Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo

Museu de Arqueologia e Etnologia

O Museu de Arqueologia e Etnologia é um museu universitário que tem sob a sua guarda um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. Seus professores e alunos desenvolvem pesquisas de ponta nestas duas áreas e também em Museologia. Os acervos do MAE são representativos do Brasil Indígena (do período pré-colonial às sociedades contemporâneas), da América pré-conquista, das influências Africanas e Afro-Brasileiras e da Antiguidade Clássica Mediterrânica e do Oriente Médio. Essas coleções arqueológicas e etnológicas permitem o tratamento de questões que transitam entre as explicações universais relativas à condição humana e os enfoques singulares sobre os indivíduos e as sociedades referentes às formas de subsistência, de celebração e de expressão artística.
A Ação Educativa desenvolve uma série de atividades ao longo de mais de duas décadas, sendo uma referência na área da educação em museus. São oferecidas visitas orientadas e oficinas temáticas, mediante agendamento prévio nas exposições. No mês de março foi inaugurada a mostra Pelos Caminhos da Cidade de Pedra: Trinta Anos de Pesquisa Arqueológica, ao mesmo tempo, em que apresenta uma síntese do conhecimento produzido sobre os povoamentos pré-históricos na região de Rondonópolis (MT), também retoma e apresenta aspectos da história da própria pesquisa. No mês de agosto foi inaugurada outra exposição, no prédio da Reitoria, chamada MAE/USP e a Amazônia: alguns olhares da Arqueologia que aborda a história da região amazônica surpreendente em sua diversidade de culturas. É apresentada uma rica coleção de peças arqueológicas da região. Para o atendimento do Giro Cultural o Museu preparou uma visita especial em cada uma dessas exposições. Para saber mais sobre os outros projetos educativos do Museu como Formação de Professores para o empréstimo de materiais didáticos, Oficina da Memória com o Público da Terceira Idade, Oficinas de Férias, Projeto Girassol com crianças da comunidade São Remo, trabalho com o público com deficiência visual entre muitas outras ações entre em contato com o Educativo.

Facebook: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Instagram: MAE USP

Para mais informações, acesse o site: http://mae.usp.br/

Mae 1