O Nascente USP conta com uma Comissão Julgadora para cada uma das sete categorias artísticas, a qual é composta por três membros. Dentre estes, dois são docentes da Universidade de São Paulo de reconhecida competência na área e um é especialista desse campo de atividade externo à Universidade de São Paulo, indicados pela Comissão Executiva e Acadêmica. Para a avaliação dos trabalhos, serão realizadas, no mínimo, duas reuniões deliberativas, após as quais os membros das Comissões Julgadoras emitirão um parecer a respeito dos critérios de julgamento e impressões gerais sobre o conjunto das obras avaliadas.
AMILTON DE AZEVEDO
Jurado de Artes Cênicas
Artista-pesquisador, crítico e professor de teatro. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP, desenvolvendo pesquisa em torno da crítica teatral contemporânea no Brasil. É mestre em Artes da Cena, especialista em Direção Teatral e bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde lecionou entre 2016 e 2019. Criou a plataforma ruína acesa em 2017, onde publica regularmente textos sobre teatro. Ministra oficinas de crítica junto a instituições como a SP Escola de Teatro e unidades do Sesc São Paulo. Escreveu para a Folha de S. Paulo e colabora em festivais como o MIRADA e a MITsp. Membro da seção brasileira da IATC/AICT (Associação Internacional de Críticos de Teatro).
FERDINANDO MARTINS
Jurado de Artes Cênicas
Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Como pesquisador, participa do Centro de Documentação Teatral e do Laboratório de Práticas Performativas da ECA-USP. Líder da linha Estudos da performance e processos de subjetivação do Grupo de Pesquisa Alteridade, subjetividades, estudos de gênero e performances nas Comunicações e Artes (AlterGen). É jurado do Prêmio Shell de Teatro, do Prêmio BIbi Ferreira e da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2019, foi professor visitante do Hemispheric Institute of Performance and Politics da Universidade de Nova York. Foi diretor do Teatro da USP (TUSP), de 2010 a 2018 e coordenador de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Realiza pesquisas sobre a produção cultural nas Américas e no Oriente Médio. Trabalha também com questões relacionadas a gênero e sexualidade nas artes cênicas.
SAYONARA PEREIRA
Jurada de Artes Cênicas
Professora Doutora – Livre Docente, pesquisadora de dança moderna e composição coreográfica na ECA-USP , onde dirige o grupo de pesquisa cênicas LAPETT (Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades) para quem já coreografou e dirigiu diferentes produções entre 2010-2023. Pós-doutora pela Freie Universität Berlin e pela UNICAMP, onde também concluiu o Doutorado. Atuou como bailarina e coreógrafa na Alemanha durante 19 anos (1985-2004). É Pedagoga em Dança pela Hochschule Für Musik und Tanz-Köln/Alemanha (2001). Aluna convidada pela coreógrafa Susanne Linke para estudar na Folkwang Hochschule-Essen – Alemanha (1985), na época dirigida por Pina Bausch. Inclui ainda na sua trajetória profissional criações com artistas da dança e de diversas áreas afins, e a autoria de várias publicações na área de dança. Além disso, é artista colaboradora do Terpsí Teatro de Dança/RS, desde 1995, Núcleo Dédalos de Piracicaba/SP, desde 2010, e Bando Cia. SP/RJ, desde 2021.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1980), Master of Arts pelo Royal College Of Arts (1984) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou diversas exposições de artes plásticas. Atualmente é professor doutor efetivo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo em São Carlos, Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Editorial da Revista Risco (São Carlos). Tem experiência docente na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas arte e cidade, identidade nacional e artes plásticas.
FÁBIO LOPES DE SOUZA SANTOS
Jurado de Artes Visuais
Professor associado do Departamento de Artes Visuais da ECA USP, possui graduação em arquitetura e urbanismo pela FAU USP (1979), mestrado em artes pelo Pratt Institute, New York (1984), doutorado em Teoria da Arte pela- Universität der Künste Berlin (2000) e livre-docência pela ECA USP (2006). Foi professor visitante no Instituto de Arte, Design e Marketing, Lisboa (2004 e 2005), na University of the Arts, Filadélfia (2007/8) e na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (2021/22). Suas pesquisas artísticas tratam de estruturas geométricas, recortes paisagísticos urbanos e/ou naturais, colagem, a palavra na visibilidade contemporânea, o estudo e a prática da pintura de formato circular (tondo) e j foram apresentadas em inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Lidera, desde 2004, o Grupo de Pesquisa “Palavra e Imagem: a incorporação de códigos da escrita nas artes visuais”.
