernimento pois para aqueles que estão na ação de fotografar aquele momento representa algo para si, o que para a curadoria nem sempre é recebido com a mesma intensidade. Para aqueles que tiveram fotos que não cumpriram as regras, é importante ressaltar a positividade diante desta situação inimaginável que estamos vivendo. É interessante perceber que não se deixaram abater e buscaram alegria, prazeres e entusiasmo em uma nova ferramenta que traduz estas emoções.
O celular trouxe para estas pessoas um caminho não só de comunicação como de exposição de sua arte.
Percebemos alguns participantes com câmeras mais sofisticadas ou com mais intimidade na arte de fotografar. Vale observar os belos textos que acompanharam as fotos. Nem sempre conseguimos cumprir com facilidade a tarefa de seguir ao pé da letra as regras impostas pelo concurso, porém tivemos que fazê-lo, mesmo que em alguns momentos tenhamos sido movidos pela primeira impressão, quando a emoção da imagem apresentada foi maior que a técnica.
Escolher apenas 50 fotos para a exposição foi também tarefa árdua, tendo em vista a qualidade geral muito elevadas.
Nós, jurados, parabenizamos em primeiro lugar todos os participantes, bem como à comissão organizadora do concurso que viabilizou este transbordar de arte em um momento tão difícil de nossas vidas.

Regina Caracas e Marcio BIG Mattos
Comissão Julgadora do Concurso 

 


Confira os trabalhos dos participantes selecionados na segunda edição do Concurso Fotográfico – O Olhar do 60+ da sua Janela