O projeto foi uma iniciativa do Programa Aproxima – Ação, articulando redes de cooperação e integração entre a universidade e a comunidade, vinculado à Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária juntamente com a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP). A atuação aconteceu na comunidade São Remo em parceria com a ONG Circo Escola Bom Jesus – São Remo, no dia 28 de novembro de 2019, em período integral.
Teve como objetivo principal promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos na faculdade de modo amplo e articulado ao contexto social, ampliando os mecanismos de interação entre a FOUSP e o serviço de saúde, permitindo contribuir com a formação dos estudantes, futuros profissionais da saúde, para um modelo de atenção universal, equitativo e de qualidade, que sirva às necessidades da população, como forma de participação e contribuição social. O projeto buscou fornecer ao aluno uma alternativa ao ambiente de aprendizado tradicional, com diferentes cenários de aprendizagem, possibilitando experiências de trabalho multi e interdisciplinares.
As ações realizadas incluíram atividades de promoção, prevenção e rastreamento para diagnóstico precoce. As atividades educativas foram desenvolvidas pelos alunos da graduação, tendo sido realizadas atividades coletivas e individuais de prevenção e promoção de saúde, com ênfase na comunicação em saúde e na prevenção de agravos bucais mais comuns em cada ciclo de vida, orientação de dieta e higiene bucal.
Houve triagem de 261 crianças e adolescentes, e os dados coletados foram analisados para que fosse possível entender melhor o território e buscar possíveis soluções. Foi utilizada a classificação de risco segundo a secretaria estadual de São Paulo previa no período.