
Foram selecionadas 07 obras para a Mostra Nascente de Música Popular, que será realizada no dia 28 de Setembro às 16h no Auditório Istvan Jancsó da Biblioteca Brasiliana da USP.
Catherine de Santana Silva
Unidade: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Categoria: arranjo
Trabalho: Canção do Sal/ Cais
Este trabalho visa fazer uma homenagem/ releitura da parceria Milton Nascimento e Elis Regina, por meio da obra Canção do Sal. “Cais” – outra obra composta por Milton e eternizada na voz de Elis – nessa versão, é apresentada na introdução e na conclusão do arranjo, funcionando como uma “moldura instrumental”, valorizando a formação do grupo, por meio da adição do oboé ao trio “clássico” piano-baixo-bateria, propondo uma experiência sonora intimista e particular.
Vânia Cibele Ornelas de Oliveira
Unidade: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Categoria: Intérprete Vocal
Trabalho: Chovendo na Roseira
Interpretação solo da canção Chovendo na Roseira de Jobim. Voz e contrabaixo executadas pela mesma intérprete.
Gustavo Santhiago Costa Pinto
Unidade: Escola de Comunicação e Arte
Curso: Música
Categoria: composição
Trabalho: Das Estrelas
Essa é uma peça instrumental, na qual procuro explorar grande variação dinâmica e timbrística sem perder o sentido musical de começo-meio-fim. Estão presentes sessões experimentais e melódicas, simples e complexas, escritas e improvisadas, acústicas e eletroacústicas, todas amalgamadas no fluxo musical. O título vem das sensações que a musica passa, mistério, violência, serenidade, grandiosidade e beleza, características presentes nas estrelas, que parecem misteriosas e pacatas ao longe, mas de perto vemos grande poder, majestosas em suas reações nucleares!
Rommel Barbosa Monteiro
Unidade: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Categoria: instrumental
Trabalho: Lamento Sertanejo, Sanfona Sentida e Mourão.
Este trabalho tem como proposta retomar canções tradicionais do repertório nordestino com uma formação diferenciada. Misturando elementos de ritmos como maracatu, xote, coco e xaxado com o tradicional baião. Nesta interpretação foram utilizados instrumentos não convencionais para este tipo de música como o vibrafone, escaleta e violino além dos tradicionais instrumentos de percussão brasileira. Assim como tradicionalmente as canções do estilo “forró” são executadas em formato de “pout-pourri”, ou seja duas ou mais canções tocadas em sequencia sem interrupções, neste trabalho foram escolhidas três obras tradicionais de estética nordestina: Lamento Sertanejo (Dominguinhos), Sanfona Sentida (Dominguinhos) e Mourão (César Guerra-Peixe).
Luciana Fernandes Rosa
Unidade: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Categoria: composição
Trabalho: Sem Saída
Samba composto em duas partes e arranjado para formação instrumental com Flauta Transversal, Sax Tenor, Trombone, Piano e Bateria
Mathilde Tania Fillat
Unidade: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Categoria: instrumental
Trabalho: Uma interpretação de Desvairada de Garoto
Este trabalho se insere dentro de uma pesquisa sobre o violino na música popular brasileira. Esta música é uma proposta de interpretação da valsa de Garoto que usa diferentes recursos para a execução do tema, acompanhamento e improvisação.