Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo

Clelgen Luiz Bonetti

Uma janela para o mundo

De repente uma revolução. Uma revolução invisível teve início em 2020. Algo invisível invade uma cidade distante, desconhecido, espalhando-se pelo mundo sorrateiramente e gerando um pânico generalizado.
Ninguém o conhece. É uma incógnita. Os líderes mundiais e os cientistas tentam entender o que está acontecendo e procuram uma solução. Opiniões divergentes se espalham e o pânico se generaliza.
Somos obrigados a parar nossas atividades e nos protegermos em “bunkers” nem sempre seguros.
Uma migração para uma fazenda bucólica no interior de São Paulo nos parece uma boa opção até que a poeira baixe e alguma solução concreta apareça.
Instalados em uma fazenda centenária com um cenário reconfortante pudemos observar através da janela uma paisagem de encher os olhos. Por que não fotografá-la?
A câmera sempre presente fez seu “click” e registrou aquele momento de beleza e serenidade através de uma moldura secular.

Perseguidos pela sombra

O sol nascendo no horizonte numa linda manhã em São Paulo. Com aquela luz amarelada, que é idolatrada pelos fotógrafos, gerando contrastes e sombras incríveis.
Um café da manhã maravilhoso com a melhor companhia no alto de um terraço observando a paisagem da “cidade de pedra”.
Trabalhadores com suas mochilas caminhando paralelamente à ferrovia em direção aos seus trabalhos na busca do sustento diário.
Sombras alongadas emanam de seus corpos numa perseguição sem fim, tornando-se inseparáveis dos indivíduos desde que haja uma luz geradora de vida.
Sombra e luz são inseparáveis, por que não aproveitar esse momento?
Com a câmera na mão aguardando o melhor instante para gerar uma imagem que tem muito a revelar.