giro cultural usp

você quer conhecer os museus e acervos da usp?

Então você veio ao lugar certo! O Giro Cultural é um programa de passeios culturais e científicos pelo campus da USP e por São Paulo. Ele é voltado principalmente para o público escolar, mas também podemos atender o público espontâneo todo o último sábado de cada mês, mediante agendamento.

  1. A USP conhecendo a USP

    Este roteiro tem duração de 6h00 e tem a proposta de integrar a Universidade e seus diversos Campi, é voltado para professores, funcionários e alunos da USP  e é realizado no segundo sábado de cada mês. Consiste na execução de um tour pelo campus Butantã, assim como acontece no roteiro Panorâmico, porém com o foco maior em apresentar curiosidades do campus e da Universidade. Após o tour, o grupo é conduzido para o Centro de São Paulo, onde são realizadas as visitas ao Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA) e ao Museu de Arte Contemporânea (MAC). Este é o roteiro mais novo do programa, realizado pela primeira vez no mês de Agosto com a  recepção ao Campus de São Carlos, já em Setembro o Campus de Ribeirão Preto realizou a visita. As próximas atividades programadas são os atendimentos aos Campi de: Piracicaba em Outubro; Lorena e Pirassununga em Novembro e Bauru em dezembro.

    Duração: 6 horas

    Entrada: Franca

    Ponto de Encontro: BBM

    Dias e horários:  2º Sábado do mês

    Pontos de Parada: CEUMA | MAC

     

  2. Vista panorâmica: um passeio pelo campus

    O roteiro panorâmico tem a duração de 1h30 e compreende a apresentação de toda a extensão do campus universitário. Há algumas paradas durante sua realização, como na Praça do Relógio, o Monumento em Homenagem à Ramos de Azevedo (Praça do Cavalo)  entre outros pontos. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o campus. O roteiro é realizado em   ônibus da prefeitura da USP (antigo ônibus circular).

    Duração: 1h30min

    Ponto de encontro: Portão 10 do CEPE-USP (Centro de Práticas Esportivas da USP – Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária, Butantã)

    Dias e horários: terça à sexta-feira: 10h ou 14h

    Entrada: Franca

    Parada: Praça do Relógio
    Itinerário

     

     

  3. Acervo Científico

    Este roteiro tem duração de 2h30 e compreende a visita a três diferentes museus dentro do campus. São eles: Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico e Museu de Geociências-IGc. Em cada museu há um monitor esperando pelo grupo, sendo este o responsável pela monitoria dentro do museu. O tempo de visita em cada museu é de 30 minutos, com 10 minutos de deslocamento de um para o outro.

    Duração: 2h30min

    Pontos de encontro: Portão 10 do CEPE-USP (Centro de Práticas Esportivas da USP – Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária, Butantã).

    Dias e horários: terça à sexta-feira: 10h ou 14h

    Entrada: Franca

    Pontos de Paradas: Museu OceanográficoMuseu de Anatomia Veterinária; Museu de Geociências

  4. A USP e a São Paulo Modernista

    É o primeiro roteiro do GIRO CULTURAL USP realizado fora da Cidade Universitária. Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do Metrô, o passeio tem início no Parque da Independência – Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, passando pelo centro da cidade, onde destaca as principais edificações modernistas, como o Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. O ponto de parada seguinte é o Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo. O passeio termina no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque do Ibirapuera.
    O roteiro procura oferecer aos visitantes um olhar e uma leitura distintos sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950.
    O roteiro conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de um guia com cadastro no Ministério do Turismo. Todo o trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.
    Duração: 4 horas

    Entrada: Franca

    Ponto de Encontro: Estação de Metrô Alto do Ipiranga (Catraca)

    Dias e horários: sábados, às 10h

    Pontos de Parada: Parque da Independência – Museu Paulista;  Theatro Municipal;  MAC – Museu de Arte Contemporânea.

    Itinerário

    Inscrição:  girocultural@sinteseeventos.com.br

    Telefone:  11 3721-5720

  5. Acervo Cultural

    Este roteiro também tem duração de 2h30 e compreende a visita em diferentes espaços. São eles: Biblioteca Brasiliana (BB), Museu da Educação e do Brinquedo da Faculdade de Educação (MEB-FE) ou Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e o Arquivo Geral da Universidade e aos ensaios abertos da OSUSP, a Orquestra Sinfônica da Universidade. Assim como no roteiro científico, em cada espaço há um mediador para receber o grupo e fazer a monitoria nos espaços..

    Duração: 2h30min

    Pontos de encontro: Portão 10 do CEPE-USP (Centro de Práticas Esportivas da USP – Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária, Butantã)

    Dias e horários: terça à sexta-feira: 10h ou 14h

    Entrada: Franca

    Pontos de parada: MAE – Museu de Arqueologia e EtnologiaPaço das Artes.

o giro cultural

Giro Cultural USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que promove passeios gratuitos à população com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da Universidade, tornando a sociedade participativa também nesse contexto. São três roteiros na Cidade Universitária: (Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Científico, sendo que o primeiro é oferecido, também, em inglês, acompanhando o processo de internacionalização da instituição. E um roteiro fora da Cidade Universitária A USP e a São Paulo Modernista.