IV Prêmio Arte e Literatura Ampliando Horizontes
A exposição Ampliando Horizontes é parte integrante do Programa USP 60+, dedicado ao reconhecimento da relevância que possui a produção de conhecimento realizada por pessoas com mais de 60 anos, assim como da consistência de suas experiências acumuladas ao longo do tempo. A mostra apresenta trabalhos resultantes de processos criativos nos campos expressivos da Literatura e das Artes Visuais que abordam o multifacetado mundo contemporâneo atualizando, no presente, as potências de um passado virtual, traduzindo múltiplas, entretanto singulares, perspectivas existenciais. A exibição reúne um conjunto diversificado de obras — desde desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, até crônicas, contos e poemas — fazendo ecoar uma ampla variação de vozes que repercutem, qualitativa e intensivamente, a própria contemporaneidade.
Essa coletividade de expressões artísticas, além de colocar em evidência e valorizar a produção cultural de pessoas que ultrapassaram seis décadas de vida, também confronta um tema crítico da atualidade: o etarismo. Assim como os correlatos idadismo, ageísmo, gerontoísmo, ancianismo, idosismo ou velhismo, o termo se refere ao preconceito etário contra pessoas idosas, que invisibiliza o potencial transformador da experiência acumulada. Em uma sociedade em que o conceito de juventude prevalece e molda grande parte dos discursos, a mostra Ampliando Horizontes, emerge como uma resposta ética, vigorosa, imediata e necessária para o combate ao estereótipo da obsolescência.
O artista, fabulando sobre a experiência vivida e incorporada, cria um composto sensível, um acontecimento estético que nos faz sentir aquilo que não vivemos ou sequer imaginamos. São seres de sensação inventados de forma visual, sonora ou verbal que iluminam as trevas do presente nas quais podemos divisar incontáveis possíveis. Com o avanço da idade, multiplicam-se novas luzes, agentes de questionamento e transformação, que fazem aflorar, pela obra, camadas de sentidos antes inimagináveis.
A escolha de obras tão variadas em técnicas e meios reforça a diversidade de culturas e mundos, proporcionando ao público a oportunidade de perceber que o tempo não limita, mas expande o campo da criação. Esses artistas traduzem em seus trabalhos a contínua reinvenção do olhar, ao mesmo tempo em que imprimem sobre a sua matéria os contrastes que o tempo de vida oferece.
Comissão Julgadora, Curadoria e Expografia • Artes Visuais
Branca de Oliveira
Sem Título 1
Gravura em metal sobre tecido, bordado com linha de costura
Da série Mulher Mar, 2023. Gravura em metal sem tecido, bordado com linha de costura, 21 cm diâmetro. Minha mãe era costureira e meu pai alfaiate, convivi com as linhas de costura desde criança, percebendo a potência das cores e linhas de desenho.
Sem Título 2
Gravura em metal sobre tecido, bordado com linha de costura
Da série Mulher Mar, 2023. Gravura em metal sem tecido, bordado com linha de costura, 17cm diâmetro. Minha mãe era costureira e meu pai alfaiate, convivi com as linhas de costura desde criança, percebendo a potência das cores e linhas de desenho.
Pôr do Sol – visto da Pedra Grande
Desenho digital baseado em programa gerador de imagens fractais
Ano de conclusão: 2024. Dimensões totais: 70 x 42 cm. Material: papel. Edição única.
Rio Bonito – Janeiro
Desenho digital baseado em programa gerador de imagens fractais
Ano de conclusão: 2024. Dimensões totais: 70 x 42 cm Material: papel. Edição única.
Escada 1
Desenho grafite e hidrocor sobre papel canson 2021
Dimensões 50 cm x 35 cm. Desenho de observação de uma escada.
Reencontro (Diálogos com Velazquez)
acrílico sobre tela
A simplicidade se estabelece em sutilezas, compondo a grandeza na arte de Velazquez. Símbolos que retratam esta poética é o que busca marcar a obra Reencontro que, sem maior pretensão estética, pretende retratar os significados e simbologias captadas de obras do grande artista, nas figuras que são dispostas em uma janela aberta, representando pontos e contrapontos, o frágil e a força, a luz e a escuridão, a música, o silêncio, o amor, a paz. a vida enfim, como destaque.
Paisagem urbana
Carvão sobre papel
21 x 29,5 cm, 2024.
Silêncio
2021.
Fones de ouvido, plástico, isopor e pregos, 25 x 27 x 15 cm.
A obra está relacionada à multiplicidade de estímulos a que somos submetidos e interditam o tempo de reflexão e crítica.
Saketini
2023.
Plásticos, 19 x 15,8 x 15,8 cm.
A obra representa o processo de transformação no qual o material (placas de sequenciamento de DNA) perde o uso original (passado) para um objeto com novo significado (presente).
O Virtual
técnica mista
Dimensões 25L x 117A x 15P cm.
A peça exposta (O Virtual) elaborada em 2013, foi produzida no contexto da grande expansão das mídias sociais e nos seus impactos social, psicológico, comportamental, político e econômico. Muitas novidades, mas também muitas preocupações, dúvidas, insegurança, descobertas, possibilidades.
