
O Nascente USP conta com uma Comissão Julgadora para cada uma das sete categorias artísticas, a qual é composta por três membros. Dentre estes, dois são docentes da Universidade de São Paulo de reconhecida competência na área e um é especialista desse campo de atividade externo à Universidade de São Paulo, indicados pela Comissão Executiva e Acadêmica. Para a avaliação dos trabalhos, serão realizadas, no mínimo, duas reuniões deliberativas, após as quais os membros das Comissões Julgadoras emitirão um parecer a respeito dos critérios de julgamento e impressões gerais sobre o conjunto das obras avaliadas.
Artista-pesquisador, crítico e professor de teatro. É mestre em Artes da Cena, especialista em Direção Teatral e bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde lecionou entre 2016 e 2019. Criou a plataforma ruína acesa em 2017, onde publica regularmente textos sobre teatro. Ministra oficinas de crítica junto a instituições como a SP Escola de Teatro e unidades do Sesc São Paulo. Também escreveu para a Folha de S. Paulo e festivais como o MIRADA e a MITsp. Membro da seção brasileira da IACT/AICT (Associação Internacional de Críticos de Teatro). Acredita que a crítica é poética e deslocamento; provocadora cúmplice da obra e convite ao teatro.
Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Como pesquisador, participa do Centro de Documentação Teatral e do Laboratório de Práticas Performativas da ECA-USP. Líder da linha Estudos da performance e processos de subjetivação do Grupo de Pesquisa Alteridade, subjetividades, estudos de gênero e performances nas Comunicações e Artes (AlterGen). É jurado do Prêmio Shell de Teatro, do Prêmio BIbi Ferreira e da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2019, foi professor visitante do Hemispheric Institute of Performance and Politics da Universidade de Nova York. Foi diretor do Teatro da USP (TUSP), de 2010 a 2018 e coordenador de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Realiza pesquisas sobre a produção cultural nas Américas e no Oriente Médio. Trabalha também com questões relacionadas a gênero e sexualidade nas artes cênicas.
É professora Livre Docente, pesquisadora de dança moderna e composição coreográfica na Universidade de São Paulo, onde dirige o grupo de pesquisas cênicas LAPETT. Aluna convidada por Susanne Linke para estudar na Folkwang Hochschule – Alemanha (1985), na época dirigida por Pina Bausch. Na Alemanha atuou como bailarina e coreógrafa durante 19 anos (1985-2004). Pereira inclui ainda na sua trajetória profissional criações com diferentes artistas, publicações diversificadas na área de dança, e é artista colaboradora no Núcleo Dédalos -Piracicaba/SP, desde 2010.
É historiadora da arte, curadora, professora livre-docente e atual diretora do MAC USP. Foi coordenadora editorial e assistente de curadoria da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008.
Professor associado do Departamento de Artes Visuais da ECA USP, possui graduação em arquitetura e urbanismo pela FAU USP (1979), mestrado em artes pelo Pratt Institute, New York (1984), doutorado em Teoria da Arte pela- Universität der Künste Berlin (2000) e livre-docência pela ECA USP (2006). Foi professor visitante no Instituto de Arte, Design e Marketing, Lisboa (2004 e 2005), na University of the Arts, Filadélfia (2007/8) e na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (2021/22). Suas pesquisas artísticas tratam de estruturas geométricas, recortes paisagísticos urbanos e/ou naturais, colagem, a palavra na visibilidade contemporânea, o estudo e a prática da pintura de formato circular (tondo) e j foram apresentadas em inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Lidera, desde 2004, o Grupo de Pesquisa “Palavra e Imagem: a incorporação de códigos da escrita nas artes visuais”.
Artista visual, Doutor em Comunicação pela ECA-USP e Pós-Doutor em Multimeios pelo IA/UNICAMP, é Professor da Fatec-Itaquaquecetuba/SP e autor do livro Carnaúba de Pedra (Hagrado, 2021), entre outros. Com mais de 20 anos de carreira artística, ganhou o Prêmio Funarte Respirarte na categoria Artes Visuais 2020 e fez exposição no SESC-SP, na Caixa Cultural SP, na Funarte e na Casa da USP. [wiltongarcia.com.br]
É doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Artes e bacharel em Cinema, pela Universidade de São Paulo. Está em fase de pós-doutoramento no Instituto de Artes da UNESP. Com pesquisas focadas em roteiros audiovisuais, idealizou e tem realizado os Seminários Histórias de Roteiristas. Professora na área do audiovisual há trinta anos, com publicações de livros, artigos e contribuindo como avaliadora de artigos científicos para publicações nacionais e internacionais. Tem participado de eventos acadêmicos, artísticos e/ou profissionais, com apresentação de trabalhos, ministrando palestras, workshops e/ou jurado.
Professor Associado da Universidade de São Paulo, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (CTR), desde 1997. Foi Vice-chefe (2008-2010) e Chefe (2010-2013) do CTR e, atualmente, é o Coordenador do Curso Superior do Audiovisual / USP, sendo responsável por disciplinas nas áreas de direção e linguagem audiovisual. Pesquisador nas áreas de Audiovisual (cinema, TV e vídeo) e Comunicação Ambiental. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa LabArteMidia Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, do Departamento de Cinema, Rádio e TV, CTR-ECA/USP.
