Jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da USP, professora emérita pelo Prolam/USP, é autora de 20 livros e organizou 63 coletâneas interdisciplinares. Com mais de 500 alunos de Jornalismo, editou a coleção São Paulo de Perfil (26 exemplares publicados e o 27º inédito); a série Novo Pacto da Ciência (12 títulos) reúne seminários em que cientistas de várias áreas do conhecimento debatem a crise de paradigmas contemporâneos. Também organizou oito edições de seminários sobre pesquisas acadêmicas sobre a América Latina na Fundação Memorial da América Latina. Desde a criação do Programa da Terceira Idade na USP, tem oferecido oficinas de Narrativas da Contemporaneidade, das quais já resultaram dez coletâneas. Além de coordenar o Projeto Plural, a pesquisadora orientou 33 doutores, 28 mestres e dois pós-doutorados. Ato presencial, mistério e transformação (2016) e A arte de tecer afetos, Signo da Relação, cotidianos (2018), dois dos livros mais recentes, registram sua principal linha de pesquisa: a dialogia ou pluralogia social.
É jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). Trabalha na Superintendência de Comunicação Social da USP desde 2004, onde exerceu os cargos de diretora do USP Online e chefe da divisão de Mídias On-line. Atualmente, é editora executiva da Superintendência, responsável pelo Jornal da USP, Rádio USP, Canal USP e Revista USP e pelas redes sociais oficiais da Universidade de São Paulo.
Formada em Jornalismo, Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. CEO do Portal do Envelhecimento e Longeviver.
É artista, pesquisadora e docente nos Programas de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Em 2003 criou o Grupo de Pesquisa Poética da Multiplicidade (GPPM), consolidado e certificado pelas instituições USP e CNPq, coordenando-o desde a sua fundação. Com procedimentos criativos analógicos ou derivados de potencialidades gráficas da infraestrutura operacional tecnológica, da combinatória do algoritmo e da lógica de processamento de dados, realiza experimentos poéticos em cujo horizonte estão acontecimentos estéticos que encarnam o problema das afecções do corpo, percepções do espaço e representações do tempo.
Graduado em arquitetura pela UFPE em 1987. Em 1988 realiza sua primeira individual pelo projeto Arte Nova no MAC de Olinda. Participa da mostra Exposition d’Art Contemporain Brèsilien em Massy – França em 1992. No mesmo ano recebe o Prêmio Escultura do Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco – Recife. Faz parte da mostra coletiva Na Sombra da Jurema Preta no festival Arts of the Americas realizado pela Universidade do Novo México (EUA) em 1994. Realiza em 1996 a exposição individual Recortes na Galeria Vicente do Rêgo Monteiro na Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj – Recife. Em 1997 participa da Drap-Art – 97, Segunda Maratona de Criação e Reciclagem em Barcelona – Espanha , e da exposição Art-Brèsil no Museu Sursock, Beirute – Líbano. Participa da exposição coletiva Gambiarra – Sistema Móvel de Sensações Rústicas na Galeria Debret em Paris em 1999. De 2002 a 2005 criou e Coordenou o SPA – Semana de Artes Visuais do Recife – Recife, PE. Apresenta em 2003 o trabalho Quimera no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloízio Magalhães – Recife. Participa da mostra Tudo é Brasil em 2004, respectivamente no Paço Imperial – RJ e no Itaú Cultural – SP. Nesse mesmo ano participa da Trienal Poli-Gráfica de San Juan em Porto Rico. Em 2005 realiza a individual Repetir, Repetir, Repetir… no MAC de Niterói – RJ. Convidado em 2007 para participar da Bienal de Valencia – Espanha na mostra Otras Contemporaneidades. Convivencias Problemáticas com o trabalho Quimera. Artista convidado em 2009 da Décima Bienal de Havana/Cuba. Apresenta o trabalho Para Nunca Mais Me Esquecer na exposição “Tripé-Escrita” no SESC Pompéia/São Paulo. Em 2012 realiza no Rio de Janeiro as mostras Retratos e Auto-Retratos na Anita Schwartz Galeria de Arte e Para Nunca Mais Me Esquecer no Paço Imperial. Selecionado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galpão 5 – Funarte MG, onde realiza a mostra Inventário/Argila. Em 2013 participa da Comissão de Julgamento da Bolsa Funarte de Estímulo À Produção em Artes Visuais – Rio de Janeiro. Em 2015/2016 participa do Projeto 3 Cidades com as exposições individuais: O Pinguim e o Jardim de Palmas, Sol Estranho e Saudade Danada nos espaços expositivos do SESC – PE nas cidades de Belo Jardim, Petrolina e Garanhuns e na Amparo 60 Galeria de Arte – Recife. Em 2016 realiza a residência artística no EKWC – European Ceramic Workcentre – Oisterwijk – Holanda. 2021 Participa da mostra PERCURSOS – Anita Schwartz Galeria de Arte – Ria de Janeiro e em 2022 Convergentes – ViaThorey Galeria de Arte – Vitória – Espírito Santo. Participa do Júri do II Prêmio Arte e Literatura USP60+ em 2023.