Por conta da expansão das diversas mídias sociais, tem havido uma brutal e exponencial alteração no comportamento das pessoas, independentemente das condições de classes sociais. Os valores essenciais à condição da convivência humana e também dos demais seres vivos, têm sido submetidos a constantes e crescentes degradações sob falsas alegações de bem-estar e progresso.
A virtualidade, em todos seus sentidos e possibilidades, tem substituído a aproximação e o encontro das pessoas, tem também aumentado a velocidade, a exatidão, a correção, e
potencializado novas descobertas nas ciências e na investigação em diversos processos nas várias áreas do conhecimento. Todo o cuidado é pouco, sobretudo quando se está no limiar do risco à vida humana.
Conexão
Fundição / Resina
Explorando o espaço vazio. Dois cubos com elementos vasados são conectados por uma esfera que instiga o olhar, na busca do equilíbrio das formas. O peso visual dos cubos é muito maior que o da pequena esfera, determinante para provocar a compreensão da obra.
Mar de Ubatuba
placas de MDF, acrílico.
Medidas: 2,00 x 1,00
Obra interativa, 2023.
Enquadramento
Foto com dupla exposição realizada na própria câmera fotográfica, mostrando uma estatueta de um elefante sobreposta a uma foto de pastilhas negras simulando um aprisionamento.
Vai e Vem Geométrico
Fotografia impressa em papel celulose
Geometria contra o céu
Fotografia impressa em papel celulose
Corpo proibido
fotografia sobre PVC
O tríptico retrata fases da vida da flor do crisântemo estampado com a técnica do estêncil sobre tecido de lona de algodão.
Quietude
impressão digital
PARIS I
fotocolagem em metacrilato
Dimensão: 44 x 60 cm. Ano: 2014. Edição: 4/8.
PARIS II
fotocolagem em metacrilato
Dimensão: 44 x 60 cm. Ano: 2014. Edição: 4/8.
Abandonados I
impressão digital
Ensaio fotográfico realizado em diversos imóveis vazios da cidade de SP . Casarões imensos que não podem ser demolidos ou reformados sem um longo e custoso processo junto ao Condephat . Por esse motivo estão fechados a muitos anos por seus proprietários.
Abandonados II
impressão digital
Ensaio fotográfico realizado em diversos imóveis vazios da cidade de SP . Casarões imensos que não podem ser demolidos ou reformados sem um longo e custoso processo junto ao Condephat . Por esse motivo estão fechados a muitos anos por seus proprietários.
Pescador
fotografia em metacrilato
O tempo escorrendo pela longa exposição.
União
fotografia em metacrilato
Civilizando.
Sem Título
fotografia sobre PVC
Recorte da cidade de São Paulo a partir da estação da Luz
Perseverança
fotografia sobre PVC
33x50cm
A vida não se resume ao saldo bancário. Buscar conhecimento, perseverar, correr atrás do melhor – isto é vida.
Em 27 de dezembro de 2023, San Antonio, TX, EUA.
Solidão
fotografia sobre PVC
66x50cm
Na cidade grande, gente por todos os lados. solidão e independência caminham juntas.
Em 7 de outubro de 2023, Av. Paulista, São Paulo, Brasil.
Ubatuba
Acrílico sobre tela
Data da obra: 2022. Medidas:60 x 80 cm.
Atravessamentos
Gravura em metal s/ papel aquarela 300 g/m², 40 x 70 cm.
2023.
A pesquisa sobre ancestralidade e a imigração da minha mãe, me levou a lista de passageiros na chegada ao porto de Santos. Passei a refletir sobre a travessia do imigrante.
Memorial E47
Digigrafia (Gravura em matriz digital) – 80 x 80 cm
DUCHAMP REVISITADO. A ARTE SE ALIMENTANDO DA ARTE.. Por que Duchamp? .Duchamp é um artista a quem devoto grande admiração, e por isso, aqui presto a minha homenagem. Nestas obras, a arte se alimenta da arte, apresentando uma experiência antropofágica, onde utilizo fragmentos “duchampianos” como objeto de reflexão estética da própria arte, para criar um diálogo atemporal e arqueológico entre passado e presente. São símbolos iconográficos e arquetípicos que habitam o imaginário do mundo das artes. A herança de Duchamp é fundamental nesse processo criativo ao promover apropriações dos seus principais ícones, essenciais no campo semântico das artes. As referências que utilizo nestes trabalhos exploram as fronteiras do tempo e da memória, mediante diálogos e releituras de algumas das suas principais obras. Dialogar e recriar o instigante universo de Duchamp é um grande desafio, e ao mesmo tempo, é fascinante, prazeroso, e muito divertido.
Memorial E57
Digigrafia (Gravura em matriz digital) – 80 x 80 cm.
Memorial E71
Digigrafia (Gravura em matriz digital) – 80 x 80 cm.