Professora Livre Docente do CTR da ECA/USP, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Integra a graduação e a pós-graduação, orientando projetos relacionados ao documentário e cinema expandido, notadamente poéticas ao vivo. Dirigiu documentários e ensaios experimentais, conquistando prêmios nacionais e internacionais. Coordenou a coleção de livros do CINUSP lançando onze volumes, dos quais organizou Harun Farocki: Programando o visível (2017) com Jane Almeida e Priscila Arantes e Machinima com Janaína Patrocínio. Organizou pela Iluminuras Cinemas Transversais (2016). Em 2020 lançou Audiovisual ao vivo. Tendências e Conceitos, com Marcus Bastos. Atualmente pesquisa poéticas experimentais e ao vivo e coordena o Núcleo Criativo Formigueiro, que desenvolve projetos de documentários sobre o trabalho e a mulher.
É publicitário, formado pela Escola de Comunicações Artes (ECA-USP). Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM-USP. Professor de Linguagem Publicitária no curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade de São Paulo e nos cursos de especialização Cultura Material e Consumo, Negócios e Estética da Moda, Marketing e Comunicação Digital. Autor dos livros De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade (2021), Semiopublicidade: inovação no ensino (2018) e Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária (2012). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante Sudeste na Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Um dos sócios-fundadores da Casa Semio.
Graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie (1976), com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1985) e doutorado (1998) e livre-docência (2018) pela FAU-USP, onde leciona desde 1989. Entre 2005 e 2015 idealizou (com Robinson Salata) e coordenou o curso de especialização em Design para Movelaria junto ao Senac-SP. Em 2009 e 2011 coordenou a comissão julgadora do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Seus projetos de luminárias com Fabio Falanghe foram premiados pelo MCB (1988, 1995, 2002 e 2013), indicados para o German Design Award (2013) e receberam o Good Design Award do The Chicago Athenaeum (2011).
Professor Doutor do Departamento de Projeto (AUP) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Graduado em Arquitetura e Urbanismo, com doutorado em na área de Design, também pela FAUUSP. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. Coordenador da pesquisa ‘Infovis para Saúde Pública: Sistematização do Design de Visualizações para Monitoramento e Avaliação’ financiada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Membro da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI).
É Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da ECA – USP (2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da ECA-USP (2010-), nos campos de análise, percepção musical e piano em formações da câmara. É vice-coordenadora da Comissão de Pós-Graduação em Música (2013-2017, 2021-), foi coordenadora e atualmente é vice-coordenadora da CoC de Graduação do CMU (2009-10, 2015-), e é representantes titular dos Professores Associados junto ao Conselho do Departamento de Música (2021-) e à Congregação da ECA-USP (2021-). É coordenadora do Grupo de Pesquisa “TRAMA: Teoria e Análise Musical”, vo ltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (ECA e CNPq, 2015-), é fundadora e co-coordenadora do Laboratório Didático PAM, de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-), co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019), e membro coordenador, em instâncias diversas, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, 2021-).
Graduou-se em música na Universidade de São Paulo e especializou-se na interpretação da música antiga (flauta doce e clarinetes históricos) no Conservatório Real de Haia, Holanda. Sua pesquisa acadêmica, desde o doutorado, envolve o repertório do séc. XVIII pela perspectiva poético-retórica. É professora associada do Departamento de Música da ECA-USP e diretora artística da orquestra barroca Eos – Música Antiga USP.
Iniciou seus estudos de canto no Conservatório Renato Frateschi Uberaba, em São Paulo, foi aluno do Conservatório Souza Lima. Graduou-se em Canto Lírico pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FAAM, tendo como seus formadores Carmo Barbosa (canto), Horacio Gouveia (correpetição), e Abel Rocha (estúdio Opera). Realizou atividades de canto em Milão, Itália com o Mestre Vincenzo Mano. Cantou no Festival de Música Schleswig-Holstein Musik Festival – Alemanha, em repertório coralístico Missa em Dó Menor de R. Schumann, Requiem Fauré, As Estações de J.Haydn e Carmina Burana Carl Orff.
É professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música USP e coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia. Atua como compositor e performer com trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora. É pesquisador do CNPq e dirige o selo fonográfico Berro.
Bacharel em regência com especialização em metodologias do ensino superior, atua frente a coros e orquestras há 44 anos, como o CoralUSP, Coros da EMM/SP, Coral Paulistano do Theatro Municipal/SP, Programa GURI Sta Marcelina/SP e Projeto Canto em Movimento – SESC/SP entre outros, assumindo desde 2015 a direção artística e regência do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba/PR. Algumas das obras e espetáculos que dirigiu: • Postais Paulistanos / Villani -Côrtes • ZAP – o resumo da ópera / Marcelo Tas • LabORAtorio / Flo Menezes • Angels / Jens Winther
Professor, compositor, performer e saxofonista ligado ao Departamento de Música da ECA/USP onde atua desde 2002 na graduação e na pós-graduação. Possui vasta produção bibliográfica sobre improvisação publicada em revistas, anais de congresso e livros. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante (http://www.orquestraerrante.eca.usp.br/). A Orquestra que se dedica à criação coletiva e à improvisação livre, é coordenada pelo prof. Costa, e é constituída por alunos da graduação e da pós-graduação da USP.
É professora Titular da USP-FFLCH. Doutorada em Linguística (UNICAMP) e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP). Estudiosa da cultura chinesa (Pesquisadora CNPq).
É doutora em Literatura pela USP. Publicou os romances Desnorteio (Prêmio São Paulo de Literatura), Um dia toparei comigo (finalista Prêmio São Paulo de Literatura), No corredor dos cobogós (Melhor Livro Jovem, Escritora Revelação – FNLIJ) e Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista (Editora Reformatório, 2022).
É doutor em Ciências da Comunicação e em Letras pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisador da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP, publicou Garranchos: Textos inéditos de Graciliano Ramos (Record, 2012), Graciliano e a Cultura Política: Mediação editorial e construção do sentido (Edusp, 2016) e Graciliano na Terra de Camões (Ateliê Editorial e Nankin, 2021).