Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo

Quem Somos

O Giro Cultural USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP) que promove passeios gratuitos à população com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da USP. Diferentemente de outras visitas guiadas de caráter turístico existentes na cidade de São Paulo, os roteiros do Giro Cultural USP apresentam um sólido conteúdo que tem sido elaborado com apoio de docentes da própria Universidade de São Paulo. O principal objetivo do Giro Cultural da USP é abrir ao público a maior universidade da América Latina, seus museus, acervo cultural e científico.

A criação do Giro Cultural USP atende uma grande demanda, principalmente de estudantes de ensino médio que desejam conhecer a Universidade de São Paulo. É justificada também pela necessidade de ampliar a divulgação dos espaços culturais da USP, instituição reconhecida pela excelência no ensino e na pesquisa, mas que também se destaca pelo vasto acervo patrimonial e de atividades de extensão universitária. Justifica-se ainda pela necessidade de repensar o uso do campus e sua relação com a sociedade. Os passeios oferecem as opções de roteiros no campus Butantã: “Vista Panorâmica”, “Acervo Cultural” e “Acervo Científico”; e uma opção fora do campus: “A USP e a São Paulo Modernista”, roteiro que destaca as principais obras e edificações modernistas presentes na capital paulista.

Os roteiros “Acervo Científico” e “Acervo Cultural” possuem duração aproximada de duas horas e meia, já o roteiro “Vista Panorâmica” tem duração de uma hora e meia. “A USP e a São Paulo Modernista”, por sua vez, tem duração de 4 horas.

Desde 2018, foi viabilizado um novo roteiro intitulado “USP Conhecendo a USP”, com duração de 7 horas e público formado por estudantes, funcionários e professores dos campi do interior. Em todos os roteiros o percurso é realizado por ônibus, acompanhado ao menos por dois mediadores, alunos da própria Universidade de São Paulo. Os passeios são gratuitos e abertos para toda população. Os roteiros para a Cidade Universitária podem ser agendados grupos fechados de até 40 pessoas, de terça a sexta-feira, em duas opções de horário: para as 10 horas ou para as 14 horas. Para o roteiro externo, realizado aos sábados, com duração de quatro horas, o agendamento deve ocorrer para as 10 horas. O programa conta também com o apoio da Prefeitura do Campus USP da Capital para a cessão do ônibus que realiza os roteiros internos na Cidade Universitária.