Acesso à justiça no Projeto PAIJUS

Idiene Vitor, professora da Fundação de Ensino Superior de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e conciliadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, participa do projeto de extensão PAIJUS, Programa de Atendimento Itinerante Jurídico Social. O projeto difunde a prática da conciliação, como meio pacífico de acesso à justiça, contribuindo assim para emancipação social e para a formação profissional cidadã.

Ela contou à Revista de Cultura e Extensão USP um pouco mais sobre este trabalho: “o projeto tem como público-alvo pessoas que residem em bairros do município de Passos (MG), com maior índice de vulnerabilidade social. Já o atendimento itinerante é realizado em bairros do município com maior índice de vulnerabilidade social e também no posto fixo, onde foi instalado o Juizado de Conciliação, em prédio do curso de Direito da UEMG”.

Sobre sua experiência com o PAJUS, Idiene explica que “através do projeto a comunidade tem assegurado seu direito de acesso à Justiça de forma rápida e desburocratizada, além de se tornar emancipada socialmente, na medida em que pode experimentar uma forma alternativa de resolução de conflitos. É muito gratificante poder contribuir para a melhoria de vida da comunidade, através da pacificação social. O trabalho extensionista  possibilita uma troca de experiências entre os saberes da comunidade e da academia, além de contribuir para a formação humana dos alunos envolvidos no projeto.”

Quer saber mais sobre o PAIJUS? Confira o artigo sobre o projeto publicado no volume 13 da Revista de Cultura e Extensão USP.

Imagem2Foto: Divulgação