Beatrice
Técnica: acrílica s/ Duratex
Foi num fragmento da ‘Vida Nova’, de Dante Aliguieri, que veio-me a inspiração para esta obra.
Dimensão (cm): 57 X 60
Mês/Ano: fev-2024
Psiquê
Técnica: acrílica s/ p cartão
Na internet , vi uma citação de autor desconhecido dizendo que “a arte reflete o estado psicológico do artista”. Sem saber o que isto significa, tentei traduzir a tal citação numa imagem…
Dimensão (cm): 48 x 66
Mês/ano: out/2021
Simulacro
Técnica: acrílica s/ p cartão
Muitos são naturalmente suscetíveis ao vício do tabaco e outros são corrompidos pelo marketing. As caras e bocas são simulacros que tentam glamourizar e esconder os malefícios do hábito.
Dimensão (cm): 66 x 48
Mês/ano: fev/2022
Sem Título
Construção de rosto com grafismos e diversidade de cores.
Grua, a bailarina
Acrílica e grafite sobre tela
Dimensões:130/70 cm.
Ano de confecção: 2023
A verticalização das cidades. O predomínio das retas sobre as curvas. Antigas concepções arquitetônicas (abóbodas, acrotérios) sendo sendo substituídas pelo ferro e pelo vidro.
Superfície XI
Técnica: Gravura sobre embalagem tetrapack – Monotipia Papel: Alemão 300 gramas para gravura Tamanho: 32 cm X 50 cm Peças garimpadas para matriz de impressão para nova abordagem da gravura, mas a partir do mesmo processo, com tintas prensa e papel de gravura.
Embala
Técnica: Gravura sobre embalagem de remédios – Monotipia Papel: Alemão 300 gramas para gravura Tamanho: 32 cm X 50 cm Qualquer superfície que contemple requisitos para impressão (área/superfície plana) torna-se objeto de trabalho com variações e possibilidades novas.
Palha
Técnica: Gravura sobre palhinha de cadeira – Monotipia Papel: Alemão 300 gramas para gravura Tamanho: 32 cm X 50 cm Uma colagem gravada na textura de palhinha, onde o processo é mais importante que o resultado e o material estranho vira desenho, grafismo e equilíbrio.
Janela
Desenho com gouache e fita crepe sobre papel cartão 2021
Dimensões 70 cm x 150 cm
O desenho é formado por um tríptico a partir da junção das folhas de cartão com fita crepe. Pesquisa de transparências e sobreposições dos materiais.
Desejo do dourado com o azul Ultramar
Têmpera a ovo e bolo armênio sobre cartão telado
35 x 35 cm, 2023.
A obra da série Quadratura do Círculo dialoga com o inconsciente, os deslocamentos, o corpo, seja pelo enfrentamento de questões técnicas, como de conceitos de espacialidade e construção pictórica.
Relações do quadrado com o círculo
Têmpera a ovo e bolo armênio sobre cartão telado
35 x 35 cm, 2023.
A obra da série Quadratura do Círculo dialoga com o inconsciente, os deslocamentos, o corpo, seja pelo enfrentamento de questões técnicas, como de conceitos de espacialidade e construção pictórica.
A melhor fatia
Têmpera a ovo e bolo armênio sobre cartão telado
30 x 24 cm, 2023.
A obra da série Quadratura do Círculo dialoga com o inconsciente, os deslocamentos, o corpo, seja pelo enfrentamento de questões técnicas, como de conceitos de espacialidade e construção pictórica.
Indígenas da Lua
Acrílica Sobre Tela
40 X 30 cm Ano – 2024.
A origem da Lua
Acrílica Sobre Tela
Dimensões – 40 X 30 cm Ano – 2024.
Beta 1
Técnica Mista
130 x 90 cm
Obras que buscam conforto sensorial, distanciando-se de interpretações textuais. Influenciadas pelo expressionismo abstrato e arte contemporânea, usam texturas táteis, elementos tridimensionais e técnicas não convencionais, incorporando materiais.
Beta 2
Técnica Mista
115 x 90 cm
Camadas grossas e texturas marcantes criam profundidade, reproduzindo histórias na superfície. Abstração gestual, pinceladas expressivas transmitem emoções. Letras e números são puramente pictóricos, sem valor semântico.
Lembranças da minha avó
aquarela
29x42cm
Paisagem Fluida
Óleo sobre tela 40 x 50 cm
2023.
Sem Título 1
Técnica mista sobre tela.
O tecido surge neste trabalho como matéria pictórica, saindo do plano, expandindo o território.
Dimensões: 88 x 95cm.
Sem Título 2
Técnica mista sobre tela.
O tecido surge neste trabalho como matéria pictórica, saindo do plano, expandindo o território.
Dimensões: 96 x 107cm.
Sem Título 3
Técnica mista sobre tela.
O tecido surge neste trabalho como matéria pictórica, saindo do plano, expandindo o território.
Dimensões: 60 x 120cm.
Esperança
fotografia impressa em PVC
A natureza e sua força, brotando florescendo e frutifica em meio a jardins cada vez mais escassos.