Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um Órgão da Pró Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, que dispõe de um edifício com 20 mil metros quadrados de área, projetado pelos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin (netos do casal), com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, onde abriga 60 mil volumes de livros e documentos sobre o Brasil, com destaque para a coleção reunida pelo advogado, empresário e bibliófilo José Mindlin que foi doada à USP em 2005 por ele e sua mulher Guita Mindlin.

Uma Biblioteca Brasiliana é uma coleção que reúne livros sobre o Brasil, escritos por autores brasileiros e estrangeiros, impressos dentro e fora de nossas fronteiras. O casal sempre teve a intenção de doar a coleção brasiliana da biblioteca, reunida ao longo de mais de 80 anos, à Universidade de São Paulo com o compromisso de colocar esse legado a serviço das futuras gerações. Falecido em 2010, aos 95 anos de idade, legou para universidade um conjunto de obras que abrangem muitas áreas dos estudos brasileiros, como literatura, história, relatos de viagens, livros científicos e didáticos, folhetos e documentos e impressos e manuscritos, que totaliza aproximadamente 32.200 títulos reunidos em cerca de 60 mil volumes, sendo vários deles muito raros e por esse motivo a BBM não é biblioteca circulante. A consulta ocorre exclusivamente na sala de leitura Rubens Borba de Morais (ambiente monitorado e controlado), portanto o usuário deste espaço geralmente são pesquisadores especializados ou alunos da pós-graduação, e os da graduação aparecem com menos frequência.

Os livros estão acondicionados em 3 andares que podem ser vistos a partir do térreo, se armazenam em estantes de metal, sem portas e todas instaladas no interior dos anéis, com vários critérios de segurança para o acesso, controle de umidade, sistema de sprinkler pré action, detecção e monitoramento por câmeras e sensores. A BBM possui uma reserva técnica com área suficiente para armazenar mais de 90.000 volumes. Além de abrigar os acervos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil, o novo edifício será a nova sede das operações do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (Sibi), responsável pelo gerenciamento das 70 bibliotecas da universidade. O edifício abrigará uma moderna sala de exposições e também um anfiteatro multimídia. A Brasiliana disponibilizou recentemente 3 mil livros para download. O projeto de digitalização da Brasiliana Mindlin contou com apoio da FAPESP que colaborou para a definição da plataforma que faz a digitalização de livros raros e também contou com o apoio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A biblioteca já abriga diversos grupos de pesquisa e tem se destacado como um centro de investigação na área das humanidades digitais, sua dimensão virtual perpetra seu nome como pioneiro na política de digitalização e democratização de acervos culturais, harmonizando a preservação de obras delicadas ao acesso universal e a riqueza cultural nelas contidas.

Para mais informações, acesse o site: https://www.bbm.usp.br/pt-br/

11108360 965211266875064 2887191133667164176 N

18556288 1557713397624845 1042455700362673505 N