GERALDO DIAS FILHO Jurado de Artes Visuais
Artista visual, Doutor em Comunicação pela USP e Pós-Doutor em Multimeios pela UNICAMP, é Professor da Fatec Itaquaquecetuba e autor do livro Carnaúba de Pedra (Hagrado, 2021), entre outros. Com mais de 20 anos de carreira artística, ganhou o Prêmio Funarte Respirarte na categoria Artes Visuais 2020 e fez exposição no SESC-SP, na Caixa Cultural SP, na Funarte, na Casa da USP e no Memorial da América Latina. [wiltongarcia.com.br]
WILTON GARCIA
Jurado de Artes Visuais
GLAUCIA DAVINO
Jurada de Audiovisual
Pós doutora no tema Artemídia e Cultura Audiovisual, pelo IA-UNESP. Doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Artes e Bacharel em Cinema, pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em Gestão e Políticas culturais, pela Universidad de Sevilha/Itaucultuarl. Idealizadora e responsável pelos Seminários Histórias de Roteiristas. Professora na área do audiovisual há trinta anos, com publicações de livros, artigos, como avaliadora de artigos científicos nacionais e internacionais e orientação de trabalhos teóricos e práticos em audiovisual, Iniciação Científica, TCCs e Dissertações.
LUIS ANGERAMI
Jurado de Audiovisual
Professor Associado da Universidade de São Paulo, atuando desde 1997 no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (CTR), sendo responsável por disciplinas nas áreas de direção e linguagem audiovisual. Foi Vice-chefe e Chefe do CTR (2008-2013) e Coordenador do Curso Superior do Audiovisual (2021-2023). Pesquisador nas áreas de Audiovisual (cinema, TV e vídeo) e Comunicação Ambiental. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa LabArteMidia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, vinculado ao CTR-ECA/USP.
PATRÍCIA MORAN
Jurada de Audiovisual
Professora Livre Docente do CTR da ECA/USP, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Integra a graduação e a pós-graduação, orientando projetos relacionados ao documentário e cinema expandido, notadamente poéticas ao vivo. Dirigiu documentários e ensaios experimentais, conquistando prêmios nacionais e internacionais. Coordenou a coleção de livros do CINUSP lançando onze volumes, dos quais organizou Harun Farocki: Programando o visível (2017) com Jane Almeida e Priscila Arantes e Machinima com Janaína Patrocínio. Organizou pela Iluminuras Cinemas Transversais (2016). Em 2020 lançou Audiovisual ao vivo. Tendências e Conceitos, com Marcus Bastos. Atualmente pesquisa poéticas experimentais e ao vivo e coordena o Núcleo Criativo Formigueiro, que desenvolve projetos de documentários sobre o trabalho e a mulher.
É publicitário, formado pela Escola de Comunicações Artes (ECA-USP). Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM-USP. Professor de Linguagem Publicitária no curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade de São Paulo e nos cursos de especialização Cultura Material e Consumo, Negócios e Estética da Moda, Marketing e Comunicação Digital. Autor dos livros De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade (2021), Semiopublicidade: inovação no ensino (2018) e Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária (2012). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante Sudeste na Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Um dos sócios-fundadores da Casa Semio.
BRUNO POMPEU
Jurado de Design
Graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie (1976), com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1985) e doutorado (1998) e livre-docência (2018) pela FAU-USP, onde leciona desde 1989. Entre 2005 e 2015 idealizou (com Robinson Salata) e coordenou o curso de especialização em Design para Movelaria junto ao Senac-SP. Em 2009 e 2011 coordenou a comissão julgadora do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Seus projetos de luminárias com Fabio Falanghe foram premiados pelo MCB (1988, 1995, 2002 e 2013), indicados para o German Design Award (2013) e receberam o Good Design Award do The Chicago Athenaeum (2011).
GIORGIO GIORGI JUNIOR
Jurado de Design
Professor Doutor do Departamento de Projeto (AUP) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Arquiteto e Designer. Coordenador do curso de Graduação em Design da FAUUSP. Membro dos Grupos de Pesquisa (CNPq) História, Teoria e Linguagens do Design e Design e Inovação em Saúde. Membro da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e dos Laboratórios de Pesquisa Design para a Saúde e Design Visual da FAUUSP (LabVisual).
