Você no Esporte

Autores: Gabriel da Silva Reis (Gestão de Políticas Públicas), Haline Aparecida de Oliveira Floriano (Relações Públicas) , Hugo Bezerra da Silva (Estatística)

Orientador: Luciano Victor Barros Maluly

Colaboradores: Ulisses Rodrigues de Paula (funcionário da ECA/USP); Cristina Paloschi Uchoa de Oliveira e Carlos Augusto Tavares Júnior (alunos do PPGCOM-ECA-USP)

DEPOIMENTO – Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly

O projeto Você no Esporte visa a produção de programas radiojornalísticos sobre esportes, com ênfase na divulgação das diversas modalidades e da atividade física e esportiva. Os bolsistas têm a oportunidade de conhecer e participar do planejamento de um programa, pelo contato direto com a locução, a reportagem, a produção e a transmissão no Departamento de Jornalismo e Editoração e na Rádio USP FM 93,7. O objetivo geral é conduzir o aluno ao conhecimento sobre radiojornalismo esportivo e o específico é a possibilidade de produção de programas educativos com ênfase nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a ser realizado na cidade carioca em 2016. O produto final é enviado à Rádio USP 93,7 para edição final e transmissão. O programa também fica disponível pela Internet por meio de uma página vinculada ao site do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP. O conteúdo é destinado à divulgação das diversas modalidades e da atividade física e esportiva, com ênfase no olimpismo e na apresentação dos locais de aprendizagem e prática, como parques, clubes, pistas, ginásios, campos e demais praças esportivas.

Durante o período de 2014-2015, o projeto Você no Esporte procurou estabelecer um cronograma diferenciado para os bolsistas. Como não eram alunos do curso de jornalismo, ficou estabelecido que os alunos Hugo Bezerra da Silva (Estatística) e Gabriel da Silva Reis (Gestão de Políticas Públicas) passariam a acompanhar algumas aulas introdutórias da disciplina de Radiojornalismo, que é oferecida na graduação. Durante este processo, os alunos tiveram contato com os conceitos teóricos e práticos. Estabeleceu-se que a primeira etapa seria útil para a escolha da pauta e da coleta de dados (pesquisa e entrevistas). O basquetebol foi a primeira modalidade escolhida, por causa da proximidade do aluno Hugo com o tema, já que tinha já trabalhado com o mesmo. O gancho foi a Liga de Desenvolvimento de Basquete, com a próxima fase sendo composta pela gravação das sonoras “in loco” pelo aluno Hugo nas cidades de Joinvile/SC, Macaé (RJ) e Mogi das Cruzes (SC) e com o bolsista Gabriel dando suporte na pesquisa e montagem da primeira versão do programa.

A mesma metodologia foi utilizada no segundo período (2015-2016). O judô e a natação foram as demais modalidades selecionadas. O diferencial foi a colaboração do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), que enviou colaboradores para serem entrevistados, no caso os professores Pascoal Luiz Tambucci (Judô), Christian Klausener e Maria de Lourdes Areias Mendes Cassis (Natação). A produções foram da aluna Haline Aparecida de Oliveira Floriano, do curso de Relações Públicas da ECA/USP.

A terceira etapa em ambos os períodos foi destinada ao aprendizado inicial das tecnologias em áudio, como a gravação interna (estúdio) e externa (gravador), edição e produção. Esta etapa teve a colaboração dos alunos Cristina Paloschi Uchoa de Oliveira e Carlos Augusto Tavares Júnior, estudantes do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP e bolsistas do Programa de Estímulo ao Ensino (PAE), destinado à monitoria dos alunos de Pós-Graduação nas disciplinas de graduação, assim como do funcionário do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, Ulisses Rodrigues de Paula. As próximas etapas estabeleceram a divulgação e transmissão do programa, além do contato direto dos alunos com os profissionais da Rádio USP, com o acompanhamento interno dos trabalhos de redação, produção e gravação. Assim, todas as etapas foram privilegiadas, com a intenção de ensinar aos alunos as diversas formas de comunicação pelo rádio.

As estratégias dos Projetos de Extensão em Radiojornalismo, que foram aplicadas no caso do projeto Você no Esporte da Universidade de São Paulo, tiveram a apresentação de um alicerce construído em torno da produção, da apuração e da integração. Esta base permitiu o desenvolvimento do aluno e a aproximação da comunidade para com os objetivos dos projetos. A integração é fator crucial para o desenvolvimento de projetos de extensão, justamente por aproximar a comunidade acadêmica e externa. Trabalhou-se também a característica da interatividade, fator essencial ao trabalho de campo do jornalista no caso da reportagem, assim como na relação com o público (ouvintes e convidados). Os programas foram transmitidos pela Rádio USP durante o programa Universidade 93,7 e estão disponíveis no site. Da mesma forma, a relação com os bolsistas PAE e com os funcionários da Rádio USP foi fundamental para a integração do aluno. Logo, os Projetos de Extensão em Radiojornalismo são, como diz o nome, uma extensão do ensino e da pesquisa em comunicação social, estando interligados ao trabalho docente e discente. Em decorrência do esforço conjunto, é possível retribuir à sociedade o alto investimento destinado ao ensino superior. Desta forma, é possível modificar a atual cultura universitária (em particular nas instituições públicas) no Brasil em que o docente direciona os seus esforços para o desenvolvimento apenas das atividades de pesquisa e ensino e o discente busca complementar no estágio as falhas da graduação.
IMG_20160505_174607