Todas as atividades listadas abaixo ocorrerão no Campus Butantã.
Objetivos: Explorar a prática mental (imagética motora) como ferramenta pedagógica baseada em evidências científicas para apoiar a aprendizagem motora e cognitiva no ambiente escolar. A atividade será composta por uma palestra expositiva aprofundada, uma oficina prática com experimento vivencial, e finalizada com uma roda de conversa reflexiva sobre estratégias de implementação da prática mental nas escolas. O objetivo é capacitar os participantes a reconhecerem o potencial dessa técnica e aplicar seus princípios no cotidiano educacional.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Maria Elisa Piemonte | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário: 15/07 | Terça-feira: 11h00-12h00
Objetivos: Apresentar a pertinência do desenho como representação espacial e do desenvolvimento das noções de espaço e tempo na Educação Infantil de forma sistematizada, refletir sobre a formação de conceitos e o conceito de vivência com base na teoria histórico-cultural, e reconhecer o desenho como sistema de representação do espaço. Desta forma, espaço e tempo, elementos fundamentais para o conhecimento geográficos, são desenvolvidos desde a infância em uma rede conceitual ampliando e apoiando o pensamento espacial.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Paula Juliasz | Lattes
Local: A definir.
Período / Horário: 15/07 | Terça-feira: 11h00-12h00
Objetivos: De um modo geral as escolas brasileiras atravessam um período muito difícil. Escolas mal conservadas, poucos equipamentos de informática e de laboratórios de Ciências, baixos salários, agressão aos professores, etc. Nessa roda de conversa, queremos ouvir os professores e discutir a possibilidade de uma interação da escola básica com a universidade.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Mikiya Muramatsu| Lattes
Local: A definir.
Período / Horário: 15/07 | Terça-feira: 11h00-12h00
Objetivos: Ainda que as discussões a respeito das tecnologias digitais e suas repercussões escolares não seja nova, após a pandemia do vírus Sars-Cov2 elas ganharam maior centralidade na medida em que os tempos, espaços e relação pedagógica passaram a ser revisitados. Entende-se que esse quadro ocasionou um crescimento da utilização das tecnologias na atuação docente e no cotidiano escolar, de forma que se faz necessário pensar nas soluções docentes, na elaboração de atividades e cumprimento dos conteúdos programáticos em interação com os recursos digitais.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Patrícia Aparecida do Amparo| Lattes
Local: A definir.
Período / Horário: 15/07 | Terça-feira: 11h00-12h00
Objetivos: Discutir sobre como o tempo é ensinado nas escolas de Educação Infantil. O ponto de partida é fazer uma crítica de como a escola é estruturada atualmente, para refletir sobre a rotina escolar e o tempo do relógio, e como as crianças expressam suas necessidades dentro dessa estrutura. Após a primeira parte da apresentação, vamos pensar em possíveis soluções para trabalhar com negociações com as crianças para desenvolver um ambiente escolar em que a voz da criança seja ouvida.
Unidade: IQ-USP ou FFLCH-USP (a definir)
Docente: Bruna Rodrigues Saijo| Lattes
Local: A definir.
Período / Horário: 16/07 | Quarta-feira: 11h00-12h00