LEANDRO VELLOSO
Jurado de Design
ADRIANA LOPES MOREIRA Jurada de Música Erudita
É Professora Associada no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP. Atua nos campos de análise musical, percepção musical, piano e música de câmara. Atualmente, é vice-coordenadora das Comissões de Pós-Graduação e de Graduação do Departamento de Música, coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA, co-coordenadora do Laboratório Didático de Percepção e Análise Musical, PAM, e co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM.
MÔNICA LUCAS
Jurada de Música Erudita
Graduou-se em música na Universidade de São Paulo e especializou-se na interpretação da música antiga (flauta doce e clarinetes históricos) no Conservatório Real de Haia, Holanda. Sua pesquisa acadêmica, desde o doutorado, envolve o repertório do séc. XVIII pela perspectiva poético-retórica. É professora associada do Departamento de Música da ECA-USP e diretora artística da orquestra barroca Eos – Música Antiga USP.
THIAGO NEVES
Jurado de Música Erudita
Estudou nos Conservatórios Renato Frateschi (Uberaba) e Souza Lima (SP). Graduou-se em Canto Lírico pela FAAM, tendo como seu formador Carmo Barbosa. Foi aluno de canto de Vincenzo Mano em Milão-IT. Cantou no Festival de Música Das Schleswig-Holstein Musik Festival-Alemanha, em repertório Missa em Dó Menor ( Schumann), Requiem (Fauré), As Estações (Haydn) e Carmina Burana (Carl Orff), ocasiões em que foram gravadas sob produção da NDR-DE. No Brasil foi mestre de Capela da Saint Johnś Parish, Episcopal Anglican Church, gravou pela Sony Music do Brasil o álbum BRAVOZ.
É professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música USP e coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia. Atua como compositor e performer com trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora. É pesquisador do CNPq e dirige o selo fonográfico Berro.
FERNANDO IAZZETTA Jurado de Música Popular
DJ, compositor e produtor musical. Com mais de 30 anos de carreira, Edi Rock é considerado uma lenda no RAP nacional. Cria da Zona Norte (SP), em meados dos anos 80 conhece KL Jay, com quem forma uma equipe de DJ’s realizando eventos na região. Em 88 funda o Racionais Mc’s, com Mano Brown, Ice Blue e KL Jay, considerado o maior grupo de Rap do Brasil. Em 99, Edi Rock produz e lança seu primeiro EP solo “Não Seja Mais Um Pilantra”. Em 2013, o álbum “Contra Nós Ninguém Será” chegou com mais de 30 participações e inovando a cena do RAP nacional.
EDI ROCK
Jurado de Música Popular
É professor colaborador sênior dos Departamentos de Música e Artes Cênicas da ECA-USP onde atua em composição e improvisação, na produção de dramaturgia sonora para teatro, como educador e formador de educadores musicais, na regência coral, na condução de processos em diversos formatos, e na criação de performances em torno das relações entre processo criativo, subjetividades e intersubjetividades, com grupos envolvendo músicos, atores, bailarinos e interlocutores de diversas áreas.
FÁBIO CARDOZO DE MELLO CINTRA
Jurado de Música Popular
Jean Pierre Chauvin Jurado de Texto
Jean Pierre Chauvin é professor livre-docente da ECA, onde pesquisa e leciona Cultura e Literatura Brasileira.
Leonardo Gandolfi
Jurado de Texto
Leonardo Gandolfi, poeta e professor de literatura portuguesa da Unifesp, publicou, entre outros, Robinson Crusoé e seus amigos (Editora 34, 2021, finalista do prêmio Jabuti de poesia).
Maria Clara Paixão
Jurada de Texto
É professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP. É coordenadora do projeto ‘M.A.P. – Mulheres na América Portuguesa: Mapeamento de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português a partir de métodos das Humanidades Digitais’, líder do grupo de pesquisas ‘Humanidades Digitais’, coordenadora do ‘LaViHD – Laboratório Virtual de Humanidades Digitais’, coordenadora do ‘Corpus Carolina’ e editora da revista ‘Filologia e Linguística Portuguesa’.