• A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Rede de Aproximação

A Rede de Aproximação reúne diversas instituições que atuam no cenário social e desta forma, cria um diálogo entre a Universidade e a comunidade externa, sendo bem estabelecida no Jardim São Remo e se ampliando para outros Campi da USP, como a EACH. O trabalho institucional do Programa enquanto participante desta Rede é assegurar a legitimidade deste espaço e possibilitar o encontro e comunicação entre as diversas áreas de atuação contempladas pelos parceiros. Assim, reúnem-­se pela Rede instituições, unidades de ensino, alunos, docentes, membros da sociedade civil, além de haver abertura para qualquer interessado na discussão e proposição de caráter interventivo social. Todas ações e atividades em parceria do Programa são desdobramentos dessa Rede.

Parceiros da USP

Instituto de Biociências (IB-USP)
Bio na Remo: Eventos abertos de divulgação científica interunidades da USP (IB e USP Aproxima-Ação) e instituições do Jd. São Remo. 200 pessoas atingidas (CCEx do IB, estagiários e moradores do Jd. São Remo).

Saiba mais: Instituto de Biociências (IB)

Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
Censo demográfico realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA): nas comunidades vizinhas à USP (São Remo e Keralux), pretende entrevistar todas – ou praticamente todas – as residências. Para ser admitido como um levantamento censitário, busca-se alcançar, no mínimo, 92% dos domicílios. O programa Aproxima-Ação participou do censo dando apoio institucional com atuação de bolsistas PUB na comunidade Keralux e São Remo, foram no total 25 bolsistas participantes. Censo São Remo-parceiros: Instituto de Estudos Avançados da USP e Rede Aproximação São Remo.

Saiba mais: Instituto de Estudos Avançados (IEA)

Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)
Concerto Didático: Concerto voltado para turmas de 6 a 10 anos de 8 instituições educacionais, resultado de parceria entre o Programa USP Aproxima-Ação e a OSUSP. No dia 23 de maio, foi realizado o 1° concerto do ano de 2019: estavam presentes 700 crianças de 8 escolas. A organização do evento contou com a contribuição da equipe do programa Aproxima-Ação, no total foram 10 presentes (bolsistas, estagiários e educadora).

Saiba mais: Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)

Centro de Práticas Esportivas (CEPE-USP)
O CEPE tem a missão de oferecer à comunidade universitária programas de educação física, esporte, recreação e oportunidade de prática voluntária de atividades físicas, visando ao bem-estar, à melhoria da qualidade de vida e à sua integração, estendendo à comunidade externa na medida de suas possibilidades.

Saiba mais: CEPE USP

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP)
Projeto criado com o intuito de promover um ambiente colaborativo e interinstitucional para que profissionais com diferentes competências construam de forma integrada, e em conjunto com a população da favela São Remo, estratégias de promoção da saúde única que sirvam como exemplo e possam ser adaptadas a outras favelas. As estratégias incluem planos de ação e construção de indicadores, para acompanhar o progresso e propor melhorias nos seguintes eixos temáticos: Saúde ambiental, saúde animal, saúde humana e participação na comunidade.

Saiba mais: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP)

Parceiros da Comunidade Externa

Projeto Alavanca
O Projeto Alavanca nasceu em 2004 pela questão da situação escolar precária das crianças e adolescentes da Favela São Remo, oferecendo atividades de acompanhamento escolar para estas. O projeto cresceu e com recursos financeiros oriundos da Alemanha, adquiriu sede própria chegando a atender 150 crianças no contraturno escolar com atividades de acompanhamento escolar. Em 2010, líderes da comunidade assumiram o projeto e atualmente, são atendidas crianças/adolescentes do primeiro ciclo do ensino fundamental, no contraturno escolar.

Saiba mais: Projeto Alavanca

Centro Cultural Riacho Doce
O Centro Cultural Riacho Doce São Remo realiza atividades de difusão de música popular, especialmente do esporte-arte capoeira, além disso, realiza oficina de artesanato com materiais recicláveis. Atua na São Remo com crianças e jovens há mais de 10 anos.

Saiba mais:  Centro Cultural Riacho Doce

Circo Escola São Remo
O Circo Escola oferece atendimento socioeducativo no contra turno escolar para 300 crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos e onze meses, constituindo um espaço de convivência na prática de esportes, artes e cidadania, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As atividades desenvolvidas contribuem para a prevenção de vivências de isolamento, prevenção de situações de risco social e favorecem a convivência e as ações coletivas. Caracteriza-se ainda, por ser um espaço que estimula a participação cidadã, o retorno e permanência do adolescente/jovem na escola além de fomentar os valores universais (solidariedade, justiça, ética, amizade, cultura de paz, entre outros).

Escolinha de Futebol Catumbi
Voltado ao futebol de campo, o projeto existe na São Remo há mais de 6 anos. Atende crianças e jovens entre seis e vinte e três anos para muito além das linhas do campo, acompanha os alunos em vários aspectos sociais.

Saiba mais: Projeto Social Escolinha de Futebol Catumbi

Espaço Girassol
O Espaço Girassol é localizado no Jardim São Remo e mantido pela ONG Agente Jovem é uma organização fundada por pessoas da Igreja Metodista Livre da Saúde. O projeto Agente Jovem/Girassol, realiza no seu espaço de atendimento:

• Atividades de contraturno escolar, nas áreas de leitura escrita, cultura e esporte, para crianças em idade escolar do Ensino Fundamental 1, de 6 a 11 anos.

• Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido no período noturno em parceria com outras organizações que atuam na comunidade. Tem capacidade para atender 20 pessoas.

• Acompanhamento nutricional e desenvolvimento físico: Em parceria com a Pastoral da Criança desenvolvem ações de reforço nutricional para crianças de 0 a 6 anos, acompanhamento de gestantes e palestras para as mães. Na Pandemia 2020/2021

• Os educadores estão produzindo e enviando conteúdos e atividades impressas uma vez por mês para os alunos, além de vídeos para os pais no grupo de whatsapp. Distribuem cestas básicas para as famílias desde o início da pandemia.

Saiba mais: Espaço Girassol