
Os trabalhos inscritos nesta edição do Programa Nascente abarcaram diferentes modalidades da categoria de design: projeto editorial, identidade visual e aplicações, design de produto, web design e mobiliário urbano. Em certos casos, apontam para conjunção de mais de uma subcategoria, como no caso do design de produto-serviço, entremeando no projeto aspectos tangíveis do suporte físico e intangíveis do planejamento das ações e interações humanas. Em outros, apresentam ricas conexões para além de seus limites, perpassando para o domínio das artes visuais. Os finalistas destacaram-se pelo valor de um pensamento de projeto orientado pela sensibilização a um contexto e pela emergência de uma proposta com linguagem impactante e com alto grau de adequação.
Os trabalhos finalistas foram selecionados buscando-se destacar tanto a qualidade do processo, quanto a do resultado. Na avaliação também foram reconhecidos aqueles que permitissem exibir um panorama mais amplo da produção discente, desde peças produzidas para disciplinas introdutórias de graduação, até trabalhos de conclusão de curso, ou aqueles desenvolvidos por necessidades intrínsecas do autor de materializar suas ideias. Este rol de trabalhos revela a criatividade latente de alunos expressa por variados meios e permite identificar condições para sua aplicação imediata, ou convida a imaginar possíveis outros desdobramentos.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Design
Subcategoria: Identidade visual e aplicações
Contextualizado no entorno da Praça da Sé, o projeto parte de uma pesquisa de campo onde se evidencia uma série de problemas sociais, entre os quais se destacam o crescente número de pessoas sem moradia, o excesso de lixo nas ruas e o alto índice de criminalidade. A Eco Oca idealiza um sistema-intervenção no centro da cidade com oficinas profissionalizantes acessíveis que visam estimular a produção de peças gráficas e produtos a partir de material de reuso e reciclado.
Essas oficinas, além de aumentar o período de permanência das pessoas na região, abririam a oportunidade para que tanto as pessoas que frequentam a Sé quanto as pessoas em situação de rua pudessem desenvolver suas habilidades manuais e criativas enquanto geram uma renda extra com os produtos feitos a partir do material reciclado. Com o objetivo de criar uma identidade visual coerente com a proposta de design de serviço do projeto, apresentamos a seguir uma amostra do material gráfico da Eco Oca.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Subcategoria: Projeto editorial
O livro ilustrado Rio Vermelho, podemos passar? conta a história do bairro paulistano do Ipiranga, e surgiu do seu processo de reconhecimento e pesquisa. O bairro carrega em si não apenas as edificações e o traçado viário que ilustram sua ocupação e seus conflitos, mas também espacializa o imaginário nacional brasileiro construído em torno da Independência.
A principal intenção do livro é tornar essa história e reflexões atraentes ao público infantil. Uma vez que o Museu do Ipiranga está fechado para a visitação, a construção de uma memória afetiva com o local é dificultada, apesar do grande número de famílias frequentadoras do parque. Assim, é esperado levar o conteúdo do museu para o Parque da Independência, de forma que as crianças desenvolvam consciência histórica e explorem o patrimônio material e imaterial do local, ao mesmo tempo em que se divertem.
Foram feitas adequações na linguagem, aliada a uma tipografia não serifada, tornando o livro acessível para o público infantil. A escolha pela cor vermelha, usada no título e nas ilustrações, recupera a palavra y’piranga, do tupi, Rio Vermelho.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Design
Subcategoria: Design de produto
O Descartômetro é uma plataforma de redução e conscientização do descarte de resíduos, desenvolvida para as disciplinas AUP2412 – Interfaces Digitais e PCS2390 – Projeto e Engenharia de Produto, orientadas respectivamente pelos professores Daniela Hanns e Ricardo Nakamura. Com enfoque empresarial, disponibiliza dados de descarte e rankings de estabelecimentos e/ou empresas, através da plataforma e de mídia indoor. Além do foco empresarial, a plataforma tem um viés educativo que atinge o público geral, oferecendo notícias, vídeos e tutoriais focados em sustentabilidade, e também um mapeamento de ecopontos, cooperativas e PEV’s, a fim de incentivar e facilitar a destinação de resíduos domésticos.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Design
Subcategoria: Design de produto
Nexus – do latim conexão, vínculo – é um carrinho de rolimã que traz consigo a nostalgia pelas brincadeiras antigas ao ar livre e busca reforçar o elo entre duas gerações: pais e filhos.
