• A+
  • A-
Marca do Programa USP 60+ Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Ossamu Tazitu


Participo há 2 anos do curso “Um Olhar Fotográfico da Paisagem” Urbana ministrado pela PRCEU da USP. O curso foi suspenso no 1° semestre de 2020, mas voltou a ser ministrado virtualmente no 2° semestre. Acertadamente, nesse período, o curso baseou-se no fato de estarmos numa quarentena e de todos os alunos pertencerem ao grupo de risco, exigindo que os alunos exercitassem sua criatividade nos limites da sua residência.
Desafios como, por exemplo, obter uma luz fria ou quente, ou direta, ou difusa, tiveram que ser resolvidos com o que se tinha em casa. E as paisagens, objetos, plantas, animais e pessoas a serem fotografadas tinham que ser encontradas “intramuros”, ou no máximo, até onde a vista alcançava das janelas…Foi, enfim, um exercício de criatividade muito enriquecedor.
Um exemplo de desafio foi fazer uma selfie. Até então, selfie para mim era sinônimo de viagem de turismo! Sozinho, em casa, o exercício exigiu o estudo e o domínio da auto expressão facial, da iluminação e do enquadramento. Parece simples, mas o resultado satisfatório demorou! (Vide Selfie)
Outra mudança foi a observação de detalhes de um lar onde moro há 35 anos: uma manhã, as bananeiras do vizinho, emoldurando o sol nascente, estavam lá esperando por um “click”. Elas estavam lá esperando eu registrar aquele momento único! (Único? Ou estavam sempre lá e foi o meu olhar que mudou?). (Vide Bananeiras)
E quando as paisagens externas começaram a se repetir, que tal criar uma natureza morta? Com dezenas de bibelôs, estatuetas, lembranças de viagem, etc., descobri uma variedade muito grande de motivos para fotografar! E de variar os temas! (Vide Natureza Morta)
Ter vencido o concurso fotográfico “O Olhar do 60+ da sua Janela” foi uma honra e uma satisfação imensurável e gostaria de partilhar o prêmio com a Profa. Monica Chamorro, uma grande incentivadora e orientadora!



    
Não há Comentários :(  
      
    
        
Os comentários estão fechados.