Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo

A USP e a São Paulo Modernista

Conhecido por ser o primeiro roteiro do Giro Cultural USP realizado fora da Cidade Universitária, o passeio apresenta aos visitantes a implementação do modernismo em São Paulo, desde a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade nos anos de 1950, através de diferentes dimensões, sendo elas arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política.

Seu ponto de partida é localizado na estação do metrô Alto do Ipiranga, tendo início no Parque da Independência – Museu Paulista e passando pelo centro da cidade, destacando as principais edificações modernistas, como o Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. Em sequência, o ponto de parada é o Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, e então o passeio é finalizado no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera.

O roteiro conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de um guia com cadastro no Ministério do Turismo. Todo o trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.

Duração: 4 horas.

Ponto de Encontro: Estação de Metrô Alto do Ipiranga (Catraca).

Dias e horários: sábados, às 10h.

Pontos de Parada: Parque da Independência – Museu Paulista, Theatro Municipal e Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Entrada: Franca.

Usp Girocultural Foto De Carla Christiani 90Giro Cultural Usp 12 01 2019 Teatro MunicipalGiro Cultural Usp 13.04.2019 Museu Mac Whatsapp8 6 Janeiro Mac Usp