Para fortalecer essa relação, o carrinho foi pensado e projetado para uso conjunto desde o início, começando a brincadeira já na montagem do produto, que vem com as peças soltas, estimulando a interação da família. A prancha, em compensado naval, pode ainda receber uma pintura personalizada, criando um rolimã único.
Com tamanho e resistência suficiente para transportar até duas pessoas, o Nexus pode divertir tanto os adultos quanto seus pequenos ao mesmo tempo, em uma brincadeira saudável em família.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Subcategoria: Projeto editorial
5INTO é um livro de poemas que o tema geral são os sentidos, os sentimentos, e a forma como eles se relacionam e podem ser apreendidos. O conteúdo do texto foi concebido junto do seu projeto gráfico sendo que no próprio título do livro está sugerida uma sensibilidade alternativa no uso do número 5 como uma letra S maiúscula.
Os poemas, em sua maioria, foram divulgados no site 5into.tumblr.com e já experimentavam as sinestesias próprias da poesia quando ela relaciona a sua visualidade ao seu significado verbal, a exemplo e inspiração da poesia concreta. Essa origem virtual dos poemas aparece em vários aspectos do livro como na capa e contracapa de imagens distorcidas e no miolo em que cada um dos três capítulos (Dentro, Entre e Fora) é impresso em uma cor primária das telas digitais (Azul, Vermelho e Verde).
A disposição não convencional do bloco de texto nas páginas propõe uma percepção diferente para cada poema, explorando camadas de leitura internas e externas às palavras. Através desses e outros recursos gráficos é um livro que experimenta as interferências mútuas entre a palavra e a forma, entre o digital e o analógico como meios expressivos.
Parte dessa coletânea de poemas foi finalista com menção honrosa na categoria de Texto no Programa Nascente 2017.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Design
Subcategoria: Projeto editorial
Maria, Vá com as Outras! É uma revista de caráter experimental, originalmente produzida para a matéria Design Editorial da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o intuito de ser uma zine futuramente distribuída de forma gratuita nos metrôs de São Paulo. Tratando da temática do feminismo, se inspirando na estética de designers dos anos 80, a revista traz ousadia, ilustrações e conteúdo empoderador para o público feminino em geral.
Unidade de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Curso: Arquitetura e Urbanismo, Design
Subcategoria: Design de produto
É possível dobrar a madeira?
Partindo dessa questão, o objetivo do projeto foi explorar novas possibilidades de uso da madeira na produção de objetos.
O processo de design começou a partir de dois conceitos principais. O primeiro usando a madeira estruturalmente evitando qualquer decoração desnecessária. Em segundo lugar, a ideia de uma tecelagem tradicional de trama de cestaria lembrando as culturas tradicionais de artesanato. Queríamos que o assento fosse, em sua estrutura, a interação formal da própria madeira.
Foi utilizada madeira compensada flexível e rígida com conexões de parafuso. A parte curva é feita de três camadas de compensado flexível unido com cola, enquanto aquele rígido foi usado para conferir estabilidade na curva.
Unidade de ensino: Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Curso: Artes Visuais
Subcategoria: Projeto editorial
Em Turim, no dia 3 de janeiro de 1889, Friedrich Nietzsche atravessa a porta do número 6, Via Carlo Alberto: com essa narração começa O cavalo de Turim, filme do húngaro Béla Tarr. Segundo ela, ao presenciar o brutal castigo a chicote de um cavalo pelo seu cocheiro, Nietzsche lança-se sobre o pescoço do animal, soluçando. O autor viveria então os últimos dez anos da sua vida em um estado de silêncio e demência, depois de balbuciar as palavras Mutter, ich bin dumm [Mãe, eu sou idiota]; suas últimas.
suplício. parte desse episódio para reunir citações da literatura e filosofia, junto de imagens que descrevem mortes de cavalos e castigos que transitam entre a frustração, vingança, comoção e o fetiche. A publicação é impressa em serigrafia, em papéis de diferentes opacidades.