Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo

Museu de Anatomia Humana

O Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero (MAH), localizado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), abriga um acervo de cerca de 220 peças anatômicas dos diversos sistemas do corpo humano: nervoso, central, periférico, muscular, esquelético, articular, circulatório, respiratório, digestório e urogenital. O local conta ainda com o espaço Cápsula Bovero, que reproduz parte do escritório do anatomista, incluindo uma das mesas de mármore que Bovero utilizava em suas aulas e dissecções. O visitante também pode conferir uma série de técnicas especiais de conservação, fetos e anomalias.

Alfonso Bovero mudou-se para o Brasil em 1914, para integrar o corpo docente da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O acervo começou a receber visitantes a partir de 1960 na FMUSP e em 1997 foi transferido para o ICB. Em 2014, o museu foi fechado para uma reforma completa, sendo reinaugurado em 2017, com projeto visual desenvolvido por alunos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

O museu recebe entre 25 mil e 30 mil visitantes por ano. O espaço conta com uma sala extra com peças anatômicas artificiais para que os professores de escolas visitantes possam trabalhar os conceitos da anatomia com os seus alunos. Nessa sala, também já foram realizadas palestras, sessões de desenho e diversas outras atividades como a exposição “Canteiros e Matrizes – Uma catedral interior”, da artista plástica Paula Gabbai, composta por esculturas e desenhos relacionados ao corpo humano.

Outro destaque do MAH é a sua biblioteca, que conta com obras originais raras, como os livros “De Humani Corporis Fabrica”, escrito por Adreas Versalius em 1543, e “Opera Omnia”, escrito por Regnier de Graaf em 1678. Por conta da deterioração, as obras não estão expostas ao público, disponíveis apenas para pesquisas específicas.

Facebook: Museu de Anatomia Humana “Prof. Alfonso Bovero”

Instagram: Museu de Anatomia Humana da USP

Para mais informações, acesse o site: https://museu.icb.usp.br/

Mah2 Whatsapp Image 2021 06 16 At 20.31.44 Whatsapp Image 2021 06 16 At 20.31.44 (1)