• A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

USP com Aproxima-Ação

O Programa USP Aproxima-Ação tem suas ações voltadas especialmente para as questões pertinentes à relação entre a Universidade de São Paulo e as Comunidades do seu entorno, assim constitui-se em um espaço privilegiado de interlocução entre ações e projetos da Universidade de São Paulo (USP) e as demandas sociais comunitárias com foco em crianças e adolescentes em situação de risco, inventariando, articulando e dando suporte a atividades de formação e inclusão social por meio de ações dentro das diversas áreas do conhecimento, constituindo assim um canal de comunicação e interação entre a universidade e as comunidades. Assim, o Programa contribui com as iniciativas de diversos Institutos da USP, com algumas listadas a seguir:

Comunica São Remo
Em atendimento à ODS 3, o objetivo geral deste projeto é avaliar o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos na São Remo, zona oeste de São Paulo, no que tange aos aspectos de comunicação e informação sobre a coleta seletiva, tendo em vista os desafios e as oportunidades mais relevantes para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânico, especialmente a sensibilização da comunidade para definição de ações prioritárias co-construídas em parceria universidade – comunidade. O resultado esperado é um diagnóstico socioambiental para avaliação do sistema de gestão de resíduos sólidos na favela São Remo, no que tange aos aspectos de comunicação/informação da coleta seletiva e do reaproveitamento dos resíduos orgânicos, tendo em vista os desafios e as oportunidades mais relevantes, e a sensibilização e conscientização da comunidade para definição de ações concretas prioritárias em atendimento às principais demandas levantadas e engajamento da população. Todas as ações propostas dependem, necessariamente, da presença integrada das ações da comunicação.

Concerto Didático
Concerto voltado para turmas de 6 a 10 anos de  instituições educacionais, resultado de parceria entre o Programa USP Aproxima-Ação e a OSUSP. A partir desta articulação, a direção da OSUSP tomou a iniciativa de trazer o Concerto Didático para a USP, com apresentações no Centro de Difusão Internacional (CDI) e participação das escolas do entorno do Campus Butantã. A organização dos eventos contou com a contribuição da equipe do USP Aproxima-Ação, com concertos realizados nos anos de 2018 e 2019, com público estimado de mais de duas mil crianças, ao longo de todas as edições.

Programa de Desenvolvimento Humano Pelo Esporte (PRODHE)
O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) é oriundo da parceria entre a USP e o Instituto Ayrton Senna que se firmou em maio de 1995. A partir de 2009, tornou-se um programa mantido pela Universidade de São Paulo por meio do Centro de Práticas Esportivas da USP. O PRODHE busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas e esportivas, possam promover o desenvolvimento humano e a cultura esportiva. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social e um hábito ao longo da vida. Em seus projetos de atendimento regular oferece 180 vagas para crianças e adolescentes de 05 e 06 anos e de 09 a 18 anos de idade.O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) é oriundo da parceria entre a USP e o Instituto Ayrton Senna que se firmou em maio de 1995. A partir de 2009, tornou-se um programa mantido pela Universidade de São Paulo por meio do Centro de Práticas Esportivas da USP. O PRODHE busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas e esportivas, possam promover o desenvolvimento humano e a cultura esportiva. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social e um hábito ao longo da vida. Em seus projetos de atendimento regular oferece 180 vagas para crianças e adolescentes de 05 e 06 anos e de 09 a 18 anos de idade.

Saiba mais: PRODHE

Saúde Única em Periferias
Projeto de extensão interunidades USP (FMVZ, IB, Faculdade de Saúde Pública,  USP Aproxima-Ação), instituições do entorno e poder público municipal, que integra diferentes áreas  do atendimento em saúde. O projeto foi idealizado e as oficinas foram escritas em cinco eixos: Doenças Transmitidas por Alimentos, Mordeduras, Bem Estar Animal, Zoonoses e Resíduos. As aplicações das oficinas  aconteceram no Circo Escola São Remo ministradas por alunos da FMVZ com participação  de membros do Aproxima-Ação. O público das oficinas estava dividido em uma para cada eixo, contendo em média 30 alunos cada, com faixa etária entre entre seis e dezessete anos.

Saiba mais: SUP

Censo Demográfico
Realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA): nas comunidades vizinhas à USP (São Remo e Keralux), pretende entrevistar todas – ou praticamente todas – as residências. Para ser admitido como um levantamento censitário, busca-se alcançar, no mínimo, 92% dos domicílios. O programa Aproxima-Ação participou do censo dando apoio institucional com atuação de bolsistas PUB na comunidade Keralux e São Remo.

Projeto 32
Tem o intuito de levar saúde bucal de qualidade para pessoas de baixa renda. Este projeto pretende atuar na comunidade São Remo ainda no ano de 2019, junto a UBS São Remo. Esta ação tem o envolvimento de docentes e alunos da Faculdade de Odontologia.

USP Abraça a Escola
Tratou-se do encontro de formação dos professores que aconteceu no âmbito da iniciativa Integração – USP Comunidades. O evento aconteceu em várias unidades da USP: Física, Química, FFLCH e FAU.  O evento contou com a participação da equipe Aproxima-Ação aproximação (bolsista, servidor e estagiários) na recepção e orientação do público.